A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8293 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
id |
RCAP_4a65122643e1f506fd6b7c02b8830568 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8293 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problemaEducação pré-escolarCriatividadeCriançasIdade pré-escolarJardins de infânciaEnsino das ciênciasDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se “A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema” e foi efetuado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo de 2013/2014. A realização da investigação desenvolveu-se num jardim-de-infância de Faro e teve como objetivo estudar a criatividade em crianças com três anos de idade. Para atingir este objetivo adotou-se como abordagem a criação de situações problema cuja resolução passava pelo recurso a estratégias e mecanismos relacionados com a área das ciências. Construiu-se um instrumento didático denominado “A Ponte”, representativo de uma situação problema, e que constava num protótipo de uma ponte, formada por uma plataforma ligada a duas torres, que permitiria a passagem de berlindes de uma torre para a outra se a região central da plataforma não tivesse uma interrupção (abertura). As soluções encontradas pelas crianças para o problema foram usadas para analisar a criatividade. Os resultados obtidos permitiram diagnosticar o número e tipo de respostas e as conceções prévias dos participantes no estudo, bem como, o nível de aplicação/interesse de cada criança na resolução da situação problema. Os resultados obtidos relativamente à presteza, dinamismo, flexibilidade, originalidade e atenção ao detalhe na realização das tarefas propostas, através da seleção dos materiais e a definição de novos parâmetros, tais como, o tempo global gasto na exploração da atividade, o tempo decorrido até as crianças encontrarem a primeira solução do problema e o material utilizado na primeira solução do problema, permitiram conceber uma escala de avaliação da criatividade com base no instrumento didático “A Ponte”. Esta escala apresenta 3 níveis tendo-se observado que 3 crianças foram colocadas no Nível 3 (nível mais elevado), 6 crianças foram colocadas no Nível 2 e 6 crianças foram colocadas no Nível 1.Coelho, Ana CristinaGonçalves, Carla DionísioSapientiaGonçalves, Inês de Jesus2016-05-19T16:27:38Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8293TID:202139492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:32Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8293Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:30.085089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema |
title |
A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema |
spellingShingle |
A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema Gonçalves, Inês de Jesus Educação pré-escolar Criatividade Crianças Idade pré-escolar Jardins de infância Ensino das ciências |
title_short |
A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema |
title_full |
A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema |
title_fullStr |
A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema |
title_full_unstemmed |
A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema |
title_sort |
A criatividade em crianças do pré-escolar, estudada a partir de situações problema |
author |
Gonçalves, Inês de Jesus |
author_facet |
Gonçalves, Inês de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Cristina Gonçalves, Carla Dionísio Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Inês de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Criatividade Crianças Idade pré-escolar Jardins de infância Ensino das ciências |
topic |
Educação pré-escolar Criatividade Crianças Idade pré-escolar Jardins de infância Ensino das ciências |
description |
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-05-19T16:27:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/8293 TID:202139492 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/8293 |
identifier_str_mv |
TID:202139492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133229120225280 |