Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Tânia Vanessa Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8639
Resumo: O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com a finalidade de descrever, analisar e refletir sobre toda a prática pedagógica desenvolvida pela mestranda, quer na creche, quer no jardim-de-infância. Todo o processo educativo, que envolveu a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, bem como as aulas teórico-práticas lecionadas na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada contribuíram para a construção do conhecimento da formanda e para o desenvolvimento de competências, essenciais para a prática. Os modelos pedagógicos encarados como um instrumento essencial na relação entre a teoria e a prática permitindo assim, à mestranda, sustentar a sua ação. Em todos eles, a criança assume-se como interveniente ativo, na construção do seu próprio conhecimento. Contudo, cabe ao educador, centrando-se numa visão construtivista e socioconstrutivista, proporcionar desafios e estimular a curiosidade da criança para aprender. É de salientar que o percurso da mestranda baseou-se na investigação-ação, assumindo esta um papel crítico e reflexivo sobre o processo educativo.
id RCAP_4ae6fc950d10e6fb40bd14f0f81ecb10
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8639
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioEducador de infânciaConhecimentoInvestigação-açãoReflexãoChildhood educatorKnowledgeResearch-actionReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com a finalidade de descrever, analisar e refletir sobre toda a prática pedagógica desenvolvida pela mestranda, quer na creche, quer no jardim-de-infância. Todo o processo educativo, que envolveu a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, bem como as aulas teórico-práticas lecionadas na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada contribuíram para a construção do conhecimento da formanda e para o desenvolvimento de competências, essenciais para a prática. Os modelos pedagógicos encarados como um instrumento essencial na relação entre a teoria e a prática permitindo assim, à mestranda, sustentar a sua ação. Em todos eles, a criança assume-se como interveniente ativo, na construção do seu próprio conhecimento. Contudo, cabe ao educador, centrando-se numa visão construtivista e socioconstrutivista, proporcionar desafios e estimular a curiosidade da criança para aprender. É de salientar que o percurso da mestranda baseou-se na investigação-ação, assumindo esta um papel crítico e reflexivo sobre o processo educativo.The following report is related to the Masters Degree in Preschool Education and its goals were to describe, analyze and reflect on all of the work developed by the student, either in day care or kindergarten. All the educational process, which envolved observation, planing, action, evaluation and reflection, as well as classes (theoretical and pratical), contributed to the evolution of the student's knowledge and development of skills which are essential to teaching. The pedagogical models regarded as are an essential instrument in the connection between theory and practice, and thus, allowing the student to sustain her action. In everyone one of them, the children are given an active role on their own development, although, it is up to the educator, by focusing on a social constructivist view, to provide challenges and to stimulate their curiosity to learn. It is also noteworthy, that the student's course was based on investigation and action, by assuming a critical and reflexive stance about the educational process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoCorreia, Carlos Jorge de Sá PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlves, Tânia Vanessa Pereira2016-11-08T15:03:14Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8639TID:201460734porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:23.985183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Alves, Tânia Vanessa Pereira
Educador de infância
Conhecimento
Investigação-ação
Reflexão
Childhood educator
Knowledge
Research-action
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Alves, Tânia Vanessa Pereira
author_facet Alves, Tânia Vanessa Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Correia, Carlos Jorge de Sá Pinto
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Tânia Vanessa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educador de infância
Conhecimento
Investigação-ação
Reflexão
Childhood educator
Knowledge
Research-action
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educador de infância
Conhecimento
Investigação-ação
Reflexão
Childhood educator
Knowledge
Research-action
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com a finalidade de descrever, analisar e refletir sobre toda a prática pedagógica desenvolvida pela mestranda, quer na creche, quer no jardim-de-infância. Todo o processo educativo, que envolveu a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, bem como as aulas teórico-práticas lecionadas na Unidade Curricular Prática Pedagógica Supervisionada contribuíram para a construção do conhecimento da formanda e para o desenvolvimento de competências, essenciais para a prática. Os modelos pedagógicos encarados como um instrumento essencial na relação entre a teoria e a prática permitindo assim, à mestranda, sustentar a sua ação. Em todos eles, a criança assume-se como interveniente ativo, na construção do seu próprio conhecimento. Contudo, cabe ao educador, centrando-se numa visão construtivista e socioconstrutivista, proporcionar desafios e estimular a curiosidade da criança para aprender. É de salientar que o percurso da mestranda baseou-se na investigação-ação, assumindo esta um papel crítico e reflexivo sobre o processo educativo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-11-08T15:03:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8639
TID:201460734
url http://hdl.handle.net/10400.22/8639
identifier_str_mv TID:201460734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131389981884416