Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/154 |
Resumo: | Ao mudar o público das escolas sente-se a necessidade de aperfeiçoar a sua gestão. À impossibilidade de uma escola igual para todos, criam-se pequenos núcleos (estabelecimentos de ensino) com autonomia para definir as suas políticas e as suas acções. Só com a conjugação do esforço de todos os intervenientes é possível delinear as acções adequadas ao funcionamento da organização e à obtenção de resultados. Apesar de este não ser o modelo aceite unanimemente pelos professores estamos convencidos que é o modelo mais justo e que só depende dos professores fazer valer, junto do poder central, os objectivos da instituição que representam. É tempo de agarrar a lei da autonomia e implementá-la de facto. |
id |
RCAP_4a6e387d10ff980501a8626fae206601 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/154 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomiaGestãoDescentralizaçãoCentralizaçãoDesconcentraçãoAutonomiaTMEAo mudar o público das escolas sente-se a necessidade de aperfeiçoar a sua gestão. À impossibilidade de uma escola igual para todos, criam-se pequenos núcleos (estabelecimentos de ensino) com autonomia para definir as suas políticas e as suas acções. Só com a conjugação do esforço de todos os intervenientes é possível delinear as acções adequadas ao funcionamento da organização e à obtenção de resultados. Apesar de este não ser o modelo aceite unanimemente pelos professores estamos convencidos que é o modelo mais justo e que só depende dos professores fazer valer, junto do poder central, os objectivos da instituição que representam. É tempo de agarrar a lei da autonomia e implementá-la de facto.Orientação: Prof.º Doutor Pedro Nunes.2013-08-14T18:00:25Z2010-07-28T11:38:45Z2010-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/vnd.ms-excelapplication/pdfAlves, A. M. C. (2007). Autonomia e Gestão das Escolas: Centralização, Descentralização, Desconcentração e Autonomia [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/154http://hdl.handle.net/11328/154Alves, A. M. C. (2007). Autonomia e Gestão das Escolas: Centralização, Descentralização, Desconcentração e Autonomia [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/154http://hdl.handle.net/11328/154porCota: TME 418Alves, António Manuel Cagigalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:14:10Zoai:repositorio.upt.pt:11328/154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:51.033232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia |
title |
Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia |
spellingShingle |
Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia Alves, António Manuel Cagigal Gestão Descentralização Centralização Desconcentração Autonomia TME |
title_short |
Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia |
title_full |
Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia |
title_fullStr |
Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia |
title_full_unstemmed |
Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia |
title_sort |
Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia |
author |
Alves, António Manuel Cagigal |
author_facet |
Alves, António Manuel Cagigal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, António Manuel Cagigal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Descentralização Centralização Desconcentração Autonomia TME |
topic |
Gestão Descentralização Centralização Desconcentração Autonomia TME |
description |
Ao mudar o público das escolas sente-se a necessidade de aperfeiçoar a sua gestão. À impossibilidade de uma escola igual para todos, criam-se pequenos núcleos (estabelecimentos de ensino) com autonomia para definir as suas políticas e as suas acções. Só com a conjugação do esforço de todos os intervenientes é possível delinear as acções adequadas ao funcionamento da organização e à obtenção de resultados. Apesar de este não ser o modelo aceite unanimemente pelos professores estamos convencidos que é o modelo mais justo e que só depende dos professores fazer valer, junto do poder central, os objectivos da instituição que representam. É tempo de agarrar a lei da autonomia e implementá-la de facto. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-28T11:38:45Z 2010-07-28 2013-08-14T18:00:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Alves, A. M. C. (2007). Autonomia e Gestão das Escolas: Centralização, Descentralização, Desconcentração e Autonomia [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/154 http://hdl.handle.net/11328/154 Alves, A. M. C. (2007). Autonomia e Gestão das Escolas: Centralização, Descentralização, Desconcentração e Autonomia [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/154 http://hdl.handle.net/11328/154 |
identifier_str_mv |
Alves, A. M. C. (2007). Autonomia e Gestão das Escolas: Centralização, Descentralização, Desconcentração e Autonomia [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/154 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/vnd.ms-excel application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134982969491456 |