Papel educativo do enfermeiro frente à família do Idoso institucionalizado : fator fundamental para a continuidade do vínculo familiar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6298 |
Resumo: | O envelhecimento é uma realidade que nem sempre ocorre de maneira natural ou senescente (sem doença), onde a família muitas vezes encontra dificuldade em lidar com o processo senil (doença), culminando em um relacionamento desgastado e dispensável, onde a institucionalização apresenta-se como solução. A partir desta problemática, buscou-se analisar as contribuições educativas dos enfermeiros frente às famílias na prevenção do corte do vínculo com o idoso institucionalizado. Para atender os objetivos da pesquisa, entrevistou-se 06 profissionais de enfermagem e 06 idosos institucionalizados, além de seus familiares. Tratou-se de uma pesquisa de natureza descritiva com análise qualitativa, a qual consistiu em entender melhor o fenômeno e suas características. Os procedimentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas e análise documental. O enquadramento teórico recebeu contribuições em Papaléo Netto (2006), Alcântara (2009), Freitas et al (2006) entre outros pesquisadores, corroborando na compreensão sobre os conceitos de envelhecimento (processo), velhice (fase da vida) e velho ou idoso (resultado final). O estudo apresenta contribuições pertinentes ao contexto educacional, no sentido de criar oportunidades disparadoras do pensar sobre os idosos não apenas para estudantes da área de saúde e da educação, mas para as famílias. O envelhecimento é real e pertence ao ciclo da vida sendo considerado como um processo contínuo e permanente. Evidenciou-se que a escassez de estruturas físicas, equipe multidisciplinar qualificada e a falta da efetiva participação familiar e da sociedade em relação aos cuidados à pessoa idosa são desafios para os profissionais que lidam com sujeitos nesta etapa da vida. |
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Papel educativo do enfermeiro frente à família do Idoso institucionalizado : fator fundamental para a continuidade do vínculo familiarMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCAÇÃOIDOSOS INSTITUCIONALIZADOSENFERMEIROSFAMÍLIAEDUCATIONINSTITUTIONALISED ELDERLY PEOPLENURSESFAMILYO envelhecimento é uma realidade que nem sempre ocorre de maneira natural ou senescente (sem doença), onde a família muitas vezes encontra dificuldade em lidar com o processo senil (doença), culminando em um relacionamento desgastado e dispensável, onde a institucionalização apresenta-se como solução. A partir desta problemática, buscou-se analisar as contribuições educativas dos enfermeiros frente às famílias na prevenção do corte do vínculo com o idoso institucionalizado. Para atender os objetivos da pesquisa, entrevistou-se 06 profissionais de enfermagem e 06 idosos institucionalizados, além de seus familiares. Tratou-se de uma pesquisa de natureza descritiva com análise qualitativa, a qual consistiu em entender melhor o fenômeno e suas características. Os procedimentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas e análise documental. O enquadramento teórico recebeu contribuições em Papaléo Netto (2006), Alcântara (2009), Freitas et al (2006) entre outros pesquisadores, corroborando na compreensão sobre os conceitos de envelhecimento (processo), velhice (fase da vida) e velho ou idoso (resultado final). O estudo apresenta contribuições pertinentes ao contexto educacional, no sentido de criar oportunidades disparadoras do pensar sobre os idosos não apenas para estudantes da área de saúde e da educação, mas para as famílias. O envelhecimento é real e pertence ao ciclo da vida sendo considerado como um processo contínuo e permanente. Evidenciou-se que a escassez de estruturas físicas, equipe multidisciplinar qualificada e a falta da efetiva participação familiar e da sociedade em relação aos cuidados à pessoa idosa são desafios para os profissionais que lidam com sujeitos nesta etapa da vida.Aging is a reality that does not always occur naturally or senescent (without disease), where the family often finds difficulty in dealing with the senile process (disease), culminating in a worn and dispensable relationship, where the institutionalization is presented as the solution. From this problem, we sought to analyze the educational contributions of nurses facing families in preventing cutting of ties with the institutionalized elderly. To meet the objectives of the research were collected from 06 nurses and 06 institutionalized elderly, and their families. This was a descriptive research with a qualitative analysis, which was to better understand the phenomenon and its characteristics. The procedures used were semistructured interviews and documentary analysis. The theoretical framework received contributions Papaléo Netto (2006), Alcantara (2009), Freitas et al (2006) among other researchers, confirming the understanding of the concepts of aging (process), age (life stage) and old or older (final) result. The study provides pertinent contributions to the educational context, in order to create opportunities triggering think about the elderly not only for students of health and education, but for families. The aging is real and belongs to the life cycle is considered as a continuous and permanent process. It was evident that the lack of physical infrastructure, qualified multidisciplinary team and the lack of effective family participation and society in relation to care for the elderly are challenges for professionals who deal with subjects in this stage of life.2015-05-09T11:11:50Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6298porRamalho, Lenilde Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:20Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:06.818337Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O envelhecimento é uma realidade que nem sempre ocorre de maneira natural ou senescente (sem doença), onde a família muitas vezes encontra dificuldade em lidar com o processo senil (doença), culminando em um relacionamento desgastado e dispensável, onde a institucionalização apresenta-se como solução. A partir desta problemática, buscou-se analisar as contribuições educativas dos enfermeiros frente às famílias na prevenção do corte do vínculo com o idoso institucionalizado. Para atender os objetivos da pesquisa, entrevistou-se 06 profissionais de enfermagem e 06 idosos institucionalizados, além de seus familiares. Tratou-se de uma pesquisa de natureza descritiva com análise qualitativa, a qual consistiu em entender melhor o fenômeno e suas características. Os procedimentos utilizados foram entrevistas semiestruturadas e análise documental. O enquadramento teórico recebeu contribuições em Papaléo Netto (2006), Alcântara (2009), Freitas et al (2006) entre outros pesquisadores, corroborando na compreensão sobre os conceitos de envelhecimento (processo), velhice (fase da vida) e velho ou idoso (resultado final). O estudo apresenta contribuições pertinentes ao contexto educacional, no sentido de criar oportunidades disparadoras do pensar sobre os idosos não apenas para estudantes da área de saúde e da educação, mas para as famílias. O envelhecimento é real e pertence ao ciclo da vida sendo considerado como um processo contínuo e permanente. Evidenciou-se que a escassez de estruturas físicas, equipe multidisciplinar qualificada e a falta da efetiva participação familiar e da sociedade em relação aos cuidados à pessoa idosa são desafios para os profissionais que lidam com sujeitos nesta etapa da vida. |
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