A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Inês de Jesus
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8293
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
id RCAP_4a65122643e1f506fd6b7c02b8830568
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8293
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problemaEducação pré-escolarCriatividadeCriançasIdade pré-escolarJardins de infânciaEnsino das ciênciasDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se “A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema” e foi efetuado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo de 2013/2014. A realização da investigação desenvolveu-se num jardim-de-infância de Faro e teve como objetivo estudar a criatividade em crianças com três anos de idade. Para atingir este objetivo adotou-se como abordagem a criação de situações problema cuja resolução passava pelo recurso a estratégias e mecanismos relacionados com a área das ciências. Construiu-se um instrumento didático denominado “A Ponte”, representativo de uma situação problema, e que constava num protótipo de uma ponte, formada por uma plataforma ligada a duas torres, que permitiria a passagem de berlindes de uma torre para a outra se a região central da plataforma não tivesse uma interrupção (abertura). As soluções encontradas pelas crianças para o problema foram usadas para analisar a criatividade. Os resultados obtidos permitiram diagnosticar o número e tipo de respostas e as conceções prévias dos participantes no estudo, bem como, o nível de aplicação/interesse de cada criança na resolução da situação problema. Os resultados obtidos relativamente à presteza, dinamismo, flexibilidade, originalidade e atenção ao detalhe na realização das tarefas propostas, através da seleção dos materiais e a definição de novos parâmetros, tais como, o tempo global gasto na exploração da atividade, o tempo decorrido até as crianças encontrarem a primeira solução do problema e o material utilizado na primeira solução do problema, permitiram conceber uma escala de avaliação da criatividade com base no instrumento didático “A Ponte”. Esta escala apresenta 3 níveis tendo-se observado que 3 crianças foram colocadas no Nível 3 (nível mais elevado), 6 crianças foram colocadas no Nível 2 e 6 crianças foram colocadas no Nível 1.Coelho, Ana CristinaGonçalves, Carla DionísioSapientiaGonçalves, Inês de Jesus2016-05-19T16:27:38Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8293TID:202139492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:32Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:30.085089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema
title A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema
spellingShingle A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema
Gonçalves, Inês de Jesus
Educação pré-escolar
Criatividade
Crianças
Idade pré-escolar
Jardins de infância
Ensino das ciências
title_short A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema
title_full A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema
title_fullStr A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema
title_full_unstemmed A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema
title_sort A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema
author Gonçalves, Inês de Jesus
author_facet Gonçalves, Inês de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Cristina
Gonçalves, Carla Dionísio
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Inês de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Criatividade
Crianças
Idade pré-escolar
Jardins de infância
Ensino das ciências
topic Educação pré-escolar
Criatividade
Crianças
Idade pré-escolar
Jardins de infância
Ensino das ciências
description Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-05-19T16:27:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8293
TID:202139492
url http://hdl.handle.net/10400.1/8293
identifier_str_mv TID:202139492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133229120225280