Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Oliveirinha, junto da turma do 8º B, no ano letivo de 2012/2013 : estratégias a adotar em educação física com alunos que sofrem de transtorno de défice de atenção com hiperatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Cristina Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/24055
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
id RCAP_4aba3a1b67ab3c17a94e427f57d0a4e6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/24055
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Oliveirinha, junto da turma do 8º B, no ano letivo de 2012/2013 : estratégias a adotar em educação física com alunos que sofrem de transtorno de défice de atenção com hiperatividadeEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.O presente documento, intitula-se como Relatório de Estágio Pedagógico com o qual pretendo apresentar uma reflexão descritiva do trabalho desenvolvido ao longo do Estágio pedagógico, que decorreu no Agrupamento de Escolas de Oliveirinha, no ano letivo de 2012/2013, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. O presente documento, visa ainda, discorrer sobre uma necessidade de aprendizagem profunda sobre o “transtorno de défice de atenção/hiperatividade”, visto que no decorrer do Estágio foram detetadas duas situações, com as quais senti carência de conhecimento e me obrigaram a aprofundar a situação, assim como a forma de lidar com esta patologia. Assim, para estes alunos, ao longo das aulas de Educação Física foi necessário a adoção de um conjunto de estratégias específicas, com as quais se constatou que estes alunos melhoram o seu aproveitamento em Educação Física, estando mais focados nas situações de aprendizagem e mais controlados face a certos comportamentos. O Estágio pedagógico, apresentou-se como o elemento fulcral no processo da minha aprendizagem, proporcionando a aquisição de um conjunto de experiências e competências fundamentais ao desenvolvimento e integração no mercado de trabalho como futura docente de Educação Física.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24055http://hdl.handle.net/10316/24055porFernandes, Ana Cristina Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:28:18Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:09.566121Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Oliveirinha, junto da turma do 8º B, no ano letivo de 2012/2013 : estratégias a adotar em educação física com alunos que sofrem de transtorno de défice de atenção com hiperatividade
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Oliveirinha, junto da turma do 8º B, no ano letivo de 2012/2013 : estratégias a adotar em educação física com alunos que sofrem de transtorno de défice de atenção com hiperatividade
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Oliveirinha, junto da turma do 8º B, no ano letivo de 2012/2013 : estratégias a adotar em educação física com alunos que sofrem de transtorno de défice de atenção com hiperatividade
Fernandes, Ana Cristina Martins
Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Oliveirinha, junto da turma do 8º B, no ano letivo de 2012/2013 : estratégias a adotar em educação física com alunos que sofrem de transtorno de défice de atenção com hiperatividade
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Oliveirinha, junto da turma do 8º B, no ano letivo de 2012/2013 : estratégias a adotar em educação física com alunos que sofrem de transtorno de défice de atenção com hiperatividade
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Oliveirinha, junto da turma do 8º B, no ano letivo de 2012/2013 : estratégias a adotar em educação física com alunos que sofrem de transtorno de défice de atenção com hiperatividade
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Oliveirinha, junto da turma do 8º B, no ano letivo de 2012/2013 : estratégias a adotar em educação física com alunos que sofrem de transtorno de défice de atenção com hiperatividade
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no agrupamento de escolas de Oliveirinha, junto da turma do 8º B, no ano letivo de 2012/2013 : estratégias a adotar em educação física com alunos que sofrem de transtorno de défice de atenção com hiperatividade
author Fernandes, Ana Cristina Martins
author_facet Fernandes, Ana Cristina Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Cristina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/24055
http://hdl.handle.net/10316/24055
url http://hdl.handle.net/10316/24055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133662768267264