A hora do lanche: estratégias para a promoção de uma alimentação saudável e sustentável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2158 |
Resumo: | O presente estudo realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Após observação dos lanches escolares dos alunos, foi possível perceber que estes demonstravam maus hábitos alimentares. Assim, depois de ter sido verificada na literatura a pertinência do tema, este foi escolhido para ser trabalhado ao longo deste estudo. A alimentação e o impacto que as nossas atitudes podem ter no meio ambiente são temas que cada vez provocam maior preocupação na sociedade atual. Como tal, com o presente estudo pretendeu-se consciencializar alunos do 3.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, para a importância de alterar hábitos alimentares e fazer escolhas com menos impactos no meio ambiente. Deste modo, foram elaboradas e aplicadas ao longo da intervenção pedagógica quatro atividades que procuraram promover a alteração dos lanches escolares dos alunos, com maior enfoque no consumo excessivo de açúcar e no uso excessivo de plásticos. Neste estudo optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se privilegiado como métodos de recolha de dados a observação, questionários, focus group, análise documental e gravações áudio e vídeo. A análise dos resultados revelou progressos importantes nas aprendizagens dos alunos sobre o conceito de lanche saudável: enquanto no Questionário Inicial se observa 10,5% de respostas que indicam um lanche apropriado, no Questionário Final verifica-se um aumento para 52,6% na percentagem de alunos que apresentam uma proposta saudável. Contudo, apesar de durante as observações se ter constatado maior compreensão do conceito de alimentação saudável, comparativamente ao conceito de sustentabilidade, verificaram-se mudanças mais efetivas nos lanches escolares dos alunos relativamente ao último. Conclui-se que é essencial continuar a desenvolver estratégias para promover estes temas, uma vez que os alunos se mostraram reticentes em alterar os seus hábitos. |
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Como tal, com o presente estudo pretendeu-se consciencializar alunos do 3.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, para a importância de alterar hábitos alimentares e fazer escolhas com menos impactos no meio ambiente. Deste modo, foram elaboradas e aplicadas ao longo da intervenção pedagógica quatro atividades que procuraram promover a alteração dos lanches escolares dos alunos, com maior enfoque no consumo excessivo de açúcar e no uso excessivo de plásticos. Neste estudo optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se privilegiado como métodos de recolha de dados a observação, questionários, focus group, análise documental e gravações áudio e vídeo. A análise dos resultados revelou progressos importantes nas aprendizagens dos alunos sobre o conceito de lanche saudável: enquanto no Questionário Inicial se observa 10,5% de respostas que indicam um lanche apropriado, no Questionário Final verifica-se um aumento para 52,6% na percentagem de alunos que apresentam uma proposta saudável. Contudo, apesar de durante as observações se ter constatado maior compreensão do conceito de alimentação saudável, comparativamente ao conceito de sustentabilidade, verificaram-se mudanças mais efetivas nos lanches escolares dos alunos relativamente ao último. Conclui-se que é essencial continuar a desenvolver estratégias para promover estes temas, uma vez que os alunos se mostraram reticentes em alterar os seus hábitos.The present study was carried out within the scope of Supervised Teaching Practice (PES), a curricular unit included in the Master's Degree in Pre-School and Primary Education at College of Education from Viana do Castelo Polytechnic Institute. After observing the school snacks brought by children attending 3rd year of primary education (aged 8-10 years old), it was possible to perceive their poor eating habits. Therefore, this problem was selected as key issue to be explored in this study, with basis on the recognition of its pertinence through literature review. The impact that our lifestyle and behaviours can have on the environment, in particular our eating habits is of great concern in today's society. As such, the present study aimed to raise students' awareness to the importance of changing these habits and making choices with less impact on the environment. Therefore, four activities were developed and implemented throughout the pedagogical intervention in order to promote a positive change in students' school snacks, with focus on excess sugar consumption and plastics use. A qualitative methodology was chosen in this study, focusing on observation, questionnaires, focus group, documentary analysis and audio and video recordings as data collection methods. The results analysis revealed an important progress in the students' learning about the concept of healthy snack: while in the Initial Questionnaire there are 10.5% responses that indicate an appropriate snack, in the Final Questionnaire there is an increase to 52.6% in the percentage of students presenting a healthy option. However, in spite of the fact that, during the observations, a greater understanding of the concept of healthy eating was observed, compared with the concept of sustainability, there were more effective changes in the students' school snacks compared to the last one. In conclusion, it is essential to continue to develop strategies to promote healthy eating, since students have been reluctant to change their habits.2019-03-14T18:31:19Z2019-02-06T00:00:00Z2019-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2158TID:202191435porRodrigues, Tânia Raquel Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-28T08:41:31Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:05.530345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Após observação dos lanches escolares dos alunos, foi possível perceber que estes demonstravam maus hábitos alimentares. Assim, depois de ter sido verificada na literatura a pertinência do tema, este foi escolhido para ser trabalhado ao longo deste estudo. A alimentação e o impacto que as nossas atitudes podem ter no meio ambiente são temas que cada vez provocam maior preocupação na sociedade atual. Como tal, com o presente estudo pretendeu-se consciencializar alunos do 3.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, para a importância de alterar hábitos alimentares e fazer escolhas com menos impactos no meio ambiente. Deste modo, foram elaboradas e aplicadas ao longo da intervenção pedagógica quatro atividades que procuraram promover a alteração dos lanches escolares dos alunos, com maior enfoque no consumo excessivo de açúcar e no uso excessivo de plásticos. Neste estudo optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, tendo-se privilegiado como métodos de recolha de dados a observação, questionários, focus group, análise documental e gravações áudio e vídeo. A análise dos resultados revelou progressos importantes nas aprendizagens dos alunos sobre o conceito de lanche saudável: enquanto no Questionário Inicial se observa 10,5% de respostas que indicam um lanche apropriado, no Questionário Final verifica-se um aumento para 52,6% na percentagem de alunos que apresentam uma proposta saudável. Contudo, apesar de durante as observações se ter constatado maior compreensão do conceito de alimentação saudável, comparativamente ao conceito de sustentabilidade, verificaram-se mudanças mais efetivas nos lanches escolares dos alunos relativamente ao último. Conclui-se que é essencial continuar a desenvolver estratégias para promover estes temas, uma vez que os alunos se mostraram reticentes em alterar os seus hábitos. |
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