PERSPETIVAS DE FUTUROS PROFESSORES E EDUCADORES SOBRE A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria Clara
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9917
Resumo: A literatura infantil é um ótimo recurso para explorar com as crianças conceitos matemáticos e desenvolver nestas competências fundamentais em vários domínios. É necessário, por isso, continuar a desenvolver investigação sobre a utilização deste recurso na formação inicial de professores. Assim, este artigo pretende apresentar perspetivas de futuros professores e educadores sobre a literatura infantil utilizada como recurso formativo para o ensino e aprendizagem da matemática. A investigação realizada segue um paradigma interpretativo, de abordagem qualitativa, com análise dos dados descritiva e interpretativa. Os participantes são 10 formandos do último ano da Licenciatura em Educação Básica, que, numa unidade curricular de Ensino e Aprendizagem da Matemática, realizaram em grupo uma planificação de um tópico matemático e produziram materiais a partir de literatura infantil. No final da unidade curricular, os formandos responderam a um questionário incentivando à reflexão. A análise dos dados sugere que os participantes recorrem à literatura infantil para promover um contexto para criar tarefas que desenvolvam conceitos matemáticos, mas também para apresentar, sem o formalismo associado, um determinado conceito a fim de o desenvolver. Os formandos reconhecem benefícios na integração deste recurso na aula de matemática, o que reforça a necessidade de continuar este trabalho na formação inicial de professores. Palavras-Chave: Formação Inicial de Professores, Ensino e Aprendizagem da Matemática, Literatura Infantil
id RCAP_4a15a3ce168aac11d5361279e65c0291
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9917
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PERSPETIVAS DE FUTUROS PROFESSORES E EDUCADORES SOBRE A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICAArtigosA literatura infantil é um ótimo recurso para explorar com as crianças conceitos matemáticos e desenvolver nestas competências fundamentais em vários domínios. É necessário, por isso, continuar a desenvolver investigação sobre a utilização deste recurso na formação inicial de professores. Assim, este artigo pretende apresentar perspetivas de futuros professores e educadores sobre a literatura infantil utilizada como recurso formativo para o ensino e aprendizagem da matemática. A investigação realizada segue um paradigma interpretativo, de abordagem qualitativa, com análise dos dados descritiva e interpretativa. Os participantes são 10 formandos do último ano da Licenciatura em Educação Básica, que, numa unidade curricular de Ensino e Aprendizagem da Matemática, realizaram em grupo uma planificação de um tópico matemático e produziram materiais a partir de literatura infantil. No final da unidade curricular, os formandos responderam a um questionário incentivando à reflexão. A análise dos dados sugere que os participantes recorrem à literatura infantil para promover um contexto para criar tarefas que desenvolvam conceitos matemáticos, mas também para apresentar, sem o formalismo associado, um determinado conceito a fim de o desenvolver. Os formandos reconhecem benefícios na integração deste recurso na aula de matemática, o que reforça a necessidade de continuar este trabalho na formação inicial de professores. Palavras-Chave: Formação Inicial de Professores, Ensino e Aprendizagem da Matemática, Literatura InfantilResearch Unit of Polytechnic Institute of Santarém2016-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9917por2182-9608Martins, Maria ClaraSantos, Raquelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/9917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:48.186352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PERSPETIVAS DE FUTUROS PROFESSORES E EDUCADORES SOBRE A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
title PERSPETIVAS DE FUTUROS PROFESSORES E EDUCADORES SOBRE A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
spellingShingle PERSPETIVAS DE FUTUROS PROFESSORES E EDUCADORES SOBRE A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Martins, Maria Clara
Artigos
title_short PERSPETIVAS DE FUTUROS PROFESSORES E EDUCADORES SOBRE A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
title_full PERSPETIVAS DE FUTUROS PROFESSORES E EDUCADORES SOBRE A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
title_fullStr PERSPETIVAS DE FUTUROS PROFESSORES E EDUCADORES SOBRE A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
title_full_unstemmed PERSPETIVAS DE FUTUROS PROFESSORES E EDUCADORES SOBRE A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
title_sort PERSPETIVAS DE FUTUROS PROFESSORES E EDUCADORES SOBRE A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
author Martins, Maria Clara
author_facet Martins, Maria Clara
Santos, Raquel
author_role author
author2 Santos, Raquel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria Clara
Santos, Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description A literatura infantil é um ótimo recurso para explorar com as crianças conceitos matemáticos e desenvolver nestas competências fundamentais em vários domínios. É necessário, por isso, continuar a desenvolver investigação sobre a utilização deste recurso na formação inicial de professores. Assim, este artigo pretende apresentar perspetivas de futuros professores e educadores sobre a literatura infantil utilizada como recurso formativo para o ensino e aprendizagem da matemática. A investigação realizada segue um paradigma interpretativo, de abordagem qualitativa, com análise dos dados descritiva e interpretativa. Os participantes são 10 formandos do último ano da Licenciatura em Educação Básica, que, numa unidade curricular de Ensino e Aprendizagem da Matemática, realizaram em grupo uma planificação de um tópico matemático e produziram materiais a partir de literatura infantil. No final da unidade curricular, os formandos responderam a um questionário incentivando à reflexão. A análise dos dados sugere que os participantes recorrem à literatura infantil para promover um contexto para criar tarefas que desenvolvam conceitos matemáticos, mas também para apresentar, sem o formalismo associado, um determinado conceito a fim de o desenvolver. Os formandos reconhecem benefícios na integração deste recurso na aula de matemática, o que reforça a necessidade de continuar este trabalho na formação inicial de professores. Palavras-Chave: Formação Inicial de Professores, Ensino e Aprendizagem da Matemática, Literatura Infantil
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9917
url https://doi.org/10.25746/ruiips.v4.i2.9917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9608
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
publisher.none.fl_str_mv Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130483406143488