As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/108474 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
id |
RCAP_4ad7e381ca60693ff3565f3b8f121c55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/108474 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos PoéticosMetacognition Strategies in the Reading of Poetic Textsensino da literaturaestratégias de metacogniçãoimagens sensoriaisquestioningantecipações e inferênciasliterature teachingmetacognition strategiessensory imagesquestioningpredictions and inferencesRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThis internship report is part of the master’s degree in Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, which theme is “Metacognition Strategies in the Poetic Texts Reading”.In the first part, we characterise and reflect on the internship context.The second part develops the IR theme: adapting and applying a range of metacognition strategies set by Judi Moreillon in “Collaborative strategies for teaching reading comprehension – maximising your impact” (2007) to a 12th-grade class.Here, we also describe the three didactizations: first, “sensory images”; second, “questioning”; and third, “anticipations and inferences”. After each description, we analyse the associated data.Then, the final considerations arise: by recovering the data already analysed, we reflect again on the results of metacognition strategies application in the supervised pedagogical practice group. In addition, we also discuss some of the problems that have arisen and propose possible ways to avoid them in future applications of these and other metacognition strategies........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e é subordinado ao tema “As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos”. Na primeira parte, caracteriza-se o contexto em que foi realizado o estágio e faz-se uma reflexão sobre o mesmo.Na segunda parte, desenvolve-se o tema do relatório de estágio. Trata-se da adaptação e aplicação de um conjunto de estratégias de metacognição sugeridas por Judi Moreillon em “Collaborative strategies for teaching reading comprehension – maximizing your impact” (2007) a uma turma de 12.º ano. Descrevem-se, também, as três didatizações subordinadas ao tema do RE: a primeira, da estratégia de metacognição “imagens sensoriais”; a segunda, da estratégia de metacognição “questioning”; e a terceira, da estratégia de metacognição “antecipações e inferências”. Após cada descrição, analisam-se as respostas mais relevantes dos alunos, bem como os dados que lhe estão associados. Por fim, surgem as considerações finais: a partir dos dados já analisados, sintetizam-se os resultados da aplicação de estratégias de metacognição na turma da prática pedagógica supervisionada. Para além disso, reflete-se sobre o estudo realizado e sugerem-se possíveis formas de evitar problemas em aplicações futuras destas e outras estratégias de metacognição.............................................................................................................................2023-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108474http://hdl.handle.net/10316/108474TID:203344502porMarques, Carolina da Fonseca Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-29T22:08:24Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:46.080618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos Metacognition Strategies in the Reading of Poetic Texts |
title |
As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos |
spellingShingle |
As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos Marques, Carolina da Fonseca Matias ensino da literatura estratégias de metacognição imagens sensoriais questioning antecipações e inferências literature teaching metacognition strategies sensory images questioning predictions and inferences |
title_short |
As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos |
title_full |
As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos |
title_fullStr |
As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos |
title_full_unstemmed |
As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos |
title_sort |
As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos |
author |
Marques, Carolina da Fonseca Matias |
author_facet |
Marques, Carolina da Fonseca Matias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Carolina da Fonseca Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino da literatura estratégias de metacognição imagens sensoriais questioning antecipações e inferências literature teaching metacognition strategies sensory images questioning predictions and inferences |
topic |
ensino da literatura estratégias de metacognição imagens sensoriais questioning antecipações e inferências literature teaching metacognition strategies sensory images questioning predictions and inferences |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/108474 http://hdl.handle.net/10316/108474 TID:203344502 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/108474 |
identifier_str_mv |
TID:203344502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134131415678976 |