As tic como elemento promotor de aprendizagens : construção e implementação de uma plataforma e-learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22474 |
Resumo: | Trabalho de projeto, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
id |
RCAP_d0272e4c729b289e9699c2b6e944f85c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/22474 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As tic como elemento promotor de aprendizagens : construção e implementação de uma plataforma e-learningTecnologias da informação e da comunicaçãoComunicação interculturalAmbientes virtuais de aprendizagemEducação intercultural - PortugalTrabalhos de projeto de mestrado - 2015Trabalho de projeto, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015Cada vez mais as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm vindo a ocupar o dia-a-dia dos estudantes, seja para aspetos relacionados com a aprendizagem, com a comunicação ou lazer. Com a evolução das TIC, têm se evidenciado cada vez mais a utilização de plataformas digitais para auxiliar a aprendizagem, a nível institucional como a nível pessoal. Estas plataformas auxiliam os alunos no seu processo de construção e aquisição do conhecimento. Exemplo disso são as plataformas de Learning Management System (LMS), que num só espaço permitem que o utilizador aceda a conteúdos, realize tarefas e interaja com outros participantes. A criação deste projeto surgiu tendo em conta os seguintes objetivos: analisar o papel das novas tecnologias na facilitação de processos de aprendizagem; compreender as potencialidades que os ambientes virtuais de aprendizagem podem proporcionar aos seus utilizadores e explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na transmissão das competências/conhecimentos interculturais. O projeto centrou-se no design de uma plataforma digital de aprendizagem sobre o tema da interculturalidade, denominada de Diploma de Competências Interculturais (DCI), em parceria com o Alto-Comissariado as Migrações (ACM, IP). Sendo que sua aplicação foi feita através de uma plataforma online em três projetos do Programa Escolhas, inserido no ACM, IP, e no Centro de Estudos 100 limites. Através da implementação de entrevista em focus group, de notas de campo e da realização de questionários, obteve-se uma grande diversidade de dados que se revelaram importantes para uma maior compreensão da importância das TIC e da interculturalidade, bem como da utilização das TIC para aquisição de conhecimentos e competências interculturais. Os resultados obtidos, de um modo geral, mostram que os jovens sentem-se motivados pelo uso das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente as plataformas de aprendizagem; reconhecem a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a importância do tema da interculturalidade e da educação intercultural.The ICT’s has increasingly occupied the day-to-day lifes of students, either to issues related to learning, communication or leisure. With the evolution of ICT’s, the digital platforms have been used to assist the learning process, in a institutional and personal level. These platforms help students in the process of construction and acquisition of knowledge. An example is the Learning Management System platforms (LMS), which in one place allows the user to access content, perform tasks and interact with other participants. The creation of this project emerged taking into account the following objectives: analyze the role of new technologies in facilitating learning processes; understand which potential that virtual learning environments can provide their users and explore the potential of information and communication technologies in the transmission of skills / intercultural. The project focused on the design of a digital learning platform on the subject of intercultural, called Intercultural Skills Diploma (DCI), in partnership with the High Commissioner Migration (ACM, IP). The application was made through a online platform, and implemented in three Choices Program projects, inserted into the ACM, IP, and Study Center 100 limits. Through the collection of applied data, such as focus groups, field notes and questionnaires there was obtained a wide range of data that were important to a greater understanding of the importance of information and communication technologies and intercultural, as the use of ICT to acquire knowledge and intercultural skills. The results obtained, in general, show that youngsters are motivated by the use of ICT, like learning platforms; that recognize the importance of ICT in the teaching-learning process and the importance of the interculturalism and intercultural education.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaGomes, Marco Adriano Lages2016-01-29T16:16:50Z20152015-10-142015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22474TID:201350548porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:04.569697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tic como elemento promotor de aprendizagens : construção e implementação de uma plataforma e-learning |
title |
As tic como elemento promotor de aprendizagens : construção e implementação de uma plataforma e-learning |
spellingShingle |
As tic como elemento promotor de aprendizagens : construção e implementação de uma plataforma e-learning Gomes, Marco Adriano Lages Tecnologias da informação e da comunicação Comunicação intercultural Ambientes virtuais de aprendizagem Educação intercultural - Portugal Trabalhos de projeto de mestrado - 2015 |
title_short |
As tic como elemento promotor de aprendizagens : construção e implementação de uma plataforma e-learning |
title_full |
As tic como elemento promotor de aprendizagens : construção e implementação de uma plataforma e-learning |
title_fullStr |
As tic como elemento promotor de aprendizagens : construção e implementação de uma plataforma e-learning |
title_full_unstemmed |
As tic como elemento promotor de aprendizagens : construção e implementação de uma plataforma e-learning |
title_sort |
As tic como elemento promotor de aprendizagens : construção e implementação de uma plataforma e-learning |
author |
Gomes, Marco Adriano Lages |
author_facet |
Gomes, Marco Adriano Lages |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, João Filipe, 1950- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Marco Adriano Lages |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e da comunicação Comunicação intercultural Ambientes virtuais de aprendizagem Educação intercultural - Portugal Trabalhos de projeto de mestrado - 2015 |
topic |
Tecnologias da informação e da comunicação Comunicação intercultural Ambientes virtuais de aprendizagem Educação intercultural - Portugal Trabalhos de projeto de mestrado - 2015 |
description |
Trabalho de projeto, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-10-14 2015-01-01T00:00:00Z 2016-01-29T16:16:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/22474 TID:201350548 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/22474 |
identifier_str_mv |
TID:201350548 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134308461445120 |