Caso pedagógico Derovo: Estratégia de marketing e inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ândrea Carina Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4696
Resumo: Face à importância do Marketing e da Inovação para a construção da competitividade das empresas numa esfera económica global e sendo a maior parte das empresas em Portugal PME’s 1 , cujas maiores necessidades de formação passam exactamente por estas actividades 2 pareceu-me de todo o sentido observar as temáticas do Marketing e da Inovação, dando particular relevo a uma PME da zona centro do país que surge como modelo nestas questões. Segundo um inquérito 2 realizado às empresas da Região Centro no que se refere a Marketing e Inovação, quase 70% constatava necessidades de formação na vertente de marketing comercial e mais de dois terços das empresas afirmavam não realizar quaisquer actividades de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação). A Derovo surge assim como uma empresa em contraste com o meio onde labora demonstrando que as PME’s, nomeadamente aquelas localizadas fora de grandes centros, podem ser competitivas à escala global. Na primeira parte será apresentado um esboço dos capítulos essenciais de um planeamento de Marketing, e numa segunda parte serão apresentadas questões relativas à temática da Inovação. Em ambas as partes será requerido aos alunos/formandos a realização de algumas tarefas que lhes permitirão consolidar o conhecimento das temáticas apresentadas. Este trabalho pretende ser, ao nível da gestão, um contributo válido na sistematização do processo de elaboração de um plano de marketing e da gestão da inovação, para a pedagogia, um instrumento de ensino eficaz nesta temática.
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