Autonomia e gestão das escolas: centralização, descentralização, desconcentração e autonomia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, António Manuel Cagigal
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/154
Resumo: Ao mudar o público das escolas sente-se a necessidade de aperfeiçoar a sua gestão. À impossibilidade de uma escola igual para todos, criam-se pequenos núcleos (estabelecimentos de ensino) com autonomia para definir as suas políticas e as suas acções. Só com a conjugação do esforço de todos os intervenientes é possível delinear as acções adequadas ao funcionamento da organização e à obtenção de resultados. Apesar de este não ser o modelo aceite unanimemente pelos professores estamos convencidos que é o modelo mais justo e que só depende dos professores fazer valer, junto do poder central, os objectivos da instituição que representam. É tempo de agarrar a lei da autonomia e implementá-la de facto.
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