O quadro interativo e o desenvolvimento da interação dialógica na aula de matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10958 |
Resumo: | Pretende-se com esta investigação analisar os contributos da utilização do quadro interativo para o desenvolvimento da interação dialógica na aula de Matemática. Tendo em vista este objetivo principal, adotou-se uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e interpretativa, recaindo na modalidade de estudo de caso de uma turma do 8.º ano de escolaridade, em articulação com a respetiva professora de Matemática, de uma escola básica de uma cidade do Alentejo Central. A recolha de dados decorreu no ano letivo 2011/2012 e baseou-se na observação e análise documental relativa a um conjunto de aulas em que se implementou uma intervenção didática com tarefas diversificadas e uma dinâmica de aula de natureza exploratória. O estudo permitiu concluir que o quadro interativo pode ser usado com diferentes níveis de interatividade mas, de um modo geral, potencia o desenvolvimento da interação dialógica na aula, favorecendo a construção do conhecimento matemático pelos alunos. O recurso a esta tecnologia facilita o envolvimento dos alunos em especial na discussão das tarefas, na qual são mobilizadas muitas das suas funcionalidades, e proporciona um aumento das interações subjacentes à partilha de ideias e justificação de raciocínios; **** The interactive whiteboard and the development of the dialogic interaction in mathematics classroom Abstract: This research aims to analyse the contributions of the use of the interactive whiteboard on the development of dialogical interaction in mathematics class. A qualitative and interpretative methodological approach was adopted, with the design of a case study of an 8th grade school class, in partnership with the respective maths teacher, from an Alentejo Central city basic school. The data collection took place in 2011/2012 and was based on the observation and documental analysis concerning the development of a didactical intervention, characterized by diversified mathematical tasks and an exploratory dynamics of the class supported by the interactive whiteboard. The study allowed to conclude that the interactive whiteboard can be used with different levels of interactivity but, in general, promotes the development of dialogical interaction in class, favoring the construction of mathematical knowledge by the students. The use of this technology enables the involvement of students particularly at tasks discussion level, in which many of its features are mobilized, providing an increase of interactions underlying the sharing of ideas and the reasoning justification. |
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