Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Catarina Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14280
Resumo: O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento é o culminar do Mestrado profissionalizante, onde é apresentado todo o percurso pedagógico desenvolvido pela mestranda, tendo por base quadros legais e teóricos que sustentam a finalidade educativa. A prática pedagógica foi desenvolvida conjuntamente com o par pedagógico sob a orientação dos professores cooperantes e dos supervisores institucionais, cuja cooperação contribuiu para a construção e aprofundamento de conhecimentos através do contacto direto com um contexto real. Este documento apresenta a planificação e o desenvolvimento da prática educativa, bem como a forma como foi conduzida a investigação-ação implementada durante a Prática de Ensino Supervisionada, que visava compreender a influência da moldura do 10 no desenvolvimento do sentido de número no 1º ano de escolaridade. Este relatório é um documento único e pessoal que procura encarar a prática reflexiva como uma ferramenta que promove a avaliação do professor, na procura constante de alterar e melhorar as suas práticas.
id RCAP_b342df7a64d6beee81c5e273c3070846
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14280
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioPrática EducativaInvestigação-AçãoReflexãoEducational PracticeAction ResearchReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento é o culminar do Mestrado profissionalizante, onde é apresentado todo o percurso pedagógico desenvolvido pela mestranda, tendo por base quadros legais e teóricos que sustentam a finalidade educativa. A prática pedagógica foi desenvolvida conjuntamente com o par pedagógico sob a orientação dos professores cooperantes e dos supervisores institucionais, cuja cooperação contribuiu para a construção e aprofundamento de conhecimentos através do contacto direto com um contexto real. Este documento apresenta a planificação e o desenvolvimento da prática educativa, bem como a forma como foi conduzida a investigação-ação implementada durante a Prática de Ensino Supervisionada, que visava compreender a influência da moldura do 10 no desenvolvimento do sentido de número no 1º ano de escolaridade. Este relatório é um documento único e pessoal que procura encarar a prática reflexiva como uma ferramenta que promove a avaliação do professor, na procura constante de alterar e melhorar as suas práticas.The present Internship Report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice course inserted in the Master of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education in Mathematics and Natural Sciences. This document is the culmination of the professional master's degree, where all the pedagogical course developed by the master's student is presented. And was based on legal and theoretical frameworks that support the educational purpose. The pedagogical practice was developed together with the pedagogical pair under the guidance of cooperating teachers and institutional supervisors, whose cooperation contributed to the construction and deepening of knowledge through direct contact with a real context. This document presents the planning and development of the educational practice, as well as the way the action research was implemented during the Supervised Teaching Practice, which aimed to understand the influence of the 10 frame’s in the development of number sense in the 1st year of schooling. This report is a unique and personal document that seeks to view reflective practice as a tool that promotes teacher assessment in the constant search to change and improve its practices.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoFernandes, Dárida MariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Ana Catarina Ferreira2019-07-08T14:37:07Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14280TID:202272257porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T01:46:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:06.959286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Oliveira, Ana Catarina Ferreira
Prática Educativa
Investigação-Ação
Reflexão
Educational Practice
Action Research
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Oliveira, Ana Catarina Ferreira
author_facet Oliveira, Ana Catarina Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Dárida Maria
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Catarina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Educativa
Investigação-Ação
Reflexão
Educational Practice
Action Research
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática Educativa
Investigação-Ação
Reflexão
Educational Practice
Action Research
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento é o culminar do Mestrado profissionalizante, onde é apresentado todo o percurso pedagógico desenvolvido pela mestranda, tendo por base quadros legais e teóricos que sustentam a finalidade educativa. A prática pedagógica foi desenvolvida conjuntamente com o par pedagógico sob a orientação dos professores cooperantes e dos supervisores institucionais, cuja cooperação contribuiu para a construção e aprofundamento de conhecimentos através do contacto direto com um contexto real. Este documento apresenta a planificação e o desenvolvimento da prática educativa, bem como a forma como foi conduzida a investigação-ação implementada durante a Prática de Ensino Supervisionada, que visava compreender a influência da moldura do 10 no desenvolvimento do sentido de número no 1º ano de escolaridade. Este relatório é um documento único e pessoal que procura encarar a prática reflexiva como uma ferramenta que promove a avaliação do professor, na procura constante de alterar e melhorar as suas práticas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-07-08T14:37:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14280
TID:202272257
url http://hdl.handle.net/10400.22/14280
identifier_str_mv TID:202272257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131433282830336