O conceito de modelo de negócio aplicado a uma instituição do sector social: o caso do banco alimentar contra a fome

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Revez, Inês Filipa Marinheiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/6229
Resumo: Qualquer organização, com ou sem fins lucrativos, para ser eficaz e eficiente, deve ter um modelo de negócio claro e robusto, com as componentes principais bem definidas, que sirva de orientação para a tomada de decisões e de base para a estruturação da sua configuração organizacional e do seu modo de funcionamento. O tema modelo de negócio social tem ganho importância nos últimos anos e vindo a ser alvo de estudos, devido à necessidade sentida pelas organizações sociais em ter um modelo de referência que enfatize a criação de valor social e não a criação de valor financeiro. O objectivo do presente trabalho é avaliar a possibilidade de aplicação do conceito de modelo de negócio a uma instituição social, mediante realização de um estudo de caso no Banco Alimentar Contra a Fome. Escolheu-se esta instituição pela sua notoriedade e prestígio, por se considerar que sendo uma instituição de sucesso seria interessante estudar o seu modelo de negócio e pelo papel dos Bancos Alimentares Contra a Fome no mundo paradoxal em que vivemos: um mundo que gera excedentes alimentares e onde, simultaneamente, existem pessoas com carências alimentares. Da análise realizada extraíram-se quatro conclusões principais: (1) é possível aplicar o conceito de modelo de negócio a uma instituição de carácter social, com as devidas adaptações às suas características particulares; (2) o Banco Alimentar Contra a Fome não é um negócio social; (3) a inovação é uma fonte de diferenciação, imprescindível ao sucesso, tal como nas organizações com fins lucrativos e (4) a transparência é um factor determinante para o estabelecimento de parcerias e a captação de apoios da comunidade.
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