As tic na promoção da educação intercultural dos jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Bruna da Silva, 1991-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22661
Resumo: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
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spelling As tic na promoção da educação intercultural dos jovensComunicação interculturalDiversidadeTecnologias da informação e da comunicaçãoJovensRelatórios de estágio de mestrado - 2015Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Educação Intercultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015Nas sociedades contemporâneas, caraterizadas pela constante transformação e hipermobilidade dos cidadãos, questões como o reconhecimento mútuo, a comunicação interpessoal e a responsabilidade para com o outro deverão estar na primeira linha da ação social, política e educativa. A valorização das comunidades e dos grupos sociais, bem como o respeito pelas culturas, religiões e visões diversas do mundo, contribuem para a criação de sociedades mais justas, onde a exclusão, a marginalização e a discriminação sejam banidas. Cabe à educação, formal e não formal, contribuir para a formação de cidadãos, que incorporem atitudes, saberes e competências pessoais, interpessoais e sociais, inscritas numa visão intercultural de cidadania. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem constituir-se como importantes oportunidades de desenvolvimento de tais competências. O presente relatório dá conta do processo de criação de uma plataforma online, que visa a sensibilização dos jovens para esta problemática, que se inscreveu no projeto Diploma de Competências Interculturais (DCI) do Alto Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.). Assim, para além de uma breve fundamentação teórica dos temas centrais da problemática e da apresentação do contexto político e institucional em que ocorreu o estágio a que o relatório se reporta, são apresentados o diagnóstico da situação em que se apoiou o desenvolvimento do projeto, bem como o desenho e o desenvolvimento do mesmo, incluindo a sua dimensão avaliativa. A plataforma criada foi aplicada de forma experimental a um grupo de 24 jovens (alguns deles participantes em projetos do Programa Escolhas e outros membros de um Centro de Estudos), com o objetivo de testar a mesma e de perceber a sua adequação. Deste processo de avaliação, fizeram parte a realização de entrevistas em grupo aos jovens participantes e a aplicação de um questionário. Os resultados da análise dos dados obtidos permitiram identificar dificuldades, interesses e preferências sentidas pelos participantes, aprendizagens culturais e interculturais que relacionaram com a utilização da plataforma. O produto final é uma plataforma online, dedicada a adolescentes e jovens, com a qual se pretende disponibilizar, de forma adequada e motivadora, conhecimento e oportunidades de reflexão sobre as relações entre culturas e entre pessoas de culturas diversas, que desenvolvam atitudes e competências de reconhecimento, empatia e cuidado com o outro.Issues like mutual recognition, interpersonal communication and responsibility towards the other, should be in the first line of social, political and educational actions, in contemporary societies characterized by constant transformation and hypermobility of its citizens. The valorization of the communities and the social groups, as well as the respect for the cultures, religions and points of views of the world, contribute to the creation of fairer societies, where exclusion, marginalization and discrimination are to be banned. It is the main role of education, formal and non-formal, to contribute for the formation of citizens that incorporate behaviors, knowledge and personal and social skills, included in a intercultural vision of citizenship. TIC – Technology of Information and Communication – may be considered as important opportunities for the development of such skills. The present report concerns the process of creation of an online platform whose main goal is the awareness of youngsters about this question and that is enrolled in the project Diploma de Competências Interculturais (DCI) of the High Commissioner for the Migrations. Therefore, and apart from a short theoretical foundation of the central themes of the initial question and a presentation about the political and institutional context in which my internship occurred and that is reported in this paper, here are presented the diagnosis of the situation in which my report is based and developed, as well as the design and the development of the same, including its evaluation dimension. The platform was used, on an experimental basis, by a group of 24 youngsters (some of them already enrolled in projects from Programa Escolhas and the others from a Study Centre), with the purpose of testing this theory and realize its suitability. This process of evaluation had three different phases: The utilization of the platform, an interview to a group and an individual survey. The results of the analyses allowed identify difficulties, interests and preferences felt by the participants, as well as cultural and intercultural knowledges that are related to the use of the platform. The final product is an online platform, dedicated to teenagers, with which one wants to make available, in a suitable and motivating way, knowledge and opportunities of consideration about relationships between cultures, between people of different cultures that has developed behaviors and skills of recognition, empathy and care for the other.Freire, Isabel Pimenta, 1952-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Bruna da Silva, 1991-2016-02-15T10:37:42Z20152015-10-142015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22661TID:201237407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:12.687933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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