Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43971 |
Resumo: | presente Relatório Final corresponde ao estudo realizado no contexto de estágio curricular no âmbito do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa e visa essencialmente avaliar a forma como as crianças Surdas do 1º Ciclo do Ensino Básico tendem a compreender os textos narrativos ficcionais gestuais. Desde sempre, a área da educação das crianças Surdas apresenta um cenário desafiante uma vez que são inúmeras as barreiras que estas crianças encontram ao longo do seu percurso escolar pelo facto de as coisas não lhe serem tão acessíveis como são às crianças ouvintes, sendo que é para estas últimas que o ensino está mais desenvolvido. Este relatório é assim elaborado de forma a compreender, como as crianças Surdas que não têm então um elemento fulcral na educação literária, a audição, conseguem compreender as mensagens transmitidas nos textos narrativos ficcionais gestuais e perceber quais os métodos necessários/ adequados para praticar a educação literária destas crianças Surdas, que merecem usufruir do mundo das descobertas que as histórias ficcionais proporcionam. Está então dividido em cinco partes, sendo que começo por fazer uma abordagem à narrativa e à sua compreensão, passando a identificar a problemática em questão e a formular as questões que pretendo resolver com o presente relatório. Na terceira parte, está a essência da investigação, onde explico a metodologia utilizada, sendo que no caso concreto se recorreu à modalidade de investigação-ação. Abordo também os intervenientes e procedo com a análise de dados para que na quarta parte possa analisar profundamente os resultados obtidos. A quinta e ultima parte, é dedicada às conclusões retiradas com o culminar deste relatório, sendo então que a análise dos resultados, permitiu constatar que a utilização de adaptações em LGP, realizadas por um narrador Surdo é deveras positiva na compreensão destes textos por parte da criança Surda. |
id |
RCAP_20650ab3e9ed6bb61b2503eb8381e7bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43971 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEBCompreensãoTextos NarrativosCrianças SurdasLíngua Gestual PortuguesaInvestigaçãopresente Relatório Final corresponde ao estudo realizado no contexto de estágio curricular no âmbito do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa e visa essencialmente avaliar a forma como as crianças Surdas do 1º Ciclo do Ensino Básico tendem a compreender os textos narrativos ficcionais gestuais. Desde sempre, a área da educação das crianças Surdas apresenta um cenário desafiante uma vez que são inúmeras as barreiras que estas crianças encontram ao longo do seu percurso escolar pelo facto de as coisas não lhe serem tão acessíveis como são às crianças ouvintes, sendo que é para estas últimas que o ensino está mais desenvolvido. Este relatório é assim elaborado de forma a compreender, como as crianças Surdas que não têm então um elemento fulcral na educação literária, a audição, conseguem compreender as mensagens transmitidas nos textos narrativos ficcionais gestuais e perceber quais os métodos necessários/ adequados para praticar a educação literária destas crianças Surdas, que merecem usufruir do mundo das descobertas que as histórias ficcionais proporcionam. Está então dividido em cinco partes, sendo que começo por fazer uma abordagem à narrativa e à sua compreensão, passando a identificar a problemática em questão e a formular as questões que pretendo resolver com o presente relatório. Na terceira parte, está a essência da investigação, onde explico a metodologia utilizada, sendo que no caso concreto se recorreu à modalidade de investigação-ação. Abordo também os intervenientes e procedo com a análise de dados para que na quarta parte possa analisar profundamente os resultados obtidos. A quinta e ultima parte, é dedicada às conclusões retiradas com o culminar deste relatório, sendo então que a análise dos resultados, permitiu constatar que a utilização de adaptações em LGP, realizadas por um narrador Surdo é deveras positiva na compreensão destes textos por parte da criança Surda.Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-Repositório ComumCoelho, Sara Cristina da Rocha2023-02-28T13:45:12Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43971TID:203237315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T02:15:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:21.694458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB |
title |
Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB |
spellingShingle |
Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB Coelho, Sara Cristina da Rocha Compreensão Textos Narrativos Crianças Surdas Língua Gestual Portuguesa Investigação |
title_short |
Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB |
title_full |
Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB |
title_fullStr |
Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB |
title_sort |
Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB |
author |
Coelho, Sara Cristina da Rocha |
author_facet |
Coelho, Sara Cristina da Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Sara Cristina da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compreensão Textos Narrativos Crianças Surdas Língua Gestual Portuguesa Investigação |
topic |
Compreensão Textos Narrativos Crianças Surdas Língua Gestual Portuguesa Investigação |
description |
presente Relatório Final corresponde ao estudo realizado no contexto de estágio curricular no âmbito do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa e visa essencialmente avaliar a forma como as crianças Surdas do 1º Ciclo do Ensino Básico tendem a compreender os textos narrativos ficcionais gestuais. Desde sempre, a área da educação das crianças Surdas apresenta um cenário desafiante uma vez que são inúmeras as barreiras que estas crianças encontram ao longo do seu percurso escolar pelo facto de as coisas não lhe serem tão acessíveis como são às crianças ouvintes, sendo que é para estas últimas que o ensino está mais desenvolvido. Este relatório é assim elaborado de forma a compreender, como as crianças Surdas que não têm então um elemento fulcral na educação literária, a audição, conseguem compreender as mensagens transmitidas nos textos narrativos ficcionais gestuais e perceber quais os métodos necessários/ adequados para praticar a educação literária destas crianças Surdas, que merecem usufruir do mundo das descobertas que as histórias ficcionais proporcionam. Está então dividido em cinco partes, sendo que começo por fazer uma abordagem à narrativa e à sua compreensão, passando a identificar a problemática em questão e a formular as questões que pretendo resolver com o presente relatório. Na terceira parte, está a essência da investigação, onde explico a metodologia utilizada, sendo que no caso concreto se recorreu à modalidade de investigação-ação. Abordo também os intervenientes e procedo com a análise de dados para que na quarta parte possa analisar profundamente os resultados obtidos. A quinta e ultima parte, é dedicada às conclusões retiradas com o culminar deste relatório, sendo então que a análise dos resultados, permitiu constatar que a utilização de adaptações em LGP, realizadas por um narrador Surdo é deveras positiva na compreensão destes textos por parte da criança Surda. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-28T13:45:12Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43971 TID:203237315 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43971 |
identifier_str_mv |
TID:203237315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130944998735872 |