Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Ana
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/328
Resumo: O presente artigo tem como objetivo explorar alguns conceitos que fundamentem uma prática de educação aliada às forças vitais, às ecologias e às éticas que emergem em condutas singulares, bem como as forças que com elas se implicam e delas revelam os aspectos mais potentes. Todavia, a implicação com estas forças de constante insurreição desejante requer a problematização de uma série de valores e disposições presentes nos corpos coletivos e individuais e que dizem respeito aos dispositivos de poder e ao seu funcionamento na sociedade de controle. Dividido em pequenos blocos justapostos, este artigo afirma o caráter de experimentação estético-política tanto em seus aspectos formais quanto no traçado conceitual que descreve, funcionando como meio de interpelação daquilo que para o autor constitue problema, qual seja, uma ética dos afetos inseparável das intensidades experimentadas nos encontros, e portadora de um estilo que diz do critério de seletividade nela implicada. É neste movimento que as conexões entre educação, meio-ambiente e subjetividade serão percorridas. - This article has the goal to explore a few concepts that are the basis of an educational practice associated to vital forces. Those ecologies and ethics associated from singular procedures, as well as the forces that have to do with them and from them are what interest in this perspective. The connection with these forces of constant desired insurrection involves the questioning of a sequence of values and dispositions presented in the collective and individual bodies and their relationship with the mechanisms of power on society of control. The design of this article declares the experimental political and esthetical character in its formal aspects as much as in its conceptual line. This procedure affirms an ethic of the affection inseparable from the experienced intensity within the encounters and a style carrier that says about the selectivity criteria implicated within. It is inside of this movement that the connections between education, environment and subjectivity will be driven through.
id RCAP_4b0cf3941e30a391b17b2e3a02902092
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/328
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectosEducaçãoMeio-ambienteSubjetividadeSociedade de controleLinhas de fugaO presente artigo tem como objetivo explorar alguns conceitos que fundamentem uma prática de educação aliada às forças vitais, às ecologias e às éticas que emergem em condutas singulares, bem como as forças que com elas se implicam e delas revelam os aspectos mais potentes. Todavia, a implicação com estas forças de constante insurreição desejante requer a problematização de uma série de valores e disposições presentes nos corpos coletivos e individuais e que dizem respeito aos dispositivos de poder e ao seu funcionamento na sociedade de controle. Dividido em pequenos blocos justapostos, este artigo afirma o caráter de experimentação estético-política tanto em seus aspectos formais quanto no traçado conceitual que descreve, funcionando como meio de interpelação daquilo que para o autor constitue problema, qual seja, uma ética dos afetos inseparável das intensidades experimentadas nos encontros, e portadora de um estilo que diz do critério de seletividade nela implicada. É neste movimento que as conexões entre educação, meio-ambiente e subjetividade serão percorridas. - This article has the goal to explore a few concepts that are the basis of an educational practice associated to vital forces. Those ecologies and ethics associated from singular procedures, as well as the forces that have to do with them and from them are what interest in this perspective. The connection with these forces of constant desired insurrection involves the questioning of a sequence of values and dispositions presented in the collective and individual bodies and their relationship with the mechanisms of power on society of control. The design of this article declares the experimental political and esthetical character in its formal aspects as much as in its conceptual line. This procedure affirms an ethic of the affection inseparable from the experienced intensity within the encounters and a style carrier that says about the selectivity criteria implicated within. It is inside of this movement that the connections between education, environment and subjectivity will be driven through.Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGodoy, Ana2010-11-30T11:18:44Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/328porGODOY, Ana - Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectos. Revista Interacções. Nº11 (2009), p.8-281646-2335info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:29:04Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:56.802972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectos
title Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectos
spellingShingle Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectos
Godoy, Ana
Educação
Meio-ambiente
Subjetividade
Sociedade de controle
Linhas de fuga
title_short Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectos
title_full Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectos
title_fullStr Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectos
title_full_unstemmed Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectos
title_sort Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectos
author Godoy, Ana
author_facet Godoy, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Meio-ambiente
Subjetividade
Sociedade de controle
Linhas de fuga
topic Educação
Meio-ambiente
Subjetividade
Sociedade de controle
Linhas de fuga
description O presente artigo tem como objetivo explorar alguns conceitos que fundamentem uma prática de educação aliada às forças vitais, às ecologias e às éticas que emergem em condutas singulares, bem como as forças que com elas se implicam e delas revelam os aspectos mais potentes. Todavia, a implicação com estas forças de constante insurreição desejante requer a problematização de uma série de valores e disposições presentes nos corpos coletivos e individuais e que dizem respeito aos dispositivos de poder e ao seu funcionamento na sociedade de controle. Dividido em pequenos blocos justapostos, este artigo afirma o caráter de experimentação estético-política tanto em seus aspectos formais quanto no traçado conceitual que descreve, funcionando como meio de interpelação daquilo que para o autor constitue problema, qual seja, uma ética dos afetos inseparável das intensidades experimentadas nos encontros, e portadora de um estilo que diz do critério de seletividade nela implicada. É neste movimento que as conexões entre educação, meio-ambiente e subjetividade serão percorridas. - This article has the goal to explore a few concepts that are the basis of an educational practice associated to vital forces. Those ecologies and ethics associated from singular procedures, as well as the forces that have to do with them and from them are what interest in this perspective. The connection with these forces of constant desired insurrection involves the questioning of a sequence of values and dispositions presented in the collective and individual bodies and their relationship with the mechanisms of power on society of control. The design of this article declares the experimental political and esthetical character in its formal aspects as much as in its conceptual line. This procedure affirms an ethic of the affection inseparable from the experienced intensity within the encounters and a style carrier that says about the selectivity criteria implicated within. It is inside of this movement that the connections between education, environment and subjectivity will be driven through.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-11-30T11:18:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/328
url http://hdl.handle.net/10400.15/328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GODOY, Ana - Educação, meio-ambiente e subjetividade na sociedade de controle: por uma ética dos afectos. Revista Interacções. Nº11 (2009), p.8-28
1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137020910501888