A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Talissa Rodino Lopes de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11333
Resumo: Numa sociedade em que o consumo cresce cada vez mais, é imprescindível aos profissionais de marketing buscar entender o seu público consumidor. Tendo em vista que o consumo feminino está crescendo bastante ultimamente e que as empresas estão buscando compreender suas necessidade, demandas e desejos, esse trabalho mostra de que forma a marca contribui para a escolha de determinadas mercadorias e verifica até que ponto que a marca é entendida pelo consumidor como um fator determinante no processo de escolha. Dessa forma, o objetivo final desse projeto é descrever a influência da marca no processo decisório de compra de absorventes, mais especificamente das estudantes de Administração da Universidade Federal Fluminense. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas sobre os aspectos relacionados à marca, aos fatores que influenciam no comportamento do consumidor, ao processo de decisão de compra e sobre o perfil da consumidora feminina. Complementarmente, foram realizadas entrevistas com as estudantes de Administração da Universidade Federal Fluminense na busca de compreender como a marca influencia na decisão de compra das mesmas. Os respondentes reforçaram a influência da marca no processo de compra. Quanto aos fatores que levam a amostra a optar por uma marca, os que se destacaram foram as características e a qualidade do produto. Já quanto aos fatores que possuem mínima influência na decisão de escolha da marca de absorvente, se destacaram o preço, a publicidade da marca e o fato de ser usado por pessoas conhecidas
id UFF-2_472a08ef890c9ebf7ce5a7ce38a84b11
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11333
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFFMarcaComportamento do consumidorConsumidora femininaInfluência da marcaCompraAdministraçãoBrandConsumer behaviorFemale consumersInfluence of the brandPurchaseNuma sociedade em que o consumo cresce cada vez mais, é imprescindível aos profissionais de marketing buscar entender o seu público consumidor. Tendo em vista que o consumo feminino está crescendo bastante ultimamente e que as empresas estão buscando compreender suas necessidade, demandas e desejos, esse trabalho mostra de que forma a marca contribui para a escolha de determinadas mercadorias e verifica até que ponto que a marca é entendida pelo consumidor como um fator determinante no processo de escolha. Dessa forma, o objetivo final desse projeto é descrever a influência da marca no processo decisório de compra de absorventes, mais especificamente das estudantes de Administração da Universidade Federal Fluminense. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas sobre os aspectos relacionados à marca, aos fatores que influenciam no comportamento do consumidor, ao processo de decisão de compra e sobre o perfil da consumidora feminina. Complementarmente, foram realizadas entrevistas com as estudantes de Administração da Universidade Federal Fluminense na busca de compreender como a marca influencia na decisão de compra das mesmas. Os respondentes reforçaram a influência da marca no processo de compra. Quanto aos fatores que levam a amostra a optar por uma marca, os que se destacaram foram as características e a qualidade do produto. Já quanto aos fatores que possuem mínima influência na decisão de escolha da marca de absorvente, se destacaram o preço, a publicidade da marca e o fato de ser usado por pessoas conhecidasIn a society where consumption grows more and more, it is essential for marketing professionals to understand their public audiences. Given that female consumption has been growing a lot lately and that companies are seeking to understand their needs, demands and desires, this work shows how the brand contributes to the choice of certain goods and verifies to what extent the brand is understood by the consumer as a determining factor in the process of choice. Thus, the final objective of this project is to describe the influence of the brand in the decision-making process for the purchase of tampons, more specifically from the students of administration of Universidade Federal Fluminense. For this, bibliographic research on aspects related to the brand, factors influencing consumer behavior, purchasing decisionmaking process and the profile of female consumers were made. In addition, interviews were conducted with the students of administration of Universidade Federal Fluminense in search of understanding how the brand influences their decision to purchase. Respondents reinforced the brand's influence in the purchasing process. As for the factors that lead the sample to opt for a brand, the ones that stood out were the characteristics and quality of the product. As for factors that do not interfere in the decision to choose the brand of tampons, the price, advertising of the brand and the fact of being used by known people were highlighted70 f.NiteróiRamos Filho, Américo da CostaMontalvão, Sérgio de SousaFontanillas, Carlos NavarroOliveira, Talissa Rodino Lopes de2019-09-17T21:19:16Z2019-09-17T21:19:16Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira, Talissa Rodino Lopes de. A influência da marca no processo decisório de compra do consumidor - um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF / Talissa Rodino Lopes de Oliveira; Américo da Costa Ramos Filho, orientador. Niterói, 2019. 70 f.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11333Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-14T23:07:06Zoai:app.uff.br:1/11333Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-14T23:07:06Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF
title A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF
spellingShingle A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF
Oliveira, Talissa Rodino Lopes de
Marca
Comportamento do consumidor
Consumidora feminina
Influência da marca
Compra
Administração
Brand
Consumer behavior
Female consumers
Influence of the brand
Purchase
title_short A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF
title_full A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF
title_fullStr A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF
title_full_unstemmed A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF
title_sort A influência da marca no processo decisorio de compra do consumidor: um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF
author Oliveira, Talissa Rodino Lopes de
author_facet Oliveira, Talissa Rodino Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos Filho, Américo da Costa
Montalvão, Sérgio de Sousa
Fontanillas, Carlos Navarro
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Talissa Rodino Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Comportamento do consumidor
Consumidora feminina
Influência da marca
Compra
Administração
Brand
Consumer behavior
Female consumers
Influence of the brand
Purchase
topic Marca
Comportamento do consumidor
Consumidora feminina
Influência da marca
Compra
Administração
Brand
Consumer behavior
Female consumers
Influence of the brand
Purchase
description Numa sociedade em que o consumo cresce cada vez mais, é imprescindível aos profissionais de marketing buscar entender o seu público consumidor. Tendo em vista que o consumo feminino está crescendo bastante ultimamente e que as empresas estão buscando compreender suas necessidade, demandas e desejos, esse trabalho mostra de que forma a marca contribui para a escolha de determinadas mercadorias e verifica até que ponto que a marca é entendida pelo consumidor como um fator determinante no processo de escolha. Dessa forma, o objetivo final desse projeto é descrever a influência da marca no processo decisório de compra de absorventes, mais especificamente das estudantes de Administração da Universidade Federal Fluminense. Para isso, foram feitas pesquisas bibliográficas sobre os aspectos relacionados à marca, aos fatores que influenciam no comportamento do consumidor, ao processo de decisão de compra e sobre o perfil da consumidora feminina. Complementarmente, foram realizadas entrevistas com as estudantes de Administração da Universidade Federal Fluminense na busca de compreender como a marca influencia na decisão de compra das mesmas. Os respondentes reforçaram a influência da marca no processo de compra. Quanto aos fatores que levam a amostra a optar por uma marca, os que se destacaram foram as características e a qualidade do produto. Já quanto aos fatores que possuem mínima influência na decisão de escolha da marca de absorvente, se destacaram o preço, a publicidade da marca e o fato de ser usado por pessoas conhecidas
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-17T21:19:16Z
2019-09-17T21:19:16Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, Talissa Rodino Lopes de. A influência da marca no processo decisório de compra do consumidor - um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF / Talissa Rodino Lopes de Oliveira; Américo da Costa Ramos Filho, orientador. Niterói, 2019. 70 f.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11333
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Oliveira, Talissa Rodino Lopes de. A influência da marca no processo decisório de compra do consumidor - um estudo sobre a compra de absorventes das estudantes da faculdade de Administração da UFF / Talissa Rodino Lopes de Oliveira; Américo da Costa Ramos Filho, orientador. Niterói, 2019. 70 f.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135346387877888