Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8143 |
Resumo: | Resumo: Sabendo que a aprendizagem da leitura constitui uma das aprendizagens básicas fundamentais ao saudável início da vida académica de uma criança, e a dificuldade e consequente rejeição que algumas crianças experimentam, pensou-se, aproveitando as potencialidades do computador pessoal como suporte Lúdico-Didático, construir um software que, de modo lúdico, desenvolva competências consideradas fundamentais para a compreensão da linguagem escrita. Para que um programa desta natureza possa realmente ser didáctico foi necessário levar em conta os estudos acerca das dificuldades sentidas na aprendizagem da leitura, bem como das tarefas e jogos que desenvolvem competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, e depois imprimir um aspecto lúdico, estimulante e apelativo, sob a forma de um livro interativo. |
id |
RCAP_49f8df7a4c24d86e0668c1a072f331b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/8143 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem EscritaPrograma de Treino MultimédiaLivro interactivoConsciência FonológicaConhecimento das LetrasPrincípio AlfabéticoResumo: Sabendo que a aprendizagem da leitura constitui uma das aprendizagens básicas fundamentais ao saudável início da vida académica de uma criança, e a dificuldade e consequente rejeição que algumas crianças experimentam, pensou-se, aproveitando as potencialidades do computador pessoal como suporte Lúdico-Didático, construir um software que, de modo lúdico, desenvolva competências consideradas fundamentais para a compreensão da linguagem escrita. Para que um programa desta natureza possa realmente ser didáctico foi necessário levar em conta os estudos acerca das dificuldades sentidas na aprendizagem da leitura, bem como das tarefas e jogos que desenvolvem competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, e depois imprimir um aspecto lúdico, estimulante e apelativo, sob a forma de um livro interativo.Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro2013-01-30T22:04:29Z2013-01-302012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8143http://hdl.handle.net/10174/8143porMoreira, M.L. (2012). Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita. In Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro (117-130).ISBN: 978-989-97120-2-7mlrm@uevora.pt681Moreira, Maria de Lurdesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:32.432795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
title |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
spellingShingle |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita Moreira, Maria de Lurdes Programa de Treino Multimédia Livro interactivo Consciência Fonológica Conhecimento das Letras Princípio Alfabético |
title_short |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
title_full |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
title_fullStr |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
title_full_unstemmed |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
title_sort |
Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita |
author |
Moreira, Maria de Lurdes |
author_facet |
Moreira, Maria de Lurdes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Maria de Lurdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Treino Multimédia Livro interactivo Consciência Fonológica Conhecimento das Letras Princípio Alfabético |
topic |
Programa de Treino Multimédia Livro interactivo Consciência Fonológica Conhecimento das Letras Princípio Alfabético |
description |
Resumo: Sabendo que a aprendizagem da leitura constitui uma das aprendizagens básicas fundamentais ao saudável início da vida académica de uma criança, e a dificuldade e consequente rejeição que algumas crianças experimentam, pensou-se, aproveitando as potencialidades do computador pessoal como suporte Lúdico-Didático, construir um software que, de modo lúdico, desenvolva competências consideradas fundamentais para a compreensão da linguagem escrita. Para que um programa desta natureza possa realmente ser didáctico foi necessário levar em conta os estudos acerca das dificuldades sentidas na aprendizagem da leitura, bem como das tarefas e jogos que desenvolvem competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, e depois imprimir um aspecto lúdico, estimulante e apelativo, sob a forma de um livro interativo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2013-01-30T22:04:29Z 2013-01-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/8143 http://hdl.handle.net/10174/8143 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/8143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Moreira, M.L. (2012). Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita. In Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro (117-130). ISBN: 978-989-97120-2-7 mlrm@uevora.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro |
publisher.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136509233725440 |