Instrução, empenho e desempenho dos alunos em ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Leonor Rebelo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62315
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
id RCAP_49f408f3713f0d4174cf2b2b813a6ab6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62315
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Instrução, empenho e desempenho dos alunos em ciênciasInstruction, engagement and students’ achievement in scienceConstrutivismoDesempenhoEmpenhoInstrução centrada no alunoInstrução centrada no professorPISA 2015AchievementConstructivismEngagementInquiry-based instructionTeacher-directed instructionCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaO desempenho em Ciências constitui um fator muito importante para o percurso escolar. Este estudo pretendeu testar o impacto direto do tipo de instrução de professores de Ciências no desempenho dos seus alunos, bem como o impacto indireto através do empenho dos alunos. A amostra é constituída por 5116 alunos de escolas portuguesas, com idades compreendidas entre os 15 anos e os 3 meses e os 16 anos e os 2 meses. Os dados foram obtidos através do Programme for International Student Assessment (PISA) 2015. Foi utilizado um questionário de contexto do aluno e um teste de conhecimentos, como instrumentos para medir as variáveis de interesse. A análise multivariada de regressão revelou que a instrução centrada no professor surge positivamente associada ao desempenho e que a instrução centrada no aluno tem um efeito negativo no desempenho. Os resultados mostram também que o empenho académico, medido através de três indicadores, medeia totalmente a relação entre a instrução centrada no professor e o desempenho em Ciências. Dos três indicadores de empenho, a motivação para o desempenho e o gosto pelas Ciências estão positivamente associados ao desempenho e as atividades relacionadas com as Ciências estão negativamente associadas ao desempenho. Possíveis justificações são discutidas.Science achievement is a very important variable to students’ academic life. This study intended to test the direct impact of teachers’ type of instruction in science class on students’ achievement, as well as the indirect impact through students’ engagement. The study was composed by 5116 students from Portuguese schools with ages between 15 years and 3 months and 16 years and 2 months old. Data was obtained from the Programme for International Student Assessment (PISA) 2015. The student context questionnaire and the knowledge test were used as instruments to measure the variables of interest. The multiple linear regression analysis revealed that teacher-directed instruction is positively associated with student achievement and that inquiry-based instruction has a negative effect on student achievement. Results also indicate that student’s academic engagement, measured through three indicators, fully mediates the relationship between teacher-directed instruction and science achievement. Of the three indicators used to measure engagement, achievement motivation and enjoyment of science are positively associated with achievement and science activities are negatively associated with achievement. Possible explanations for these results are discussed.Lopes, João A.Oliveira, Célia Regina GomesUniversidade do MinhoPereira, Leonor Rebelo20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62315por202309835info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:33.670863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Instrução, empenho e desempenho dos alunos em ciências
Instruction, engagement and students’ achievement in science
title Instrução, empenho e desempenho dos alunos em ciências
spellingShingle Instrução, empenho e desempenho dos alunos em ciências
Pereira, Leonor Rebelo
Construtivismo
Desempenho
Empenho
Instrução centrada no aluno
Instrução centrada no professor
PISA 2015
Achievement
Constructivism
Engagement
Inquiry-based instruction
Teacher-directed instruction
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Instrução, empenho e desempenho dos alunos em ciências
title_full Instrução, empenho e desempenho dos alunos em ciências
title_fullStr Instrução, empenho e desempenho dos alunos em ciências
title_full_unstemmed Instrução, empenho e desempenho dos alunos em ciências
title_sort Instrução, empenho e desempenho dos alunos em ciências
author Pereira, Leonor Rebelo
author_facet Pereira, Leonor Rebelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, João A.
Oliveira, Célia Regina Gomes
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Leonor Rebelo
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo
Desempenho
Empenho
Instrução centrada no aluno
Instrução centrada no professor
PISA 2015
Achievement
Constructivism
Engagement
Inquiry-based instruction
Teacher-directed instruction
Ciências Sociais::Psicologia
topic Construtivismo
Desempenho
Empenho
Instrução centrada no aluno
Instrução centrada no professor
PISA 2015
Achievement
Constructivism
Engagement
Inquiry-based instruction
Teacher-directed instruction
Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62315
url http://hdl.handle.net/1822/62315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202309835
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132375889739776