Música interativa: processo criativo na composição de uma obra gamificada, na estrutura Gamebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34138 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma reflexão em torno do processo compositivo de uma obra musical interativa baseada no gênero Gamebook e os desafios que um compositor enfrenta ao criar uma peça nessa estrutura. O trabalho também discute a relação deste processo compositivo com o Dialogismo proposto pelo filósofo Mikhail Bakhtin no seu ensaio “Autor e Personagem”, e, apresenta uma análise da relação entre o compositor e os personagens num discurso não linear. Esta obra é o ínicio de uma pesquisa que consiste investigar a realização de um concerto em que os ouvintes escolhem o que ouvir ao longo da obra. Essas escolhas serão feitas através de uma aplicação de telemóvel onde eles responderão a perguntas sobre a obra que estão ouvindo. As suas respostas serão decisivas para a continuação e a conclusão do concerto. |
id |
RCAP_4ac6100c5d1a97f730ebf826d44ef481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34138 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Música interativa: processo criativo na composição de uma obra gamificada, na estrutura GamebookArte interativaGamebookProcesso criativoNarrativaComunicaçãoO presente trabalho apresenta uma reflexão em torno do processo compositivo de uma obra musical interativa baseada no gênero Gamebook e os desafios que um compositor enfrenta ao criar uma peça nessa estrutura. O trabalho também discute a relação deste processo compositivo com o Dialogismo proposto pelo filósofo Mikhail Bakhtin no seu ensaio “Autor e Personagem”, e, apresenta uma análise da relação entre o compositor e os personagens num discurso não linear. Esta obra é o ínicio de uma pesquisa que consiste investigar a realização de um concerto em que os ouvintes escolhem o que ouvir ao longo da obra. Essas escolhas serão feitas através de uma aplicação de telemóvel onde eles responderão a perguntas sobre a obra que estão ouvindo. As suas respostas serão decisivas para a continuação e a conclusão do concerto.This paper presents a reflection on the composition process of an interactive musical work based on the Gamebook genre and the challenges that a composer faces when creating a piece in this structure. The paper also discusses the relationship of this compositional process with the Dialogism proposed by the philosopher Mikhail Bakhtin in his essay “Author and Character”, and presents an analysis of the relationship between the composer and the characters in a non-linear discourse. This musical work is the beginning of a research that consists of investigating the performance of a concert in which listeners choose what to listen to throughout the work. These choices will be made through a mobile application where they will answer questions about the work they are listening to. Your answers will be decisive for the continuation and conclusion of the concert.2022-07-14T09:03:35Z2021-07-12T00:00:00Z2021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34138porSilva, Daiana Maciel dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:50Zoai:ria.ua.pt:10773/34138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:29.751390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Música interativa: processo criativo na composição de uma obra gamificada, na estrutura Gamebook |
title |
Música interativa: processo criativo na composição de uma obra gamificada, na estrutura Gamebook |
spellingShingle |
Música interativa: processo criativo na composição de uma obra gamificada, na estrutura Gamebook Silva, Daiana Maciel da Arte interativa Gamebook Processo criativo Narrativa Comunicação |
title_short |
Música interativa: processo criativo na composição de uma obra gamificada, na estrutura Gamebook |
title_full |
Música interativa: processo criativo na composição de uma obra gamificada, na estrutura Gamebook |
title_fullStr |
Música interativa: processo criativo na composição de uma obra gamificada, na estrutura Gamebook |
title_full_unstemmed |
Música interativa: processo criativo na composição de uma obra gamificada, na estrutura Gamebook |
title_sort |
Música interativa: processo criativo na composição de uma obra gamificada, na estrutura Gamebook |
author |
Silva, Daiana Maciel da |
author_facet |
Silva, Daiana Maciel da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daiana Maciel da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte interativa Gamebook Processo criativo Narrativa Comunicação |
topic |
Arte interativa Gamebook Processo criativo Narrativa Comunicação |
description |
O presente trabalho apresenta uma reflexão em torno do processo compositivo de uma obra musical interativa baseada no gênero Gamebook e os desafios que um compositor enfrenta ao criar uma peça nessa estrutura. O trabalho também discute a relação deste processo compositivo com o Dialogismo proposto pelo filósofo Mikhail Bakhtin no seu ensaio “Autor e Personagem”, e, apresenta uma análise da relação entre o compositor e os personagens num discurso não linear. Esta obra é o ínicio de uma pesquisa que consiste investigar a realização de um concerto em que os ouvintes escolhem o que ouvir ao longo da obra. Essas escolhas serão feitas através de uma aplicação de telemóvel onde eles responderão a perguntas sobre a obra que estão ouvindo. As suas respostas serão decisivas para a continuação e a conclusão do concerto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-12T00:00:00Z 2021-07-12 2022-07-14T09:03:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34138 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137710155235328 |