Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Inês Manuela Figueiredo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10489
Resumo: A realização do presente relatório está prevista no Complemento Regular Específico do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, conforme o DL nº 43/2007, de 22 de fevereiro, e tem como objetivo espelhar os saberes adquiridos e vivenciados ao longo, da Prática Pedagógica Educativa Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino. Efetivamente, os saberes de que a docente-estagiária se apropriou contribuíram para a construção do seu perfil profissional, segundo uma visão de educação que pretende assumir ao longo da sua vida profissional docente, sabendo que sofrerá influências de atualizações de acordo com a evolução social, tecnológica, científica e didática. Assim, o presente relatório evidencia o processo formativo que confere a metodologia de investigação-ação como capital na construção dos saberes profissionais, que permitiu um olhar atento que sustentou a intervenção que atendeu às características, necessidades e interesses das crianças. A reflexão foi fulcral para a transformação da prática educativa e desenvolvimento profissional e pessoal. Neste processo, realça-se, ainda, o papel da supervisão e da colaboração como um apoio enriquecedor que abre horizontes na prática educativa e nas relações pedagógicas, pelo que o trabalho em díade de formação constituiu possibilidades de desenvolvimento e de crescimento pessoal, contribuindo, em larga escala, para a delineação do que é, de facto, ser educador e professor.
id RCAP_1ea17b9f32acf1031e231c0d9244b344
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10489
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioInvestigação-açãoEducaçãoDesenvolvimento pessoal e profissionalReflexãoProfessorEducadorResearch-actionEducationPersonal and professional developmentCritical reflectionTeacherEducatorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA realização do presente relatório está prevista no Complemento Regular Específico do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, conforme o DL nº 43/2007, de 22 de fevereiro, e tem como objetivo espelhar os saberes adquiridos e vivenciados ao longo, da Prática Pedagógica Educativa Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino. Efetivamente, os saberes de que a docente-estagiária se apropriou contribuíram para a construção do seu perfil profissional, segundo uma visão de educação que pretende assumir ao longo da sua vida profissional docente, sabendo que sofrerá influências de atualizações de acordo com a evolução social, tecnológica, científica e didática. Assim, o presente relatório evidencia o processo formativo que confere a metodologia de investigação-ação como capital na construção dos saberes profissionais, que permitiu um olhar atento que sustentou a intervenção que atendeu às características, necessidades e interesses das crianças. A reflexão foi fulcral para a transformação da prática educativa e desenvolvimento profissional e pessoal. Neste processo, realça-se, ainda, o papel da supervisão e da colaboração como um apoio enriquecedor que abre horizontes na prática educativa e nas relações pedagógicas, pelo que o trabalho em díade de formação constituiu possibilidades de desenvolvimento e de crescimento pessoal, contribuindo, em larga escala, para a delineação do que é, de facto, ser educador e professor.The writing of this report was a requirement for the completion of the Master’s Degree in Pre-school and Primary School Education in Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. This final report aims to reflect the knowledge acquired and experienced throughout the supervised teaching practice in Pre-school and Primary School. In fact, the knowledge acquired by the teacher trainee has contributed both to the building of her profile as a future professional of education and to the creation of the vision of education that she intends to adopt, not disregarding future influences inherent to social, technological, and scientific changes, as well as changes in teaching techniques trends. Therefore, this report highlighgts the training process, which considers the research-action method to be of capital importance to the development of professional skills. The observation-planning-action-critical reflectionassessment cycle allowed for a thorough look, which enabled an appropriate response to the characteristics, needs and interests of the children. The critical reflection practice was also of paramount importance to the transformation of the educational practice as well as personal and professional development. Key to this process was also the role of the supervision and collaboration work in dyad, which provided learning opportunities and the expansion of horizons in terms of teaching practices, of pedagogical relationships, and of personal growth, thus greatly contributing to the delineation of what it actually means to be a teacher, an educator.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFreitas, Inês Manuela Figueiredo2017-11-22T11:38:45Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10489TID:201761599porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:37Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:53.234679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Freitas, Inês Manuela Figueiredo
Investigação-ação
Educação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Reflexão
Professor
Educador
Research-action
Education
Personal and professional development
Critical reflection
Teacher
Educator
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Freitas, Inês Manuela Figueiredo
author_facet Freitas, Inês Manuela Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Inês Manuela Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação-ação
Educação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Reflexão
Professor
Educador
Research-action
Education
Personal and professional development
Critical reflection
Teacher
Educator
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Investigação-ação
Educação
Desenvolvimento pessoal e profissional
Reflexão
Professor
Educador
Research-action
Education
Personal and professional development
Critical reflection
Teacher
Educator
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A realização do presente relatório está prevista no Complemento Regular Específico do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, conforme o DL nº 43/2007, de 22 de fevereiro, e tem como objetivo espelhar os saberes adquiridos e vivenciados ao longo, da Prática Pedagógica Educativa Supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino. Efetivamente, os saberes de que a docente-estagiária se apropriou contribuíram para a construção do seu perfil profissional, segundo uma visão de educação que pretende assumir ao longo da sua vida profissional docente, sabendo que sofrerá influências de atualizações de acordo com a evolução social, tecnológica, científica e didática. Assim, o presente relatório evidencia o processo formativo que confere a metodologia de investigação-ação como capital na construção dos saberes profissionais, que permitiu um olhar atento que sustentou a intervenção que atendeu às características, necessidades e interesses das crianças. A reflexão foi fulcral para a transformação da prática educativa e desenvolvimento profissional e pessoal. Neste processo, realça-se, ainda, o papel da supervisão e da colaboração como um apoio enriquecedor que abre horizontes na prática educativa e nas relações pedagógicas, pelo que o trabalho em díade de formação constituiu possibilidades de desenvolvimento e de crescimento pessoal, contribuindo, em larga escala, para a delineação do que é, de facto, ser educador e professor.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-22T11:38:45Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10489
TID:201761599
url http://hdl.handle.net/10400.22/10489
identifier_str_mv TID:201761599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131404250906624