Ações reativas e pró-ativas da GNR perante os media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Daniel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7697
Resumo: Vivemos numa época em que as instituições estão sujeitas a um forte escrutínio mediático, o qual produz efeitos sobre o modo como os cidadãos encaram estas instituições e a realidade que as envolve. A livre circulação de informação e o seu fácil acesso influencia os comportamentos das sociedades e das instituições, neste caso específico da Guarda Nacional Republicana enquanto veículo comunicacional. Partindo desta premissa, o presente Trabalho de Investigação Aplicada que se subordina ao tema “Reações Reativas e Pró-ativas da Guarda perante os Media ” tem como objetivo analisar as relações existentes entre a Guarda e os OCS, procurando desta forma respostas para eventuais relações futuras, o que inevitavelmente conduzirá a uma perceção mais positiva do trabalho da GNR na sociedade. Este trabalho pretende ainda descobrir que elementos da GNR interagem com os media e quais as razões da sua escolha, bem como, identificar possíveis restrições por parte da GNR na informação fornecida aos media. O trabalho está dividido em duas partes distintas: a primeira destinada à introdução, apresentação geral do trabalho e revisão de literatura ou “estado da arte” sendo este um levantamento e uma apreciação crítica da literatura correspondente. A segunda fase apresenta o trabalho de campo realizado com entrevistas, a análise e discussão dos resultados obtidos, resposta às perguntas de investigação e verificação das hipóteses, terminando com conclusões e recomendações futuras. Com o presente estudo chegou-se à conclusão que um relacionamento eficaz com os OCS, possibilita projetar a GNR para um campo de força de segurança moderna, flexível e em sintonia com a mudança da sociedade atual. Permite chegar mais facilmente ao cidadão pela via comunicacional e ainda incrementar uma atitude próativa para com a sociedade.
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