O quadro interativo e o desenvolvimento da interação dialógica na aula de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Carla Sofia Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10958
Resumo: Pretende-se com esta investigação analisar os contributos da utilização do quadro interativo para o desenvolvimento da interação dialógica na aula de Matemática. Tendo em vista este objetivo principal, adotou-se uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e interpretativa, recaindo na modalidade de estudo de caso de uma turma do 8.º ano de escolaridade, em articulação com a respetiva professora de Matemática, de uma escola básica de uma cidade do Alentejo Central. A recolha de dados decorreu no ano letivo 2011/2012 e baseou-se na observação e análise documental relativa a um conjunto de aulas em que se implementou uma intervenção didática com tarefas diversificadas e uma dinâmica de aula de natureza exploratória. O estudo permitiu concluir que o quadro interativo pode ser usado com diferentes níveis de interatividade mas, de um modo geral, potencia o desenvolvimento da interação dialógica na aula, favorecendo a construção do conhecimento matemático pelos alunos. O recurso a esta tecnologia facilita o envolvimento dos alunos em especial na discussão das tarefas, na qual são mobilizadas muitas das suas funcionalidades, e proporciona um aumento das interações subjacentes à partilha de ideias e justificação de raciocínios; **** The interactive whiteboard and the development of the dialogic interaction in mathematics classroom Abstract: This research aims to analyse the contributions of the use of the interactive whiteboard on the development of dialogical interaction in mathematics class. A qualitative and interpretative methodological approach was adopted, with the design of a case study of an 8th grade school class, in partnership with the respective maths teacher, from an Alentejo Central city basic school. The data collection took place in 2011/2012 and was based on the observation and documental analysis concerning the development of a didactical intervention, characterized by diversified mathematical tasks and an exploratory dynamics of the class supported by the interactive whiteboard. The study allowed to conclude that the interactive whiteboard can be used with different levels of interactivity but, in general, promotes the development of dialogical interaction in class, favoring the construction of mathematical knowledge by the students. The use of this technology enables the involvement of students particularly at tasks discussion level, in which many of its features are mobilized, providing an increase of interactions underlying the sharing of ideas and the reasoning justification.
id RCAP_4a6f1dfbf92882c1ff67ca78f69ad8de
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10958
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O quadro interativo e o desenvolvimento da interação dialógica na aula de matemáticaInteração dialógicaInteratividadeQuadro interativoMatemáticaDialogic interactionInteractivityInteractive whiteboardMathematicsPretende-se com esta investigação analisar os contributos da utilização do quadro interativo para o desenvolvimento da interação dialógica na aula de Matemática. Tendo em vista este objetivo principal, adotou-se uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e interpretativa, recaindo na modalidade de estudo de caso de uma turma do 8.º ano de escolaridade, em articulação com a respetiva professora de Matemática, de uma escola básica de uma cidade do Alentejo Central. A recolha de dados decorreu no ano letivo 2011/2012 e baseou-se na observação e análise documental relativa a um conjunto de aulas em que se implementou uma intervenção didática com tarefas diversificadas e uma dinâmica de aula de natureza exploratória. O estudo permitiu concluir que o quadro interativo pode ser usado com diferentes níveis de interatividade mas, de um modo geral, potencia o desenvolvimento da interação dialógica na aula, favorecendo a construção do conhecimento matemático pelos alunos. O recurso a esta tecnologia facilita o envolvimento dos alunos em especial na discussão das tarefas, na qual são mobilizadas muitas das suas funcionalidades, e proporciona um aumento das interações subjacentes à partilha de ideias e justificação de raciocínios; **** The interactive whiteboard and the development of the dialogic interaction in mathematics classroom Abstract: This research aims to analyse the contributions of the use of the interactive whiteboard on the development of dialogical interaction in mathematics class. A qualitative and interpretative methodological approach was adopted, with the design of a case study of an 8th grade school class, in partnership with the respective maths teacher, from an Alentejo Central city basic school. The data collection took place in 2011/2012 and was based on the observation and documental analysis concerning the development of a didactical intervention, characterized by diversified mathematical tasks and an exploratory dynamics of the class supported by the interactive whiteboard. The study allowed to conclude that the interactive whiteboard can be used