Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romão, Cidália Luís Brás
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/9341
Resumo: Relatório de Estágio Pedagógico apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Nova de Lisboa, nos termos estabelecidos no Regulamento de Estágio Pedagógico, para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Física e Química
id RCAP_4af4195399386c5831b91c989a162aca
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/9341
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e QuímicaEstágio pedagógicoEnsino de químicaEnsino de físicaMestrado em EnsinoMotivaçãoAtitudeRelatório de Estágio Pedagógico apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Nova de Lisboa, nos termos estabelecidos no Regulamento de Estágio Pedagógico, para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Física e QuímicaEste relatório foi elaborado no âmbito do mestrado em ensino de física e química para o 3.o ciclo do ensino básico e ensino secundário, refere-se ao estágio pedagógico na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes, sob a orientação pedagógica do professor Vítor Teodoro. O relatório de estágio é o resumo de um trabalho iniciado a 01 de setembro de 2009, que terminou parcialmente com as aulas a 31 de julho de 2011. O núcleo de estágio da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes é composto por uma única estagiária: Cidália Romão e uma orientadora cooperante, Dr.ª Teresa Pedro. As reuniões do núcleo de estágio realizavam-se às terças-feiras, das 14h00 horas às 16.30 horas, no gabinete de física e química e serviam para planificação, preparação de materiais, discussão de métodos e critérios de avaliação, assim como para a construção de elementos de avaliação. Iniciou-se o relatório com uma ponderação pessoal sobre a profissão, onde se abordam aspetos que se consideram ser pertinentes na prática pedagógica. Fala-se um pouco da escola, da sua localização, patrono, recursos, departamentos, projetos e oferta educativa, é feita uma caracterização da turma na qual foram lecionadas as aulas assistidas. Resume-se o trabalho desenvolvido durante a prática educativa, planificações, planos e desenvolvimento de algumas aulas, processo de avaliação, recursos, direção de turma e atividades extracurriculares. No final é feita uma conclusão global do estágio pedagógico, bem como uma reflexão pessoal da estagiária, faz-se também referência à bibliografia e aos anexos onde se encontram alguns materiais didáticos desenvolvidos ao longo do estágio pedagógico. O projeto de investigação educacional, regido pela Professora Doutora Mariana Gaio, decorreu entre setembro de 2010 e junho de 2011. Procurou-se dar resposta a uma questão – problema, diretamente relacionada com o ensino e com as inquietações da estagiária enquanto professora contratada. Os principais objetivos neste estudo são; aprofundar o conhecimento sobre a situação familiar dos alunos, caraterizar as vivências, as representações dos alunos e a sua relação com a escola. O pressuposto inicial é de que os alunos de cursos profissionais são na sua maioria de classe social mais baixa, esse fator poderá influenciar a sua motivação e o seu percurso escolar, pela baixa condição económica, em que para o agregado familiar é importante mais uma fonte de rendimento e também pelo baixo nível de escolaridade dos progenitores que os afasta do meio escolar e diminui as suas expetativas académicas em relação aos seus educandos Assim, entende-se que todas as iniciativas desenvolvidas, no âmbito dos projetos, tenham estado interligadas com a prática de ensino supervisionada. Neste estudo são utilizados como instrumentos de recolha de dados a análise documental, o inquérito por questionário e observação direta.Faculdade de Ciências e TecnologiaTeodoro, VítorGaio, MarianaRUNRomão, Cidália Luís Brás2013-04-17T08:54:49Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/9341TID:201764610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:42:21Zoai:run.unl.pt:10362/9341Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:18:43.181103Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química
title Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química
spellingShingle Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química
Romão, Cidália Luís Brás
Estágio pedagógico
Ensino de química
Ensino de física
Mestrado em Ensino
Motivação
Atitude
title_short Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química
title_full Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química
title_fullStr Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química
title_sort Relatório de Estágio de Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Física e Química
author Romão, Cidália Luís Brás
author_facet Romão, Cidália Luís Brás
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teodoro, Vítor
Gaio, Mariana
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Romão, Cidália Luís Brás
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Ensino de química
Ensino de física
Mestrado em Ensino
Motivação
Atitude
topic Estágio pedagógico
Ensino de química
Ensino de física
Mestrado em Ensino
Motivação
Atitude
description Relatório de Estágio Pedagógico apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Nova de Lisboa, nos termos estabelecidos no Regulamento de Estágio Pedagógico, para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino da Física e Química
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-17T08:54:49Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/9341
TID:201764610
url http://hdl.handle.net/10362/9341
identifier_str_mv TID:201764610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137832195850240