Relatório de Estágio no Núcleo Distrital de Viseu da EAPN Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Bruna dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8045
Resumo: Perspetivar a infância e adolescência como etapas fundamentais no pleno desenvolvimento dos indivíduos, permite compreender a importância que as relações proximais detêm nas mencionadas fases. O sistema familiar desempenha um importante papel, dado que é a partir da dinâmica relacional e dos valores transmitidos no seu seio que as crianças e jovens percecionam e interagem com o meio envolvente. No entanto, quando este sistema se encontra perante situações comprometedoras do desenvolvimento saudável dos seus elementos, nomeadamente situações de pobreza e exclusão social, prevê-se um impacto negativo no estreitamento de relações entre os seus elementos, bem como no expectável desenvolvimento das crianças e jovens. Compreender que a vivência de situações de pobreza e exclusão social não se referem, meramente, à escassez de recursos monetários mas, antes, a um impacto multifatorial nas várias esferas de desenvolvimento, impossibilitando, deste modo, o exercício de uma cidadania plena e participativa, permite salientar a necessidade de implementar medidas e estratégias capazes de combater e atenuar os seus efeitos. Urge, assim, a necessidade de mobilizar esforços capazes de promover uma sociedade inclusiva e igualitária, o qual se perspetive o indivíduo e, em particular, as crianças e jovens, como seres detentores de direitos e deveres.
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