Fatores motivacionais no serviço público : estudo de caso em escolas estaduais do município de Serafina Corrêa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cervieri, Ionara Fin
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131884
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar quais são os principais fatores motivacionais para os servidores que desempenham funções em escolas públicas estaduais do município de Serafina Corrêa. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, com a aplicação da entrevista estruturada como instrumento para a categorização dos fatores e posterior aplicação de um questionário. A amostra foi composta por quinze servidores na fase de aplicação da entrevista e trinta servidores que desempenham suas funções nas escolas estudadas e que foram escolhidos aleatoriamente para responder ao questionário, para posterior análise de conteúdo. Os principais resultados consideram que os principais fatores são os que envolvem fatores motivacionais externos ao trabalho; relacionados à própria atividade; relacionados à organização e fatores motivacionais pessoais. Sendo que a importância maior foi relacionada aos fatores ligados à própria atividade, com o principal destaque para as atividades que exercem no momento e o retorno constante através do diálogo pelo superior, entendendo-se que assim os servidores sentem-se valorizados. Quanto à motivação de uma forma geral, os servidores atribuem ao reconhecimento, à relação que existe entre os superiores e colegas e também aos benefícios e incentivos oferecidos pelo estado. O principal resultado ficou por conta do amor que cada um sente pela profissão exercida, num misto de realização pessoal e reconhecimento/progresso dos alunos sempre destacando a importância e incentivo que a valorização tem para a motivação.
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