Educação integral : múltiplos olhares dos sujeitos no cotidiano da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Marisete Domingues Ribeiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6151
Resumo: A mudança de paradigma na educação vem construindo um novo conceito sobre o papel da escola, diante dos anseios e perspectiva da sociedade contemporânea. No Brasil, o Plano Nacional da Educação 2011-2020 prevê um aumento de 50% das escolas funcionando em tempo integral, na perspectiva de uma educação integral voltada para a formação do sujeito em sua totalidade. Considerando que apenas o aumento da jornada escolar não garante essa formação, esse contexto favoreceu a escolha da nossa investigação que tem como objetivo analisar as concepções de Educação Integral que vêm sendo tecidas nas escolas públicas municipais e estaduais do município de Recife, no estado de Pernambuco - Brasil, na visão da comunidade escolar, pois consideramos relevante o papel de cada segmento da comunidade no incremento de uma educação voltada para a formação do sujeito em sua integralidade. Perpassando pelas políticas públicas educacionais, que vêm sendo influenciadas pela globalização, promovendo a migração de políticas, que pode possibilitar muitas vezes, a “dialética entre o global e o local”. Para tanto, foi utilizada uma bordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se de técnicas como questionários e entrevistas, destinados a 303 alunos,116 pais e 09 professores das referidas escolas. A investigação esteve apoiada na linha teórica de diversos autores, dentre eles destacamos: Santos (2011), Nóvoa (2009), Mainardes (2006), Esteban (2008), Sácristan (2003), Teodoro (2003), Saviani (2007), Coelho&Cavaliere (2002), Pegorer (2014), Dias & Guedes (2010), Dutra (2013, 2014), Henry (2012), Magalhães (2008). A análise dos dados quantitativos foi feita no SPSS (Statistical Packet for the Social Science). A abordagem qualitativa baseou-se na Análise de Discurso (AD) na linha francesa privilegiando os sentidos e significações do discurso. Concluímos através da análise dos dados, que a comunidade escolar almeja uma educação de qualidade voltada para a formação integral do sujeito. No entanto, existe um desencontro no que se refere a Educação integral e escola em Tempo integral, do qual acreditamos ser necessário um redirecionamento das formações destinadas aos professores, para estudos dessas concepções, e um redirecionamento das ações da escola sobre o papel da família como corresponsável pelo processo de construção do sujeito crítico, participativo e atuante, protagonista do seu próprio conhecimento.
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Considerando que apenas o aumento da jornada escolar não garante essa formação, esse contexto favoreceu a escolha da nossa investigação que tem como objetivo analisar as concepções de Educação Integral que vêm sendo tecidas nas escolas públicas municipais e estaduais do município de Recife, no estado de Pernambuco - Brasil, na visão da comunidade escolar, pois consideramos relevante o papel de cada segmento da comunidade no incremento de uma educação voltada para a formação do sujeito em sua integralidade. Perpassando pelas políticas públicas educacionais, que vêm sendo influenciadas pela globalização, promovendo a migração de políticas, que pode possibilitar muitas vezes, a “dialética entre o global e o local”. Para tanto, foi utilizada uma bordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se de técnicas como questionários e entrevistas, destinados a 303 alunos,116 pais e 09 professores das referidas escolas. A investigação esteve apoiada na linha teórica de diversos autores, dentre eles destacamos: Santos (2011), Nóvoa (2009), Mainardes (2006), Esteban (2008), Sácristan (2003), Teodoro (2003), Saviani (2007), Coelho&Cavaliere (2002), Pegorer (2014), Dias & Guedes (2010), Dutra (2013, 2014), Henry (2012), Magalhães (2008). A análise dos dados quantitativos foi feita no SPSS (Statistical Packet for the Social Science). A abordagem qualitativa baseou-se na Análise de Discurso (AD) na linha francesa privilegiando os sentidos e significações do discurso. Concluímos através da análise dos dados, que a comunidade escolar almeja uma educação de qualidade voltada para a formação integral do sujeito. No entanto, existe um desencontro no que se refere a Educação integral e escola em Tempo integral, do qual acreditamos ser necessário um redirecionamento das formações destinadas aos professores, para estudos dessas concepções, e um redirecionamento das ações da escola sobre o papel da família como corresponsável pelo processo de construção do sujeito crítico, participativo e atuante, protagonista do seu próprio conhecimento.The changes in education paradigms have been building a new concept about the school role before the new aspirations and perspective s of the contemporary society. In Brazil, the National Plan for Education 2011 - 2020 foresee an increase of 50% in the number of full-time schools, in the perspective of a full-time education, focused on the instruction of the individual as a whole. Considering that just the increase of school hours does not guarantee this formation, this scenario supported our investigation choice, that aimed to analyze the understanding about full-time education that has been applied to state and municipal public schools located in the city of Recife, in the state of Pernambuco-Brazil, in the perspective of the school community, because its roles are considered relevant to improve the education focused on the instruction of the individual as a whole. Taking into account the educational public policies, which have been influenced by globalization, promoting the migration of policies, which can often enable, the "dialectic between the global and the local." Therefore, a qualitative and quantitative approach was used, using techniques such as questionnaires and interviews applied to 303 students, 116 parents and 09 teachers in full-time schools. The research was supported by the theories of several authors, among them: Santos(2011), Nóvoa(2009), Mainardes(2006), Esteban(2008), Sácristan(2003), Teodoro(2003), Saviani(2007), Coelho & Cavaliere(2002), Pegorer(2014), Dias & Guedes(2010), Dutra(2013, 2014), Henry (2012), Magalhães (2008). The quantitative data analysis was carried out using SPSS (Statistical Packet for the Social Sciences). The qualitative approach was based on Discourse Analysis (DA) in the French perspective, favoring the senses and meanings of speech. We concluded, through the data analysis, that the school community aims a quality education focused on the instruction of the individual as a whole. However, there is a mismatch in relation to full-time education and full-time schools, in which we believe that is necessary to,redirect the,teachers' training, to study these concepts, and to redirect the school's actions on the role of the family as a share responsibility in the process of building critical, participatory and,active individuals, protagonists of their own knowledge.2015-03-13T20:23:00Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6151TID:201252864porNunes, Marisete Domingues Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:06:35Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:06.977193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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