Práticas pedagógicas promotoras da literacia da informação: um estudo com alunos do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Teresa de Jesus Peixoto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1088
Resumo: Na atual sociedade, marcada pelo valor da informação e do conhecimento, torna-se imperativo que os cidadãos sejam capazes de localizar a informação de que necessitam, que exerçam espírito crítico sobre ela, que a utilizem adequadamente e que a integrem de forma a criar novo conhecimento. Além do mais, com os rápidos avanços tecnológicos e científicos torna-se essencial que os cidadãos atualizem os seus conhecimentos e competências ao longo da vida. A literacia da informação entendida como o conjunto de competências necessárias para procurar, aceder, avaliar, usar e criar informação, tornou-se num requisito indispensável para uma participação ativa na sociedade, pois permite uma utilização eficiente e ética da informação, a construção de conhecimentos e a aprendizagem autónoma ao longo da vida. Procurando orientar os docentes e outros profissionais relacionados com a educação, nos últimos anos têm surgido diversos estudos, relatórios e recomendações que incidem sobre a literacia da informação, que apresentam modelos pedagógicos, que indicam padrões de competência e que apontam as ações pedagógicas consideradas como boas práticas para o seu desenvolvimento. O presente trabalho descreve um estudo de investigação-ação através do qual pretendemos desenvolver a literacia da informação de um grupo de alunos do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, através da implementação e avaliação de um conjunto de atividades planeadas em conformidade com as necessidades de formação do grupo-alvo, com as orientações e recursos do agrupamento onde o projeto de intervenção foi desenvolvido e com o enquadramento teórico da investigação. Com este estudo pretendemos também partilhar as experiências de aprendizagens desenvolvidas com os alunos e os resultados obtidos, de forma a também contribuirmos para a disseminação de práticas promotoras da literacia da informação.
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