with different levels of interactivity but, in general, promotes the development of dialogical interaction in class, favoring the construction of mathematical knowledge by the students. The use of this technology enables the involvement of students particularly at tasks discussion level, in which many of its features are mobilized, providing an increase of interactions underlying the sharing of ideas and the reasoning justification.Universidade de Évora2014-06-03T12:07:21Z2014-06-032014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10958http://hdl.handle.net/10174/10958TID:201234157porEscola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educaçãocarlareis@gmail.com229Reis, Carla Sofia Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:55.429076Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O quadro interativo e o desenvolvimento da interação dialógica na aula de matemática
title O quadro interativo e o desenvolvimento da interação dialógica na aula de matemática
spellingShingle O quadro interativo e o desenvolvimento da interação dialógica na aula de matemática
Reis, Carla Sofia Pereira
Interação dialógica
Interatividade
Quadro interativo
Matemática
Dialogic interaction
Interactivity
Interactive whiteboard
Mathematics
title_short O quadro interativo e o desenvolvimento da interação dialógica na aula de matemática
title_full O quadro interativo e o desenvolvimento da interação dialógica na aula de matemática
title_fullStr O quadro interativo e o desenvolvimento da interação dialógica na aula de matemática
title_full_unstemmed O quadro interativo e o desenvolvimento da interação dialógica na aula de matemática
title_sort O quadro interativo e o desenvolvimento da interação dialógica na aula de matemática
author Reis, Carla Sofia Pereira
author_facet Reis, Carla Sofia Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Carla Sofia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Interação dialógica
Interatividade
Quadro interativo
Matemática
Dialogic interaction
Interactivity
Interactive whiteboard
Mathematics
topic Interação dialógica
Interatividade
Quadro interativo
Matemática
Dialogic interaction
Interactivity
Interactive whiteboard
Mathematics
description Pretende-se com esta investigação analisar os contributos da utilização do quadro interativo para o desenvolvimento da interação dialógica na aula de Matemática. Tendo em vista este objetivo principal, adotou-se uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e interpretativa, recaindo na modalidade de estudo de caso de uma turma do 8.º ano de escolaridade, em articulação com a respetiva professora de Matemática, de uma escola básica de uma cidade do Alentejo Central. A recolha de dados decorreu no ano letivo 2011/2012 e baseou-se na observação e análise documental relativa a um conjunto de aulas em que se implementou uma intervenção didática com tarefas diversificadas e uma dinâmica de aula de natureza exploratória. O estudo permitiu concluir que o quadro interativo pode ser usado com diferentes níveis de interatividade mas, de um modo geral, potencia o desenvolvimento da interação dialógica na aula, favorecendo a construção do conhecimento matemático pelos alunos. O recurso a esta tecnologia facilita o envolvimento dos alunos em especial na discussão das tarefas, na qual são mobilizadas muitas das suas funcionalidades, e proporciona um aumento das interações subjacentes à partilha de ideias e justificação de raciocínios; **** The interactive whiteboard and the development of the dialogic interaction in mathematics classroom Abstract: This research aims to analyse the contributions of the use of the interactive whiteboard on the development of dialogical interaction in mathematics class. A qualitative and interpretative methodological approach was adopted, with the design of a case study of an 8th grade school class, in partnership with the respective maths teacher, from an Alentejo Central city basic school. The data collection took place in 2011/2012 and was based on the observation and documental analysis concerning the development of a didactical intervention, characterized by diversified mathematical tasks and an exploratory dynamics of the class supported by the interactive whiteboard. The study allowed to conclude that the interactive whiteboard can be used with different levels of interactivity but, in general, promotes the development of dialogical interaction in class, favoring the construction of mathematical knowledge by the students. The use of this technology enables the involvement of students particularly at tasks discussion level, in which many of its features are mobilized, providing an increase of interactions underlying the sharing of ideas and the reasoning justification.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-03T12:07:21Z
2014-06-03
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10958
http://hdl.handle.net/10174/10958
TID:201234157
url http://hdl.handle.net/10174/10958
identifier_str_mv TID:201234157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Escola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educação
carlareis@gmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136534644916224