Análise da implementação do currículo baseado em competências nos curricula de contabilidade nas Instituições de Ensino Superior em Moçambique
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32798 |
Resumo: | O presente artigo tem como objectivo analisar como os professores das instituições do ensino superior em moçambique percebem e implementam o currículo baseado em competências na área de contabilidade, quais os constrangimentos constatados durante o processo e como são ultrapassados os desafios no ato da implementação. Para tal, realizou-se uma pesquisa transversal, quali-quantitativa, exploratório-descritivo, bibliográfico e documental de docentes do ISCAM no período de 2016-2020. Para recolha de dados, recorreu-se a uma amostragem não-probabilística por conveniência, tendo se obtido uma amostra de 53 docentes. Para a recolha de dados, aos professores foram aplicados inquérito por questionário, guião de observação de aulas e inquérito por entrevista aos directores de curso. Os resultados obtidos no estudo indicam que os professores do ISCAM percebem e implementam do modelo curricular baseado em competências, o que converge com as metodologias recomendadas pelo currículo. |
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Análise da implementação do currículo baseado em competências nos curricula de contabilidade nas Instituições de Ensino Superior em MoçambiqueAnálise da implementação do currículo baseado em competências nos curricula de contabilidade nas Instituições de Ensino Superior em MoçambiqueArtigosO presente artigo tem como objectivo analisar como os professores das instituições do ensino superior em moçambique percebem e implementam o currículo baseado em competências na área de contabilidade, quais os constrangimentos constatados durante o processo e como são ultrapassados os desafios no ato da implementação. Para tal, realizou-se uma pesquisa transversal, quali-quantitativa, exploratório-descritivo, bibliográfico e documental de docentes do ISCAM no período de 2016-2020. Para recolha de dados, recorreu-se a uma amostragem não-probabilística por conveniência, tendo se obtido uma amostra de 53 docentes. Para a recolha de dados, aos professores foram aplicados inquérito por questionário, guião de observação de aulas e inquérito por entrevista aos directores de curso. Os resultados obtidos no estudo indicam que os professores do ISCAM percebem e implementam do modelo curricular baseado em competências, o que converge com as metodologias recomendadas pelo currículo.This article aims to analyze how teachers at higher education institutions in Mozambique perceive and implement the curriculum based on competences in the area of accounting, what constraints are encountered during the process and how challenges are overcome in the act of implementation. To this end, a cross-sectional, qualitative-quantitative, exploratory-descriptive, bibliographical and documentary research was carried out on ISCAM professors in the period 2016-2020. For data collection, a non-probabilistic convenience sample was used, resulting in a sample of 53 teachers. For data collection, a questionnaire survey, a class observation guide and an interview survey with the course directors were applied to the teachers. The results obtained in the study indicate that ISCAM teachers perceive and implement the curricular model based on competences, which converges with the methodologies recommended by the curriculum.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2023-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i2.32798por2182-9608Mabjaia, EmídioMahaluça, Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-14T19:15:33Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/32798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:17.408035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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