REESTRUTURAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS DE SI/TI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, João Luís Ferreira de Amorim Sarmento
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15204
Resumo: Este documento descreve o trabalho realizado no âmbito da disciplina de Projecto em Engenharia Informática do Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O projecto teve como objectivo o melhoramento dos serviços SI/TI do Instituto Espanhol de Línguas (IEL), mantendo como base de trabalho os conceitos e plataformas já existentes. Pretendeu-se, para além de optimizar o desempenho dos respectivos serviços já existentes, expandi-los, e assim preencher lacunas detectadas no decorrer do normal funcionamento do IEL. Uma das considerações que se teve de ter sempre em conta foi o facto de a grande maioria dos colaboradores dominarem apenas o Espanhol (idioma). O projecto incidiu sobre as seguintes áreas: ² Gestão: Gestão de vários projectos; Metodologias para aquisição e gestão de produtos e serviços; Coordenação com o trabalho de vários colaboradores; Gestão de Tempo, alcance de objectivos e autonomia; Criação e prossecução de pequenos projectos. ² Exploração: Manutenção de toda a infraestrutura de SI/TI do IEL; Coordenação dos serviços de assistência técnica; Optimização dos recursos existentes; Pedidos de Entrada em Exploração. ² ServiceDesk: Apoio ao utilizador (prevenção presencial ou telefónica das 8h- 22h de 2a-6a); Criação de um repositório de informação (knowledge base), incutindo o conceito de self-service. ² Formação: Análise de necessidades formativas; Ministração de diversas formações. ² Website: Gestão do site e da presença na internet. ² Infra-estruturas: Preparação do datacenter; reestruturação dos serviços de rede; criação da infra-estrutura de servidores e de virtualização, e disponibi- lização dos respectivos serviços e aplicações. ² Desenvolvimento: Análise de requisitos para vários módulos da aplicação de gestão académica; Testes do software desenvolvido; Módulo de reporting da aplicação de gestão académica; Apoio na correcção de bugs; Integração dos vários módulos desenvolvidos; Upgrade da aplicação de gestão académica para PHP5/MySQL5.
id RCAP_4b183b039005a344cae3c23705c7044f
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15204
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling REESTRUTURAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS DE SI/TIInfra-estruturasMáquinas VirtuaisService DeskITILGestãoEste documento descreve o trabalho realizado no âmbito da disciplina de Projecto em Engenharia Informática do Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O projecto teve como objectivo o melhoramento dos serviços SI/TI do Instituto Espanhol de Línguas (IEL), mantendo como base de trabalho os conceitos e plataformas já existentes. Pretendeu-se, para além de optimizar o desempenho dos respectivos serviços já existentes, expandi-los, e assim preencher lacunas detectadas no decorrer do normal funcionamento do IEL. Uma das considerações que se teve de ter sempre em conta foi o facto de a grande maioria dos colaboradores dominarem apenas o Espanhol (idioma). O projecto incidiu sobre as seguintes áreas: ² Gestão: Gestão de vários projectos; Metodologias para aquisição e gestão de produtos e serviços; Coordenação com o trabalho de vários colaboradores; Gestão de Tempo, alcance de objectivos e autonomia; Criação e prossecução de pequenos projectos. ² Exploração: Manutenção de toda a infraestrutura de SI/TI do IEL; Coordenação dos serviços de assistência técnica; Optimização dos recursos existentes; Pedidos de Entrada em Exploração. ² ServiceDesk: Apoio ao utilizador (prevenção presencial ou telefónica das 8h- 22h de 2a-6a); Criação de um repositório de informação (knowledge base), incutindo o conceito de self-service. ² Formação: Análise de necessidades formativas; Ministração de diversas formações. ² Website: Gestão do site e da presença na internet. ² Infra-estruturas: Preparação do datacenter; reestruturação dos serviços de rede; criação da infra-estrutura de servidores e de virtualização, e disponibi- lização dos respectivos serviços e aplicações. ² Desenvolvimento: Análise de requisitos para vários módulos da aplicação de gestão académica; Testes do software desenvolvido; Módulo de reporting da aplicação de gestão académica; Apoio na correcção de bugs; Integração dos vários módulos desenvolvidos; Upgrade da aplicação de gestão académica para PHP5/MySQL5.Martins, JoãoLourenço, CarlosRepositório da Universidade de LisboaCoelho, João Luís Ferreira de Amorim Sarmento2009-10-27T12:19:04Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:01:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:36:45.293964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv REESTRUTURAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS DE SI/TI
title REESTRUTURAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS DE SI/TI
spellingShingle REESTRUTURAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS DE SI/TI
Coelho, João Luís Ferreira de Amorim Sarmento
Infra-estruturas
Máquinas Virtuais
Service Desk
ITIL
Gestão
title_short REESTRUTURAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS DE SI/TI
title_full REESTRUTURAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS DE SI/TI
title_fullStr REESTRUTURAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS DE SI/TI
title_full_unstemmed REESTRUTURAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS DE SI/TI
title_sort REESTRUTURAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURAS DE SI/TI
author Coelho, João Luís Ferreira de Amorim Sarmento
author_facet Coelho, João Luís Ferreira de Amorim Sarmento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, João
Lourenço, Carlos
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, João Luís Ferreira de Amorim Sarmento
dc.subject.por.fl_str_mv Infra-estruturas
Máquinas Virtuais
Service Desk
ITIL
Gestão
topic Infra-estruturas
Máquinas Virtuais
Service Desk
ITIL
Gestão
description Este documento descreve o trabalho realizado no âmbito da disciplina de Projecto em Engenharia Informática do Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O projecto teve como objectivo o melhoramento dos serviços SI/TI do Instituto Espanhol de Línguas (IEL), mantendo como base de trabalho os conceitos e plataformas já existentes. Pretendeu-se, para além de optimizar o desempenho dos respectivos serviços já existentes, expandi-los, e assim preencher lacunas detectadas no decorrer do normal funcionamento do IEL. Uma das considerações que se teve de ter sempre em conta foi o facto de a grande maioria dos colaboradores dominarem apenas o Espanhol (idioma). O projecto incidiu sobre as seguintes áreas: ² Gestão: Gestão de vários projectos; Metodologias para aquisição e gestão de produtos e serviços; Coordenação com o trabalho de vários colaboradores; Gestão de Tempo, alcance de objectivos e autonomia; Criação e prossecução de pequenos projectos. ² Exploração: Manutenção de toda a infraestrutura de SI/TI do IEL; Coordenação dos serviços de assistência técnica; Optimização dos recursos existentes; Pedidos de Entrada em Exploração. ² ServiceDesk: Apoio ao utilizador (prevenção presencial ou telefónica das 8h- 22h de 2a-6a); Criação de um repositório de informação (knowledge base), incutindo o conceito de self-service. ² Formação: Análise de necessidades formativas; Ministração de diversas formações. ² Website: Gestão do site e da presença na internet. ² Infra-estruturas: Preparação do datacenter; reestruturação dos serviços de rede; criação da infra-estrutura de servidores e de virtualização, e disponibi- lização dos respectivos serviços e aplicações. ² Desenvolvimento: Análise de requisitos para vários módulos da aplicação de gestão académica; Testes do software desenvolvido; Módulo de reporting da aplicação de gestão académica; Apoio na correcção de bugs; Integração dos vários módulos desenvolvidos; Upgrade da aplicação de gestão académica para PHP5/MySQL5.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2009-10-27T12:19:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15204
url http://hdl.handle.net/10451/15204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134264134991872