Perceções de alunos sobre o contributo da avaliação de desempenho docente para as suas aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Paulo Jorge de Oliveira e
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14930
Resumo: A avaliação do desempenho docente é, nos dias de hoje, uma componente fundamental na agenda educacional. As sucessivas alterações operadas ao Estatuto da Carreira Docente, à avaliação de professores e ao modelo introduzido em 2008, em que a observação de aulas associada ao mérito e à progressão na carreira são características, tem marcado a burocracia da administração educativa. O presente estudo tem como objetivo central saber se as práticas pedagógicas dos docentes, nas aulas observadas, são percecionadas como diferentes pelos alunos, comparativamente às práticas pedagógicas das aulas não observadas. Foram recolhidas opiniões de 240 alunos do 9.º ano, através da aplicação de um questionário construído para o efeito. Os resultados obtidos apontam para a existência de diferenças significativas das práticas pedagógicas dos professores entre aulas observadas e não observadas, quer na realização das atividades letivas, quer na relação pedagógica com os alunos; ABSTRACT: The assessment of teacher performance is, nowadays, a fundamental component on the educational agenda. Successive amendments operated to the Teaching Career Statute, the assessment of teachers and the model introduced in 2008, in which classroom observation associated with merit and career development are characteristics, has marked the bureaucracy of educational administration. The present study aims to know if teachers’ pedagogic practices, in the lessons observed, are differently, based on students perceptions, compared to the pedagogical practices of unobserved classes. Opinions were collected from 240 students of 9th. grade, through a questionnaire constructed for this purpose. The results achieved points to the existence of significant differences in teachers’ pedagogical practices, between lessons observed and unobserved, either in teaching activities, both in the pedagogical relationship with students.
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