Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, António Manuel Cagigal
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/154
Resumo: Ao mudar o público das escolas sente-se a necessidade de aperfeiçoar a sua gestão. À impossibilidade de uma escola igual para todos, criam-se pequenos núcleos (estabelecimentos de ensino) com autonomia para definir as suas políticas e as suas acções. Só com a conjugação do esforço de todos os intervenientes é possível delinear as acções adequadas ao funcionamento da organização e à obtenção de resultados. Apesar de este não ser o modelo aceite unanimemente pelos professores estamos convencidos que é o modelo mais justo e que só depende dos professores fazer valer, junto do poder central, os objectivos da instituição que representam. É tempo de agarrar a lei da autonomia e implementá-la de facto.
id RCAP_4a6e387d10ff980501a8626fae206601
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/154
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomiaGestãoDescentralizaçãoCentralizaçãoDesconcentraçãoAutonomiaTMEAo mudar o público das escolas sente-se a necessidade de aperfeiçoar a sua gestão. À impossibilidade de uma escola igual para todos, criam-se pequenos núcleos (estabelecimentos de ensino) com autonomia para definir as suas políticas e as suas acções. Só com a conjugação do esforço de todos os intervenientes é possível delinear as acções adequadas ao funcionamento da organização e à obtenção de resultados. Apesar de este não ser o modelo aceite unanimemente pelos professores estamos convencidos que é o modelo mais justo e que só depende dos professores fazer valer, junto do poder central, os objectivos da instituição que representam. É tempo de agarrar a lei da autonomia e implementá-la de facto.Orientação: Prof.º Doutor Pedro Nunes.2013-08-14T18:00:25Z2010-07-28T11:38:45Z2010-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/vnd.ms-excelapplication/pdfAlves, A. M. C. (2007). Autonomia e Gestão das Escolas: Centralização, Descentralização, Desconcentração e Autonomia [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/154http://hdl.handle.net/11328/154Alves, A. M. C. (2007). Autonomia e Gestão das Escolas: Centralização, Descentralização, Desconcentração e Autonomia [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/154http://hdl.handle.net/11328/154porCota: TME 418Alves, António Manuel Cagigalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:14:10Zoai:repositorio.upt.pt:11328/154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:51.033232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia
title Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia
spellingShingle Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia
Alves, António Manuel Cagigal
Gestão
Descentralização
Centralização
Desconcentração
Autonomia
TME
title_short Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia
title_full Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia
title_fullStr Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia
title_full_unstemmed Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia
title_sort Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia
author Alves, António Manuel Cagigal
author_facet Alves, António Manuel Cagigal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, António Manuel Cagigal
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Descentralização
Centralização
Desconcentração
Autonomia
TME
topic Gestão
Descentralização
Centralização
Desconcentração
Autonomia
TME
description Ao mudar o público das escolas sente-se a necessidade de aperfeiçoar a sua gestão. À impossibilidade de uma escola igual para todos, criam-se pequenos núcleos (estabelecimentos de ensino) com autonomia para definir as suas políticas e as suas acções. Só com a conjugação do esforço de todos os intervenientes é possível delinear as acções adequadas ao funcionamento da organização e à obtenção de resultados. Apesar de este não ser o modelo aceite unanimemente pelos professores estamos convencidos que é o modelo mais justo e que só depende dos professores fazer valer, junto do poder central, os objectivos da instituição que representam. É tempo de agarrar a lei da autonomia e implementá-la de facto.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-28T11:38:45Z
2010-07-28
2013-08-14T18:00:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Alves, A. M. C. (2007). Autonomia e Gestão das Escolas: Centralização, Descentralização, Desconcentração e Autonomia [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/154
http://hdl.handle.net/11328/154
Alves, A. M. C. (2007). Autonomia e Gestão das Escolas: Centralização, Descentralização, Desconcentração e Autonomia [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/154
http://hdl.handle.net/11328/154
identifier_str_mv Alves, A. M. C. (2007). Autonomia e Gestão das Escolas: Centralização, Descentralização, Desconcentração e Autonomia [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/154
url http://hdl.handle.net/11328/154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.ms-excel
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134982969491456