Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria de Lurdes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8143
Resumo: Resumo: Sabendo que a aprendizagem da leitura constitui uma das aprendizagens básicas fundamentais ao saudável início da vida académica de uma criança, e a dificuldade e consequente rejeição que algumas crianças experimentam, pensou-se, aproveitando as potencialidades do computador pessoal como suporte Lúdico-Didático, construir um software que, de modo lúdico, desenvolva competências consideradas fundamentais para a compreensão da linguagem escrita. Para que um programa desta natureza possa realmente ser didáctico foi necessário levar em conta os estudos acerca das dificuldades sentidas na aprendizagem da leitura, bem como das tarefas e jogos que desenvolvem competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, e depois imprimir um aspecto lúdico, estimulante e apelativo, sob a forma de um livro interativo.
id RCAP_49f8df7a4c24d86e0668c1a072f331b0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem EscritaPrograma de Treino MultimédiaLivro interactivoConsciência FonológicaConhecimento das LetrasPrincípio AlfabéticoResumo: Sabendo que a aprendizagem da leitura constitui uma das aprendizagens básicas fundamentais ao saudável início da vida académica de uma criança, e a dificuldade e consequente rejeição que algumas crianças experimentam, pensou-se, aproveitando as potencialidades do computador pessoal como suporte Lúdico-Didático, construir um software que, de modo lúdico, desenvolva competências consideradas fundamentais para a compreensão da linguagem escrita. Para que um programa desta natureza possa realmente ser didáctico foi necessário levar em conta os estudos acerca das dificuldades sentidas na aprendizagem da leitura, bem como das tarefas e jogos que desenvolvem competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, e depois imprimir um aspecto lúdico, estimulante e apelativo, sob a forma de um livro interativo.Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro2013-01-30T22:04:29Z2013-01-302012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8143http://hdl.handle.net/10174/8143porMoreira, M.L. (2012). Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita. In Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro (117-130).ISBN: 978-989-97120-2-7mlrm@uevora.pt681Moreira, Maria de Lurdesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:32.432795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
title Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
spellingShingle Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
Moreira, Maria de Lurdes
Programa de Treino Multimédia
Livro interactivo
Consciência Fonológica
Conhecimento das Letras
Princípio Alfabético
title_short Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
title_full Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
title_fullStr Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
title_full_unstemmed Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
title_sort Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita
author Moreira, Maria de Lurdes
author_facet Moreira, Maria de Lurdes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Maria de Lurdes
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Treino Multimédia
Livro interactivo
Consciência Fonológica
Conhecimento das Letras
Princípio Alfabético
topic Programa de Treino Multimédia
Livro interactivo
Consciência Fonológica
Conhecimento das Letras
Princípio Alfabético
description Resumo: Sabendo que a aprendizagem da leitura constitui uma das aprendizagens básicas fundamentais ao saudável início da vida académica de uma criança, e a dificuldade e consequente rejeição que algumas crianças experimentam, pensou-se, aproveitando as potencialidades do computador pessoal como suporte Lúdico-Didático, construir um software que, de modo lúdico, desenvolva competências consideradas fundamentais para a compreensão da linguagem escrita. Para que um programa desta natureza possa realmente ser didáctico foi necessário levar em conta os estudos acerca das dificuldades sentidas na aprendizagem da leitura, bem como das tarefas e jogos que desenvolvem competências facilitadoras da aprendizagem da linguagem escrita, e depois imprimir um aspecto lúdico, estimulante e apelativo, sob a forma de um livro interativo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-30T22:04:29Z
2013-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8143
http://hdl.handle.net/10174/8143
url http://hdl.handle.net/10174/8143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira, M.L. (2012). Suporte Multimédia Lúdico-Didático e a Aquisição da Linguagem Escrita. In Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro (117-130).
ISBN: 978-989-97120-2-7
mlrm@uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro
publisher.none.fl_str_mv Aprendizagem Formal e Informal – AFI 2012 – Atas do Encontro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136509233725440