Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Sara Cristina da Rocha
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43971
Resumo: presente Relatório Final corresponde ao estudo realizado no contexto de estágio curricular no âmbito do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa e visa essencialmente avaliar a forma como as crianças Surdas do 1º Ciclo do Ensino Básico tendem a compreender os textos narrativos ficcionais gestuais. Desde sempre, a área da educação das crianças Surdas apresenta um cenário desafiante uma vez que são inúmeras as barreiras que estas crianças encontram ao longo do seu percurso escolar pelo facto de as coisas não lhe serem tão acessíveis como são às crianças ouvintes, sendo que é para estas últimas que o ensino está mais desenvolvido. Este relatório é assim elaborado de forma a compreender, como as crianças Surdas que não têm então um elemento fulcral na educação literária, a audição, conseguem compreender as mensagens transmitidas nos textos narrativos ficcionais gestuais e perceber quais os métodos necessários/ adequados para praticar a educação literária destas crianças Surdas, que merecem usufruir do mundo das descobertas que as histórias ficcionais proporcionam. Está então dividido em cinco partes, sendo que começo por fazer uma abordagem à narrativa e à sua compreensão, passando a identificar a problemática em questão e a formular as questões que pretendo resolver com o presente relatório. Na terceira parte, está a essência da investigação, onde explico a metodologia utilizada, sendo que no caso concreto se recorreu à modalidade de investigação-ação. Abordo também os intervenientes e procedo com a análise de dados para que na quarta parte possa analisar profundamente os resultados obtidos. A quinta e ultima parte, é dedicada às conclusões retiradas com o culminar deste relatório, sendo então que a análise dos resultados, permitiu constatar que a utilização de adaptações em LGP, realizadas por um narrador Surdo é deveras positiva na compreensão destes textos por parte da criança Surda.
id RCAP_20650ab3e9ed6bb61b2503eb8381e7bb
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEBCompreensãoTextos NarrativosCrianças SurdasLíngua Gestual PortuguesaInvestigaçãopresente Relatório Final corresponde ao estudo realizado no contexto de estágio curricular no âmbito do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa e visa essencialmente avaliar a forma como as crianças Surdas do 1º Ciclo do Ensino Básico tendem a compreender os textos narrativos ficcionais gestuais. Desde sempre, a área da educação das crianças Surdas apresenta um cenário desafiante uma vez que são inúmeras as barreiras que estas crianças encontram ao longo do seu percurso escolar pelo facto de as coisas não lhe serem tão acessíveis como são às crianças ouvintes, sendo que é para estas últimas que o ensino está mais desenvolvido. Este relatório é assim elaborado de forma a compreender, como as crianças Surdas que não têm então um elemento fulcral na educação literária, a audição, conseguem compreender as mensagens transmitidas nos textos narrativos ficcionais gestuais e perceber quais os métodos necessários/ adequados para praticar a educação literária destas crianças Surdas, que merecem usufruir do mundo das descobertas que as histórias ficcionais proporcionam. Está então dividido em cinco partes, sendo que começo por fazer uma abordagem à narrativa e à sua compreensão, passando a identificar a problemática em questão e a formular as questões que pretendo resolver com o presente relatório. Na terceira parte, está a essência da investigação, onde explico a metodologia utilizada, sendo que no caso concreto se recorreu à modalidade de investigação-ação. Abordo também os intervenientes e procedo com a análise de dados para que na quarta parte possa analisar profundamente os resultados obtidos. A quinta e ultima parte, é dedicada às conclusões retiradas com o culminar deste relatório, sendo então que a análise dos resultados, permitiu constatar que a utilização de adaptações em LGP, realizadas por um narrador Surdo é deveras positiva na compreensão destes textos por parte da criança Surda.Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-Repositório ComumCoelho, Sara Cristina da Rocha2023-02-28T13:45:12Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43971TID:203237315porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T02:15:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:21.694458Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB
title Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB
spellingShingle Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB
Coelho, Sara Cristina da Rocha
Compreensão
Textos Narrativos
Crianças Surdas
Língua Gestual Portuguesa
Investigação
title_short Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB
title_full Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB
title_fullStr Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB
title_full_unstemmed Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB
title_sort Compreensão de textos narrativos ficcionais gestuais em contexto de 1º CEB
author Coelho, Sara Cristina da Rocha
author_facet Coelho, Sara Cristina da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Sara Cristina da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão
Textos Narrativos
Crianças Surdas
Língua Gestual Portuguesa
Investigação
topic Compreensão
Textos Narrativos
Crianças Surdas
Língua Gestual Portuguesa
Investigação
description presente Relatório Final corresponde ao estudo realizado no contexto de estágio curricular no âmbito do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa e visa essencialmente avaliar a forma como as crianças Surdas do 1º Ciclo do Ensino Básico tendem a compreender os textos narrativos ficcionais gestuais. Desde sempre, a área da educação das crianças Surdas apresenta um cenário desafiante uma vez que são inúmeras as barreiras que estas crianças encontram ao longo do seu percurso escolar pelo facto de as coisas não lhe serem tão acessíveis como são às crianças ouvintes, sendo que é para estas últimas que o ensino está mais desenvolvido. Este relatório é assim elaborado de forma a compreender, como as crianças Surdas que não têm então um elemento fulcral na educação literária, a audição, conseguem compreender as mensagens transmitidas nos textos narrativos ficcionais gestuais e perceber quais os métodos necessários/ adequados para praticar a educação literária destas crianças Surdas, que merecem usufruir do mundo das descobertas que as histórias ficcionais proporcionam. Está então dividido em cinco partes, sendo que começo por fazer uma abordagem à narrativa e à sua compreensão, passando a identificar a problemática em questão e a formular as questões que pretendo resolver com o presente relatório. Na terceira parte, está a essência da investigação, onde explico a metodologia utilizada, sendo que no caso concreto se recorreu à modalidade de investigação-ação. Abordo também os intervenientes e procedo com a análise de dados para que na quarta parte possa analisar profundamente os resultados obtidos. A quinta e ultima parte, é dedicada às conclusões retiradas com o culminar deste relatório, sendo então que a análise dos resultados, permitiu constatar que a utilização de adaptações em LGP, realizadas por um narrador Surdo é deveras positiva na compreensão destes textos por parte da criança Surda.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-28T13:45:12Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43971
TID:203237315
url http://hdl.handle.net/10400.26/43971
identifier_str_mv TID:203237315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130944998735872