Língua portuguesa em Timor-Leste: ensino e cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Nuno Carlos Henriques de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/479
Resumo: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
id RCAP_4ab7302939ff582b4a1e0311aac577c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/479
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Língua portuguesa em Timor-Leste: ensino e cidadaniaLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Timor-LesteMultilinguismoComunicação interculturalEducação para a cidadaniaTese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009Este trabalho pretende apresentar um quadro geral da situação da língua portuguesa e do seu ensino em Timor-Leste, associando-o ao desenvolvimento de valores de cidadania. Para tal, começa-se por contextualizar a presença da língua portuguesa naquele país, através da apresentação de dados históricos, analisando o papel desta língua na formação de uma identidade cultural timorense e apresentando muito brevemente o panorama linguístico actual, onde a língua portuguesa está inserida. Observando conceitos da área da Didáctica das Línguas, é construído um quadro teórico que olha para o estatuto da língua portuguesa em Timor-Leste e para o seu contexto de aprendizagem. O trabalho também se debruça sobre a relação entre língua e cultura, apontando possíveis efeitos negativos de uma reintrodução da língua portuguesa em Timor-Leste por agentes de cooperação portugueses, veiculadores de parâmetros culturais diferentes. Ao mesmo tempo, associa-se o ensino da língua portuguesa ao desenvolvimento de valores de cidadania democrática nos jovens aprendentes. Pretende-se ainda dar a conhecer o modo como os jovens do nível de ensino pré-secundário perspectivam a língua portuguesa através da apresentação e interpretação dos resultados da aplicação de um inquérito. Ao longo de todo o seu percurso, esta dissertação pretende retirar implicações práticas para optimizar e adequar a abordagem do ensino da língua portuguesa aos jovens, em Timor-Leste.This work intends to present a general framework of portuguese language situation and its teaching in East Timor, relating it to the development of citizenship values. To do that, it is started by contextualizing portuguese language presence in that country, through the presentation of historical data, analyzing this language role in the formation of an easttimorese cultural identity and presenting very briefly the actual linguistic panorama, where portuguese language is inserted. Observing concepts from Language Teaching area, it is built a theoretical framework that looks into portuguese language status in East Timor and its learning context. The work also delves into the relation between language and culture, pointing out possible negative effects of a portuguese language reintroduction in East Timor by portuguese cooperation agents, carriers of different cultural parameters. At the same time, portuguese language teaching is associated to development of democratic citizenship values in young learners. It is also intended to show how pre-secondary level students perspective the portuguese language, through an enquiry results presentation and interpretation. Along all its way, this dissertation intends to get practical implications to optimize and adequate approach to portuguese language teaching to youngsters, in East Timor.Grosso, Maria José dos Reis, 1953-Repositório da Universidade de LisboaAlmeida, Nuno Carlos Henriques de2010-06-22T09:21:44Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/479Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:18.682466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Língua portuguesa em Timor-Leste: ensino e cidadania
title Língua portuguesa em Timor-Leste: ensino e cidadania
spellingShingle Língua portuguesa em Timor-Leste: ensino e cidadania
Almeida, Nuno Carlos Henriques de
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Timor-Leste
Multilinguismo
Comunicação intercultural
Educação para a cidadania
title_short Língua portuguesa em Timor-Leste: ensino e cidadania
title_full Língua portuguesa em Timor-Leste: ensino e cidadania
title_fullStr Língua portuguesa em Timor-Leste: ensino e cidadania
title_full_unstemmed Língua portuguesa em Timor-Leste: ensino e cidadania
title_sort Língua portuguesa em Timor-Leste: ensino e cidadania
author Almeida, Nuno Carlos Henriques de
author_facet Almeida, Nuno Carlos Henriques de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grosso, Maria José dos Reis, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Nuno Carlos Henriques de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino - Timor-Leste
Multilinguismo
Comunicação intercultural
Educação para a cidadania
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino - Timor-Leste
Multilinguismo
Comunicação intercultural
Educação para a cidadania
description Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-06-22T09:21:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/479
url http://hdl.handle.net/10451/479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134154576625664