RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Célia Rosa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/6352
Resumo: Tese de Mestrado em Educação
id RCAP_4aa7a0fb2dceeacdb84dd76d4e5ff5d3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6352
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico371.68Tese de Mestrado em EducaçãoA Robótica tem vindo a afirmar-se nos últimos anos como uma ferramenta pedagógica extremamente útil, ainda que emergente, em especial ao nível da educação científica e tecnológica. Neste contexto o 1º ciclo do Ensino Básico tem constituído o parente pobre, sendo raríssimos os estudos da aplicabilidade desta ferramenta neste nível de ensino. Este trabalho visa colmatar esta lacuna, uma vez que se trata de um estudo que aborda o desenvolvimento de um projecto de Robótica envolvendo a construção e a programação de robôs Lego Mindstorms por alunos do 1º ciclo. O projecto passou pela dramatização com os robôs da história popular da “Carochinha”. Cada um dos robôs envolvidos representava uma das personagens da história e tinha que seguir um conjunto de passos que emergiam da própria sequência dos acontecimentos da mesma. O estudo desenvolvido foi organizado em várias fases tendo incluído uma etapa de aprendizagem dos conceitos envolvidos por parte dos alunos participantes e o desenvolvimento da “peça” propriamente dita. Foram trabalhadas competências ao nível da Matemática, das Ciências, da Língua Portuguesa e das Expressões Dramática, Musical, Plástica e Tecnológica O estudo realizado foi de índole qualitativa, inserindo-se num paradigma interpretativo da investigação educativa. Foram usados como instrumentos de recolha de dados a observação directa, os registos em vídeo, questionários e entrevistas e ainda os documentos produzidos pelos alunos. Estes foram usados para aferir da evolução dos participantes ao longo do projecto e das suas atitudes perante o mesmo. Foram analisadas as competências trabalhadas nas actividades, bem como a relação destas com as filosofias construtivista e construcionista do processo de ensino/ aprendizagem.Robotics has become a very useful emergent pedagogical tool in the last few years, specially in the scientific and technological education. In this scenario, elementary education has been disregarded, being quite scarce the studies of the applicability of this tool to this teaching level. This work aims at making a contribution to minimize this problem, making a study that involves the development of a Robotics project, that included the construction and programming of Lego Mindstorms robotics kits by elementary school students. The project has gone through the dramatization of the popular tale “Carochinha”. Each of the robots involved represented one of the characters in the play, that has to follow a number of steps that emerged form the sequence of events in the story. The project was organized in a number of parts including a learning step where the students had to become acquainted with the main concepts involved in Robotics. Next, the dramatization of the play itself took place. A number of skills were developed in the areas of Mathematics, Science, Portuguese Language, Drama, Music, Arts and Technology. The study was of a qualitative nature. A number of instruments was used to gather data, namely direct observation, video filming, questionnaires and interviews, and also documents produced by the students. These were used to evaluate the evolution of the students along the project and their attitudes. The skills needed to the activities were analyzed as well as the relationship with the constructivist/ construcionist approaches to the learning processes.Coutinho, Clara PereiraCosta, Manuel F. M.Universidade do MinhoRibeiro, Célia Rosa2006-12-222006-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/6352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:32:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/6352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:42.884224Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
title RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
Ribeiro, Célia Rosa
371.68
title_short RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
title_full RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
title_sort RobôCarochinha : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico
author Ribeiro, Célia Rosa
author_facet Ribeiro, Célia Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
Costa, Manuel F. M.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Célia Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv 371.68
topic 371.68
description Tese de Mestrado em Educação
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-22
2006-12-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/6352
url http://hdl.handle.net/1822/6352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132769489518592