Instrução, empenho e desempenho dos alunos em ciências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62315 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
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Instrução, empenho e desempenho dos alunos em ciênciasInstruction, engagement and students’ achievement in scienceConstrutivismoDesempenhoEmpenhoInstrução centrada no alunoInstrução centrada no professorPISA 2015AchievementConstructivismEngagementInquiry-based instructionTeacher-directed instructionCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em PsicologiaO desempenho em Ciências constitui um fator muito importante para o percurso escolar. Este estudo pretendeu testar o impacto direto do tipo de instrução de professores de Ciências no desempenho dos seus alunos, bem como o impacto indireto através do empenho dos alunos. A amostra é constituída por 5116 alunos de escolas portuguesas, com idades compreendidas entre os 15 anos e os 3 meses e os 16 anos e os 2 meses. Os dados foram obtidos através do Programme for International Student Assessment (PISA) 2015. Foi utilizado um questionário de contexto do aluno e um teste de conhecimentos, como instrumentos para medir as variáveis de interesse. A análise multivariada de regressão revelou que a instrução centrada no professor surge positivamente associada ao desempenho e que a instrução centrada no aluno tem um efeito negativo no desempenho. Os resultados mostram também que o empenho académico, medido através de três indicadores, medeia totalmente a relação entre a instrução centrada no professor e o desempenho em Ciências. Dos três indicadores de empenho, a motivação para o desempenho e o gosto pelas Ciências estão positivamente associados ao desempenho e as atividades relacionadas com as Ciências estão negativamente associadas ao desempenho. Possíveis justificações são discutidas.Science achievement is a very important variable to students’ academic life. This study intended to test the direct impact of teachers’ type of instruction in science class on students’ achievement, as well as the indirect impact through students’ engagement. The study was composed by 5116 students from Portuguese schools with ages between 15 years and 3 months and 16 years and 2 months old. Data was obtained from the Programme for International Student Assessment (PISA) 2015. The student context questionnaire and the knowledge test were used as instruments to measure the variables of interest. The multiple linear regression analysis revealed that teacher-directed instruction is positively associated with student achievement and that inquiry-based instruction has a negative effect on student achievement. Results also indicate that student’s academic engagement, measured through three indicators, fully mediates the relationship between teacher-directed instruction and science achievement. Of the three indicators used to measure engagement, achievement motivation and enjoyment of science are positively associated with achievement and science activities are negatively associated with achievement. Possible explanations for these results are discussed.Lopes, João A.Oliveira, Célia Regina GomesUniversidade do MinhoPereira, Leonor Rebelo20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62315por202309835info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62315Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:33.670863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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