As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Carolina da Fonseca Matias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/108474
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_4ad7e381ca60693ff3565f3b8f121c55
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/108474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos PoéticosMetacognition Strategies in the Reading of Poetic Textsensino da literaturaestratégias de metacogniçãoimagens sensoriaisquestioningantecipações e inferênciasliterature teachingmetacognition strategiessensory imagesquestioningpredictions and inferencesRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThis internship report is part of the master’s degree in Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, which theme is “Metacognition Strategies in the Poetic Texts Reading”.In the first part, we characterise and reflect on the internship context.The second part develops the IR theme: adapting and applying a range of metacognition strategies set by Judi Moreillon in “Collaborative strategies for teaching reading comprehension – maximising your impact” (2007) to a 12th-grade class.Here, we also describe the three didactizations: first, “sensory images”; second, “questioning”; and third, “anticipations and inferences”. After each description, we analyse the associated data.Then, the final considerations arise: by recovering the data already analysed, we reflect again on the results of metacognition strategies application in the supervised pedagogical practice group. In addition, we also discuss some of the problems that have arisen and propose possible ways to avoid them in future applications of these and other metacognition strategies........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e é subordinado ao tema “As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos”. Na primeira parte, caracteriza-se o contexto em que foi realizado o estágio e faz-se uma reflexão sobre o mesmo.Na segunda parte, desenvolve-se o tema do relatório de estágio. Trata-se da adaptação e aplicação de um conjunto de estratégias de metacognição sugeridas por Judi Moreillon em “Collaborative strategies for teaching reading comprehension – maximizing your impact” (2007) a uma turma de 12.º ano. Descrevem-se, também, as três didatizações subordinadas ao tema do RE: a primeira, da estratégia de metacognição “imagens sensoriais”; a segunda, da estratégia de metacognição “questioning”; e a terceira, da estratégia de metacognição “antecipações e inferências”. Após cada descrição, analisam-se as respostas mais relevantes dos alunos, bem como os dados que lhe estão associados. Por fim, surgem as considerações finais: a partir dos dados já analisados, sintetizam-se os resultados da aplicação de estratégias de metacognição na turma da prática pedagógica supervisionada. Para além disso, reflete-se sobre o estudo realizado e sugerem-se possíveis formas de evitar problemas em aplicações futuras destas e outras estratégias de metacognição.............................................................................................................................2023-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/108474http://hdl.handle.net/10316/108474TID:203344502porMarques, Carolina da Fonseca Matiasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-29T22:08:24Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:46.080618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos
Metacognition Strategies in the Reading of Poetic Texts
title As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos
spellingShingle As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos
Marques, Carolina da Fonseca Matias
ensino da literatura
estratégias de metacognição
imagens sensoriais
questioning
antecipações e inferências
literature teaching
metacognition strategies
sensory images
questioning
predictions and inferences
title_short As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos
title_full As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos
title_fullStr As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos
title_full_unstemmed As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos
title_sort As Estratégias de Metacognição na Leitura de Textos Poéticos
author Marques, Carolina da Fonseca Matias
author_facet Marques, Carolina da Fonseca Matias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Carolina da Fonseca Matias
dc.subject.por.fl_str_mv ensino da literatura
estratégias de metacognição
imagens sensoriais
questioning
antecipações e inferências
literature teaching
metacognition strategies
sensory images
questioning
predictions and inferences
topic ensino da literatura
estratégias de metacognição
imagens sensoriais
questioning
antecipações e inferências
literature teaching
metacognition strategies
sensory images
questioning
predictions and inferences
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/108474
http://hdl.handle.net/10316/108474
TID:203344502
url http://hdl.handle.net/10316/108474
identifier_str_mv TID:203344502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134131415678976