Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8639 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com a finalidade de descrever, analisar e refletir sobre toda a prática pedagógica desenvolvida pela mestranda, quer na creche, quer no jardim-de-infância. Todo o processo educativo, que envolveu a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, bem como as aulas teórico-práticas lecionadas na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada contribuíram para a construção do conhecimento da formanda e para o desenvolvimento de competências, essenciais para a prática. Os modelos pedagógicos encarados como um instrumento essencial na relação entre a teoria e a prática permitindo assim, à mestranda, sustentar a sua ação. Em todos eles, a criança assume-se como interveniente ativo, na construção do seu próprio conhecimento. Contudo, cabe ao educador, centrando-se numa visão construtivista e socioconstrutivista, proporcionar desafios e estimular a curiosidade da criança para aprender. É de salientar que o percurso da mestranda baseou-se na investigação-ação, assumindo esta um papel crítico e reflexivo sobre o processo educativo. |
id |
RCAP_4ae6fc950d10e6fb40bd14f0f81ecb10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8639 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágioEducador de infânciaConhecimentoInvestigação-açãoReflexãoChildhood educatorKnowledgeResearch-actionReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com a finalidade de descrever, analisar e refletir sobre toda a prática pedagógica desenvolvida pela mestranda, quer na creche, quer no jardim-de-infância. Todo o processo educativo, que envolveu a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, bem como as aulas teórico-práticas lecionadas na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada contribuíram para a construção do conhecimento da formanda e para o desenvolvimento de competências, essenciais para a prática. Os modelos pedagógicos encarados como um instrumento essencial na relação entre a teoria e a prática permitindo assim, à mestranda, sustentar a sua ação. Em todos eles, a criança assume-se como interveniente ativo, na construção do seu próprio conhecimento. Contudo, cabe ao educador, centrando-se numa visão construtivista e socioconstrutivista, proporcionar desafios e estimular a curiosidade da criança para aprender. É de salientar que o percurso da mestranda baseou-se na investigação-ação, assumindo esta um papel crítico e reflexivo sobre o processo educativo.The following report is related to the Masters Degree in Preschool Education and its goals were to describe, analyze and reflect on all of the work developed by the student, either in day care or kindergarten. All the educational process, which envolved observation, planing, action, evaluation and reflection, as well as classes (theoretical and pratical), contributed to the evolution of the student's knowledge and development of skills which are essential to teaching. The pedagogical models regarded as are an essential instrument in the connection between theory and practice, and thus, allowing the student to sustain her action. In everyone one of them, the children are given an active role on their own development, although, it is up to the educator, by focusing on a social constructivist view, to provide challenges and to stimulate their curiosity to learn. It is also noteworthy, that the student's course was based on investigation and action, by assuming a critical and reflexive stance about the educational process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoCorreia, Carlos Jorge de Sá PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlves, Tânia Vanessa Pereira2016-11-08T15:03:14Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8639TID:201460734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:23.985183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio Alves, Tânia Vanessa Pereira Educador de infância Conhecimento Investigação-ação Reflexão Childhood educator Knowledge Research-action Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio |
title_full |
Relatório de estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio |
title_sort |
Relatório de estágio |
author |
Alves, Tânia Vanessa Pereira |
author_facet |
Alves, Tânia Vanessa Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Tânia Vanessa Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educador de infância Conhecimento Investigação-ação Reflexão Childhood educator Knowledge Research-action Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educador de infância Conhecimento Investigação-ação Reflexão Childhood educator Knowledge Research-action Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com a finalidade de descrever, analisar e refletir sobre toda a prática pedagógica desenvolvida pela mestranda, quer na creche, quer no jardim-de-infância. Todo o processo educativo, que envolveu a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, bem como as aulas teórico-práticas lecionadas na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada contribuíram para a construção do conhecimento da formanda e para o desenvolvimento de competências, essenciais para a prática. Os modelos pedagógicos encarados como um instrumento essencial na relação entre a teoria e a prática permitindo assim, à mestranda, sustentar a sua ação. Em todos eles, a criança assume-se como interveniente ativo, na construção do seu próprio conhecimento. Contudo, cabe ao educador, centrando-se numa visão construtivista e socioconstrutivista, proporcionar desafios e estimular a curiosidade da criança para aprender. É de salientar que o percurso da mestranda baseou-se na investigação-ação, assumindo esta um papel crítico e reflexivo sobre o processo educativo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-11-08T15:03:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8639 TID:201460734 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8639 |
identifier_str_mv |
TID:201460734 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131389981884416 |