O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria João Rocha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2811
Resumo: Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 9 de Janeiro de 2014, Universidade dos Açores.
id RCAP_4a78b1d7b8e884103d02c968e909e1f7
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2811
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianosComportamento do ConsumidorConsumidor EtnocêntricoMarca ComercialAzorean BrandConsumer's BehaviorEthnocentric ConsumersWTPDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 9 de Janeiro de 2014, Universidade dos Açores.Nos últimos anos a economia açoriana tem sido alvo de grandes reformulações e adaptações. A crescente preocupação pela divulgação da “marca Açores” tem contribuído para a criação de novas campanhas de lançamento e dinamização daquilo que a “nossa terra” oferece. O comportamento dos consumidores locais perante os produtos açorianos sustentabilizou o seguinte estudo. Compreender o lugar que a “marca Açores” ocupa no imaginário dos consumidores, bem como a etnocentricidade inerente ao seu comportamento, estão directamente relacionados com a expansão económica regional. Saber o WTP dos clientes pelo consumo de produtos de cariz açoriano, fomenta não só o incremento de novas gamas de produtos, como também estimula o desenvolvimento do comércio local. A recolha bibliográfica efectuada serviu de base à concepção do modelo evidenciado na presente pesquisa, o qual alicerçou o estudo do comportamento do consumidor regional. Uma vez que este estudo abrange, de um modo geral, várias categorias de produtos açorianos, apresenta conclusões gerais, o que em parte condiciona a resposta dos inquiridos. Esta limitação poderá servir de ponto de partida para um estudo mais detalhado sobre o comportamento do consumidor perante as diversas categorias de produtos regionais.ABSTRACT: During the past years, the Azorean economy has suffered extensive reformulations and adaptations. The increasing emphasis on the disclosure of the “Azorean brand” contributed in a significant way to the creation of new launch campaigns and stimulation of what “our land” has to offer. The behavior of the local consumers was the foundation of the present investigation. This is because understanding the influence of the “Azorean brand” in the imaginations of the consumers, and the ethnocentricity of their behaviors, are directly related with the regional economic expansion. Knowing the clients’ WTP toward Azorean products leads to an increase of new products and further stimulates the development of the local market. The presented bibliographic collection was considered the foundation of the research’s model, based on the study of regional consumer behavior. Considering that the current research reflects different categories of Azorean products, the conclusions are general in nature, and conditioned according to the respondents’ answers. This limitation can be seen as an opportunity for a more detailed research of consumers’ behavior regarding different categories of regional products.Tiago, Maria Teresa BorgesRepositório da Universidade dos AçoresVieira, Maria João Rocha2014-02-21T13:51:48Z2014-01-092014-01-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2811201391813porVieira, Maria João Rocha. "O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianos". 2014. 129 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:41Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:28.330368Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianos
title O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianos
spellingShingle O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianos
Vieira, Maria João Rocha
Comportamento do Consumidor
Consumidor Etnocêntrico
Marca Comercial
Azorean Brand
Consumer's Behavior
Ethnocentric Consumers
WTP
title_short O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianos
title_full O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianos
title_fullStr O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianos
title_full_unstemmed O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianos
title_sort O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianos
author Vieira, Maria João Rocha
author_facet Vieira, Maria João Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiago, Maria Teresa Borges
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria João Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do Consumidor
Consumidor Etnocêntrico
Marca Comercial
Azorean Brand
Consumer's Behavior
Ethnocentric Consumers
WTP
topic Comportamento do Consumidor
Consumidor Etnocêntrico
Marca Comercial
Azorean Brand
Consumer's Behavior
Ethnocentric Consumers
WTP
description Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 9 de Janeiro de 2014, Universidade dos Açores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-21T13:51:48Z
2014-01-09
2014-01-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2811
201391813
url http://hdl.handle.net/10400.3/2811
identifier_str_mv 201391813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, Maria João Rocha. "O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianos". 2014. 129 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130704879026176