Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma do 8º B no ano letivo de 2015-1016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Tiago Filipe Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/42466
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_4a3f9e684dddfecd23e992ec9890237c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/42466
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma do 8º B no ano letivo de 2015-1016Prática pedagógicaEnsino da educação físicaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraComo culminar do processo de formação do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Coimbra, surge a redação deste Relatório de Estágio que visa descrever as atividades realizadas ao longo do Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, sob orientação da Prof.ª Doutora Maria João Almeida e coorientação do Professor João Moreira. Este Relatório está estruturado de acordo com as normas que regem o Estágio Pedagógico, procurando englobar num só documento, a descrição e reflexão das atividades realizadas no âmbito do Estágio e todos os conhecimentos e competências adquiridas no seu desenrolar, tendo como ponto de partida as expectativas iniciais. A elaboração deste documento segue duas linhas distintas: a primeira, essencialmente descritiva e reflexiva, é relativa à prática letiva e engloba as relações com os diversos intervenientes no processo: planeamento, realização, avaliação, relatórios de aula, a dimensão profissional e ética e as atividades concretizadas na escola; a segunda parte coincide com o Tema-Problema, uma abordagem cientifico-pedagógica de questões levantadas no decorrer da nossa prática pedagógica, nomeadamente as atitudes face à Educação Física de alunos em início de ciclo. Verificamos através da análise dos inquéritos que é possível encontrar diferenças estatisticamente significativas entre os alunos do sétimo ano e os alunos do décimo em alguns dos sete fatores que agrupam as questões do questionário. Observamos o mesmo quando relacionados esses sete fatores com a prática desportivo (ou não) por parte dos alunos em horário extra curricular. O Estágio Pedagógico é um momento marcante na nossa formação e torna-se fundamental registar, relatar e refletir sobre a prática pedagógica e todas as experiências vividas no seu desenrolar. É neste seguimento que surge o Relatório de Estágio, apresentando-se como um meio de analisar e avaliar todo o processo. No entanto, não tomemos o documento como algo final e concluído cuja sua aplicabilidade se prende inteiramente com a sua realização mas sim, deve ser visto como uma ferramenta de formação, contínuo e inacabado. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária da Lousã junto da turma do oitavo B, no ano letivo de dois mil e quinze/dois mil e dezasseis. Palavras-chave: Escola - Professor – Educação Física - Atitudes2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/42466http://hdl.handle.net/10316/42466porFigueiredo, Tiago Filipe Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-21T17:34:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/42466Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:21.120776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma do 8º B no ano letivo de 2015-1016
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma do 8º B no ano letivo de 2015-1016
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma do 8º B no ano letivo de 2015-1016
Figueiredo, Tiago Filipe Mendes
Prática pedagógica
Ensino da educação física
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma do 8º B no ano letivo de 2015-1016
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma do 8º B no ano letivo de 2015-1016
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma do 8º B no ano letivo de 2015-1016
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma do 8º B no ano letivo de 2015-1016
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã junto da turma do 8º B no ano letivo de 2015-1016
author Figueiredo, Tiago Filipe Mendes
author_facet Figueiredo, Tiago Filipe Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Tiago Filipe Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Ensino da educação física
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Prática pedagógica
Ensino da educação física
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/42466
http://hdl.handle.net/10316/42466
url http://hdl.handle.net/10316/42466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133665463107584