A importância da afetividade em crianças de idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Rita Miguel da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8298
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
id RCAP_dae52454c0d7b2ffe026de515dea8afb
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da afetividade em crianças de idade pré-escolarEducação pré-escolarAfetividadeDesenvolvimento da criançaJardins de infânciaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O presente trabalho objetiva analisar a importância da afetividade no processo de desenvolvimento das crianças, apontando para o facto de que a afetividade pode contribuir significativamente para o sucesso de uma criança e a sua vida futura. As relações afetivas e a afetividade exercem uma importante influência na formação da estrutura sócioemocional do indivíduo, constituindo-se como um mediador fundamental para a aprendizagem. Possibilitam ainda o desenvolvimento das relações interpessoais, fortalecendo os laços de amizade e permitindo desenvolver o respeito, a solidariedade, a generosidade e a confiança que serão decisivos para a formação da personalidade e terão uma importante influência nas relações sociais ao longo da vida. Neste sentido, foi realizado um estudo com uma amostra constituída por 23 crianças com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos. Para a realização do estudo foi construído um breve questionário aplicado por entrevista às crianças de forma a dar resposta aos objetivos específicos estipulados. Concluímos que o grupo de crianças investigado revela já ter adquirido conceções sobre o que é para cada um deles a amizade, o melhor amigo e o não amigo.Martins, Maria HelenaSapientiaLuz, Rita Miguel da2016-05-20T10:49:31Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8298TID:202229114porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:33Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:30.221636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da afetividade em crianças de idade pré-escolar
title A importância da afetividade em crianças de idade pré-escolar
spellingShingle A importância da afetividade em crianças de idade pré-escolar
Luz, Rita Miguel da
Educação pré-escolar
Afetividade
Desenvolvimento da criança
Jardins de infância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A importância da afetividade em crianças de idade pré-escolar
title_full A importância da afetividade em crianças de idade pré-escolar
title_fullStr A importância da afetividade em crianças de idade pré-escolar
title_full_unstemmed A importância da afetividade em crianças de idade pré-escolar
title_sort A importância da afetividade em crianças de idade pré-escolar
author Luz, Rita Miguel da
author_facet Luz, Rita Miguel da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria Helena
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Rita Miguel da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Afetividade
Desenvolvimento da criança
Jardins de infância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Afetividade
Desenvolvimento da criança
Jardins de infância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-05-20T10:49:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8298
TID:202229114
url http://hdl.handle.net/10400.1/8298
identifier_str_mv TID:202229114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133229125468160