Do ensino bilingue em Moçambique: elementos em jogo na sua implementação e desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ângela Filipe
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pinto, Maria da Graça L. Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/3249
Resumo: Este artigo propõe-se olhar para a realidade escolar moçambicana no que toca à implementação do ensino bilingue, tema central na discussão educativa africana desde os anos 90. Questiona-se a validade da política da língua única no que esta implica do ponto de vista linguístico e socioeconómico para as populações. O artigo pretende ainda cotejar vantagens e obstáculos dos principais modelos de ensino bilingue em discussão no contexto africano e moçambicano. A terminar, aborda-se a importância da língua local como língua materna e como meio de instrução para o desenvolvimento bem sucedido da escolaridade da população infantil moçambicana.
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