Como pode a relação professor-aluno potenciar a aprendizagem da economia numa turma do 10º ano de escolaridade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Osvaldo Ribeiro Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7468
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012
id RCAP_54d370f07346268bd3bc5681324b6e3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7468
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como pode a relação professor-aluno potenciar a aprendizagem da economia numa turma do 10º ano de escolaridade?Ensino da economiaRelação educativaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012Este relatório tem como principal objectivo a análise de como uma boa relação professor-aluno, pode potenciar a aprendizagem da economia. O trabalho foi desenvolvido na escola secundária de São João do Estoril e partiu do pressuposto de que a relação professor/aluno pode potenciar a aprendizagem, isto é, a atitude do professor para com os seus alunos, a sua maior ou menor aproximação, o clima de confiança que conseguir estabelecer com eles, pode influenciar a aprendizagem.This work proposal has as main aim the analysis of how a teacher-student good relationship may reinforce the learning. The work was developed at São João do Estoril secondary school, based on that teacher-student relationship may reinforce the learning through teacher’s attitude towards his students, his more or less proximity and the confidence with them which can influence the learning. If we accept that students should be motivated for learning and, just when that happens they can dedicate themselves as students, in this case the teacher’s role and his proximity will be important and decisive. Indeed, teacher must show availability and open-mind to talk and reflect about his students’ points of view creating, like this, a mutual confidence and empathy environment.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaNunes, Osvaldo Ribeiro Martins2013-01-04T16:30:55Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7468porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:50:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:16.702144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como pode a relação professor-aluno potenciar a aprendizagem da economia numa turma do 10º ano de escolaridade?
title Como pode a relação professor-aluno potenciar a aprendizagem da economia numa turma do 10º ano de escolaridade?
spellingShingle Como pode a relação professor-aluno potenciar a aprendizagem da economia numa turma do 10º ano de escolaridade?
Nunes, Osvaldo Ribeiro Martins
Ensino da economia
Relação educativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Como pode a relação professor-aluno potenciar a aprendizagem da economia numa turma do 10º ano de escolaridade?
title_full Como pode a relação professor-aluno potenciar a aprendizagem da economia numa turma do 10º ano de escolaridade?
title_fullStr Como pode a relação professor-aluno potenciar a aprendizagem da economia numa turma do 10º ano de escolaridade?
title_full_unstemmed Como pode a relação professor-aluno potenciar a aprendizagem da economia numa turma do 10º ano de escolaridade?
title_sort Como pode a relação professor-aluno potenciar a aprendizagem da economia numa turma do 10º ano de escolaridade?
author Nunes, Osvaldo Ribeiro Martins
author_facet Nunes, Osvaldo Ribeiro Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerdeira, Luísa, 1956-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Osvaldo Ribeiro Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da economia
Relação educativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino da economia
Relação educativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-01-04T16:30:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7468
url http://hdl.handle.net/10451/7468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134214362234880