A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Maria Julieta
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1083
Resumo: Neste projecto de investigação-acção, denominado “A compreensão leitora em textos narrativos – diversificar estratégias”, apresentamos a razão de ser, os objectivos que nos propusemos, bem como a intervenção levada a cabo junto de uma turma do 3º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e a avaliação e considerações finais sobre o percurso realizado. Considerando as investigações internacionais e nacionais e as necessidades dos professores relativamente a formação específica e a recursos diversificados no âmbito do desenvolvimento da compreensão leitora, este estudo procura oferecer pistas sobre o modo como podemos intervir nas práticas de leitura, formando leitores competentes. As actuais concepções de leitura, em que ler é compreender, constituem a lente que nos permite olhar para a problemática a estudar. Os factores que intervêm na leitura – texto, leitor e contexto – os textos literários, o ensino da compreensão leitora e o impacto das investigações produzidas no âmbito do processo de ensino-aprendizagem da competência leitora constituem um quadro de referência e significação. É neste enquadramento teórico que ganha sentido a construção de guiões, recursos didácticos com estratégias diversificadas de ensino explícito da compreensão leitora, elaborados sobre textos literários narrativos criteriosamente seleccionados. Estes guiões constituem o objecto primordial de intervenção deste projecto e, simultaneamente, recursos didácticos que disponibilizamos à comunidade educativa. Após a implementação deste projecto, centrado sobre a aplicação de guiões de leitura por nós elaborados, constatou-se, com base nos resultados obtidos, que as estratégias previstas nestes guiões em torno de textos literários narrativos contribuem eficazmente para o desenvolvimento da compreensão leitora e a motivação dos discentes e docentes envolvidos em actividades de leitura.
id RCAP_4a3701699d86b84f66e3351eca6f8ed5
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1083
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégiasInvestigação-acçãoNarrativaCompreensão da leituraNeste projecto de investigação-acção, denominado “A compreensão leitora em textos narrativos – diversificar estratégias”, apresentamos a razão de ser, os objectivos que nos propusemos, bem como a intervenção levada a cabo junto de uma turma do 3º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e a avaliação e considerações finais sobre o percurso realizado. Considerando as investigações internacionais e nacionais e as necessidades dos professores relativamente a formação específica e a recursos diversificados no âmbito do desenvolvimento da compreensão leitora, este estudo procura oferecer pistas sobre o modo como podemos intervir nas práticas de leitura, formando leitores competentes. As actuais concepções de leitura, em que ler é compreender, constituem a lente que nos permite olhar para a problemática a estudar. Os factores que intervêm na leitura – texto, leitor e contexto – os textos literários, o ensino da compreensão leitora e o impacto das investigações produzidas no âmbito do processo de ensino-aprendizagem da competência leitora constituem um quadro de referência e significação. É neste enquadramento teórico que ganha sentido a construção de guiões, recursos didácticos com estratégias diversificadas de ensino explícito da compreensão leitora, elaborados sobre textos literários narrativos criteriosamente seleccionados. Estes guiões constituem o objecto primordial de intervenção deste projecto e, simultaneamente, recursos didácticos que disponibilizamos à comunidade educativa. Após a implementação deste projecto, centrado sobre a aplicação de guiões de leitura por nós elaborados, constatou-se, com base nos resultados obtidos, que as estratégias previstas nestes guiões em torno de textos literários narrativos contribuem eficazmente para o desenvolvimento da compreensão leitora e a motivação dos discentes e docentes envolvidos em actividades de leitura.In this action research project, entitled "Reading comprehension in narrative texts - strategy diversification", we outline the purpose, the objectives we set for ourselves, the practical work carried out with a cohort of students from the 3rd grade of the 1st Basic Education Cycle, and the evaluation and final observations on the research done. In considering international and domestic research and the needs of teachers for specific training and for diverse resources in the area of reading comprehension development, this paper seeks to suggest pathways that will allow reading intervention practices for the training of competent readers. The current concept of reading, in which to read is to understand, forms the lens through which we observe the issues being studied. The factors involved in reading - text, reader and context - the literary texts, the teaching of reading comprehension and the impact of the research carried out in the field of teaching/learning of reading comprehension constitute a frame of reference and meaning. It is within this theoretical framework that the development of guides takes on the meaning of teaching resources with diverse strategies for the explicit teaching of reading comprehension, developed using carefully selected narrative literary texts. These guides are the primary intervention tool in this project and, at the same time, are teaching resources which we make available to the education community. Following the implementation of this project, centred on the use of the reading guides that we developed, it was found, based on the results obtained, that the strategies envisaged in these guides in relation to narrative literary texts contribute effectively to the development of reading comprehension and the motivation of the learners and teachers involved in reading activities.2011-05-18T11:44:06Z2013-05-20T14:03:39Z2011-03-01T00:00:00Z2011-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1083porTeixeira, Maria Julietainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:37Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1083Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:37.651673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias
title A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias
spellingShingle A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias
Teixeira, Maria Julieta
Investigação-acção
Narrativa
Compreensão da leitura
title_short A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias
title_full A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias
title_fullStr A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias
title_full_unstemmed A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias
title_sort A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias
author Teixeira, Maria Julieta
author_facet Teixeira, Maria Julieta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Maria Julieta
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação-acção
Narrativa
Compreensão da leitura
topic Investigação-acção
Narrativa
Compreensão da leitura
description Neste projecto de investigação-acção, denominado “A compreensão leitora em textos narrativos – diversificar estratégias”, apresentamos a razão de ser, os objectivos que nos propusemos, bem como a intervenção levada a cabo junto de uma turma do 3º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e a avaliação e considerações finais sobre o percurso realizado. Considerando as investigações internacionais e nacionais e as necessidades dos professores relativamente a formação específica e a recursos diversificados no âmbito do desenvolvimento da compreensão leitora, este estudo procura oferecer pistas sobre o modo como podemos intervir nas práticas de leitura, formando leitores competentes. As actuais concepções de leitura, em que ler é compreender, constituem a lente que nos permite olhar para a problemática a estudar. Os factores que intervêm na leitura – texto, leitor e contexto – os textos literários, o ensino da compreensão leitora e o impacto das investigações produzidas no âmbito do processo de ensino-aprendizagem da competência leitora constituem um quadro de referência e significação. É neste enquadramento teórico que ganha sentido a construção de guiões, recursos didácticos com estratégias diversificadas de ensino explícito da compreensão leitora, elaborados sobre textos literários narrativos criteriosamente seleccionados. Estes guiões constituem o objecto primordial de intervenção deste projecto e, simultaneamente, recursos didácticos que disponibilizamos à comunidade educativa. Após a implementação deste projecto, centrado sobre a aplicação de guiões de leitura por nós elaborados, constatou-se, com base nos resultados obtidos, que as estratégias previstas nestes guiões em torno de textos literários narrativos contribuem eficazmente para o desenvolvimento da compreensão leitora e a motivação dos discentes e docentes envolvidos em actividades de leitura.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-18T11:44:06Z
2011-03-01T00:00:00Z
2011-03
2013-05-20T14:03:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1083
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131619939844096