A arte e a natureza como ponto de partida para a experiência criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Eduarda Simão, 1973-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39776
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_4a0628238219e8cff2e5458ee9a03584
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/39776
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A arte e a natureza como ponto de partida para a experiência criativaDesenhoArteCultura visualCriatividadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada “A ARTE E A NATUREZA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A EXPERIÊNCIA CRIATIVA” consiste na sistematização do projeto pedagógico desenvolvido com alunos do 8º ano, do 3º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da disciplina de Educação Visual, no Externato da Luz em Lisboa. Este estudo surgiu e desenvolveu-se a partir da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa, e resulta da implementação de uma unidade didática que promoveu o desenvolvimento de um projeto artístico, com propostas pedagógicas diversificadas. A questão que permeou esta investigação-ação foi: Como um ensino de arte significativo, com a aprendizagem do desenho e o estudo dos movimentos artísticos, pode contribuir para a psicomotricidade e para o conhecimento estético do educando? A ação pedagógica teve como ponto de partida melhorar a expressão plástica, desenvolver a criatividade, o sentido crítico e a autonomia do aluno, assim como, o incremento da cultura visual, e criar nos alunos o interesse pelas Artes Visuais, pelo património nacional e internacional. Para uma prática consciente e informada, recorreu-se também a técnicas de agilização do pensamento criativo como o mapa mental e, um conjunto variado de experiências temáticas e técnicas, na promoção de uma atividade pedagógica rica, centrada no desenvolvimento do aluno. Pretendeu-se deste modo, motivar os alunos para uma prática regular do desenho e a descoberta de uma expressão gráfica e artística própria (individual). Nas diferentes fases do projeto, cada aluno desenvolveu o seu trabalho, com aplicação das técnicas e dos conteúdos lecionados que proporcionaram e contribuíram para encontrar novas ideias, resolver os problemas e impulsionar a criatividade. Observando-se um incremento na consciência estética e plástica dos educandos, bem como na sensibilidade às Artes Visuais e Património.The present Supervised Teaching Practice report “ART AND NATURE AS A STARTING POINT FOR THE CREATIVE EXPERIENCE” consists in systematizing the pedagogical project developed with 8th grade students, in the 3rd Cycle of Basic Education, within the scope of Visual Education, at the Externato da Luz in Lisbon. This study arose and developed from the Supervised Teaching Practice of the master’s in visual arts teaching at Universidade de Lisboa, and results from the implementation of a didactic unit that promoted the development of an artistic project, with diversified pedagogical proposals. The question that permeated this action research was: How can meaningful art teaching, with learning of drawing and the study of artistic movements, contribute to the psychomotricity and aesthetic knowledge of the student? The starting point of the pedagogical action was to improve the plastic expression, to develop the creativity, the critical sense and the autonomy of the student, as well as the increase of the visual culture, and to create in the students the interest for the Visual Arts, for the national and international heritage. For a conscious and informed practice, it was also used several techniques to expedite creative thinking such as the mind map, and a varied set of thematic and technical experiences, in the promotion of a rich pedagogical activity, focused on student development. The aim was to motivate the students to a regular practice of drawing and the discovery of their own graphic and artistic expression (individual). In the different phases of the project, each student developed their work, applying the techniques and contents taught that provided and contributed to find new ideas, solve problems and boost creativity. Increasing the students' aesthetic and plastic awareness, as well as their sensitivity to the Visual Arts and Heritage.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaRibeiro, Maria Eduarda Simão, 1973-2019-10-09T14:42:08Z20192019-03-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39776TID:202300145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39776Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:35.104091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A arte e a natureza como ponto de partida para a experiência criativa
title A arte e a natureza como ponto de partida para a experiência criativa
spellingShingle A arte e a natureza como ponto de partida para a experiência criativa
Ribeiro, Maria Eduarda Simão, 1973-
Desenho
Arte
Cultura visual
Criatividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A arte e a natureza como ponto de partida para a experiência criativa
title_full A arte e a natureza como ponto de partida para a experiência criativa
title_fullStr A arte e a natureza como ponto de partida para a experiência criativa
title_full_unstemmed A arte e a natureza como ponto de partida para a experiência criativa
title_sort A arte e a natureza como ponto de partida para a experiência criativa
author Ribeiro, Maria Eduarda Simão, 1973-
author_facet Ribeiro, Maria Eduarda Simão, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Eduarda Simão, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Arte
Cultura visual
Criatividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Desenho
Arte
Cultura visual
Criatividade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino das Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-09T14:42:08Z
2019
2019-03-01
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/39776
TID:202300145
url http://hdl.handle.net/10451/39776
identifier_str_mv TID:202300145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134474269622272