Acesso ao ensino superior em Moçambique: Uma análise crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i1.31030 |
Resumo: | O ensino superior configura-se como uma das peças centrais no desenvolvimento econômico das nações, na medida em que contribui para a formação de profissionais qualificados e capazes de enfrentar os desafios impostos pela globalização e pressão social em vários domínios. Sendo uma pesquisa desenvolvida em Moçambique, um país com enormes assimetrias sócio-culturais e económicas, esta pesquisa visa analisar o acesso ao ensino superior, focalizando na associação entre a naturalidade dos estudantes e a localização da instituição onde frequentam os cursos superiores. Assim, recorreu-se a dados das instituições de ensino superior – IESs públicas e particulares, o que permitiu determinar o coeficiente de contingência estimado, para dados de estudantes matriculados em IESs públicas e particulares no ano de 2017. Os resultados apontam que existe associação entre as variáveis em estudo, ao nível de confiabilidade de 95%. |
id |
RCAP_f5c436d560bd479c82277b0d90dd2713 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31030 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Acesso ao ensino superior em Moçambique: Uma análise críticaAcesso ao ensino superior em Moçambique: Uma análise críticaArtigosO ensino superior configura-se como uma das peças centrais no desenvolvimento econômico das nações, na medida em que contribui para a formação de profissionais qualificados e capazes de enfrentar os desafios impostos pela globalização e pressão social em vários domínios. Sendo uma pesquisa desenvolvida em Moçambique, um país com enormes assimetrias sócio-culturais e económicas, esta pesquisa visa analisar o acesso ao ensino superior, focalizando na associação entre a naturalidade dos estudantes e a localização da instituição onde frequentam os cursos superiores. Assim, recorreu-se a dados das instituições de ensino superior – IESs públicas e particulares, o que permitiu determinar o coeficiente de contingência estimado, para dados de estudantes matriculados em IESs públicas e particulares no ano de 2017. Os resultados apontam que existe associação entre as variáveis em estudo, ao nível de confiabilidade de 95%.Higher education is one of the engines for the central pieces in economic development of nations, as it contributes to the training of qualified professionals capable of facing the challenges imposed by globalization and social pressure in various domains. Being a research developed in Mozambique, a country with enormous socio-cultural and economic asymmetries, this research aims to analyze access to higher education, focusing on the association between the students birthplace and the location of the institution where they attend the higher education. Thus, data from public and private higher education institutions–HEIs were used, wich allowed the determination of the estimated contingency coeficiente, for data from students enrolled in public and private HEIs in the year 2017. The results indicate that there exists an association between the variables under study, at a 95% reliability level.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2023-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i1.31030por2182-9608Mburine, Queirós FigueiredoLanzillotti, Regina Serrãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T19:15:51Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31030Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:03.491700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acesso ao ensino superior em Moçambique: Uma análise crítica Acesso ao ensino superior em Moçambique: Uma análise crítica |
title |
Acesso ao ensino superior em Moçambique: Uma análise crítica |
spellingShingle |
Acesso ao ensino superior em Moçambique: Uma análise crítica Mburine, Queirós Figueiredo Artigos |
title_short |
Acesso ao ensino superior em Moçambique: Uma análise crítica |
title_full |
Acesso ao ensino superior em Moçambique: Uma análise crítica |
title_fullStr |
Acesso ao ensino superior em Moçambique: Uma análise crítica |
title_full_unstemmed |
Acesso ao ensino superior em Moçambique: Uma análise crítica |
title_sort |
Acesso ao ensino superior em Moçambique: Uma análise crítica |
author |
Mburine, Queirós Figueiredo |
author_facet |
Mburine, Queirós Figueiredo Lanzillotti, Regina Serrão |
author_role |
author |
author2 |
Lanzillotti, Regina Serrão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mburine, Queirós Figueiredo Lanzillotti, Regina Serrão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O ensino superior configura-se como uma das peças centrais no desenvolvimento econômico das nações, na medida em que contribui para a formação de profissionais qualificados e capazes de enfrentar os desafios impostos pela globalização e pressão social em vários domínios. Sendo uma pesquisa desenvolvida em Moçambique, um país com enormes assimetrias sócio-culturais e económicas, esta pesquisa visa analisar o acesso ao ensino superior, focalizando na associação entre a naturalidade dos estudantes e a localização da instituição onde frequentam os cursos superiores. Assim, recorreu-se a dados das instituições de ensino superior – IESs públicas e particulares, o que permitiu determinar o coeficiente de contingência estimado, para dados de estudantes matriculados em IESs públicas e particulares no ano de 2017. Os resultados apontam que existe associação entre as variáveis em estudo, ao nível de confiabilidade de 95%. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i1.31030 |
url |
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i1.31030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136782727512064 |