Relatório de estágio de mestrado em ensino de Física e de Química no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/11265 |
Resumo: | A presença da ciência e tecnologia no dia-a-dia torna imperativo que os cidadãos tenham conhecimentos científicos gerais para compreenderem as soluções necessárias à mitigação de problemas ambientais, que deverão ter em conta riscos e benefícios, limitações da ciência e vantagens e desvantagens económicas. É necessário formar jovens, com espírito crítico face ao conhecimento científico, cabendo aos professores motivá-los para aprender. Apresentam-se dois estudos desenvolvidos com alunos do 8º ano de escolaridade. Para cada um foi elaborado um teste escrito, utilizado como pré e pós-teste, entre os quais se desenvolveu a intervenção. Para recolha de dados, utilizaram-se também entrevistas, observação directa e um questionário de opinião. O primeiro estudo consistiu na elaboração de uma WebQuest sobre aquecimento global e reacções de combustão, utilizada como recurso de aprendizagem de orientação construtivista numa turma. Aparentemente, a utilização da WebQuest contribuiu para que os alunos desenvolvessem competências em novas tecnologias, pesquisa, análise e selecção de informação relevante e argumentação. Simultaneamente, emergiram lacunas em competências de língua materna e ao nível de uma cultura de trabalho, cujo impacto nos resultados da intervenção é difícil de avaliar. Contudo, dados relativos à aquisição de conhecimentos e superação de concepções incorrectas, permitem concluir que a utilização da WebQuest terá contribuído para, numa perspectiva química/ambiental, os alunos efectivamente melhorarem a sua literacia científica, um requisito para adoptarem atituadequados numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. O segundo estudo consistiu na integração de actividades laboratoriais em duas turmas. Numa, conjugaram-se as actividades laboratoriais sugeridas pelas Orientações Curriculares e as mais frequentemente sugeridas nos manuais consultados. Na outra, além destas adicionaram-se outras, visando incluir actividades laboratoriais na abordagem de todos os conteúdos-chave. Nas duas turmas reestruturou-se a sequência dos conteúdos, de forma a, além de se interligar melhor os temas Som e Luz, se optimizar o tempo disponível para permitir a realização das actividades laboratoriais. Após a intervenção verificou-se a desmistificação de concepções incorrectas diagnosticadas, além de uma nova postura dos alunos perante o estudo e impacto das ciências no dia-a-dia, através do seu envolvimento em actividades laboratoriais realizadas com recurso a materiais acessíveis às escolas. Apresenta-se a planificação e inserção em sala de aula dos recursos elaborados, tendo em conta estratégias de superação de dificuldades diagnosticadas. |
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