As crenças sobre as emoções e a regulação emocional nos adolescentes: Estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Inês Margarida da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/14024
Resumo: A regulação emocional é uma variável à qual se tem dado, nos últimos anos, maior aprofundamento científico. Tendo em consideração o impacto nos esforços e no desempenho das pessoas em todos os estágios do processo de regulação emocional, torna-se pertinente a análise das crenças sobre a controlabilidade e utilidade das emoções. O presente estudo explora o impacto das crenças sobre as emoções na regulação emocional, nomeadamente nas dificuldades de regulação emocional. A amostra foi constituída por 125 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos (M = 13.35, DP = 0.99). A recolha dos dados foi realizada através do contacto com escolas públicas (agrupamentos de escolas) e de entidades privadas (centros de explicações), tendo sido utilizado um Questionário Sociodemográfico, a Escala de Dificuldades de Regulação Emocional e o Questionário de Crenças sobre as Emoções. Em termos gerais, os resultados desta investigação sugerem o efeito das crenças sobre as emoções na regulação emocional, especificamente nas dificuldades de regulação emocional. De facto, a controlabilidade (positiva e negativa) e a utilidade (positiva e negativa) das crenças sobre as emoções demonstraram ter um papel relevante na forma como os adolescentes regulam as suas emoções. Por último, são apresentadas as principais limitações e possíveis contributos desta investigação.
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