Reestruturação de infra-estruturas de SI/TI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, João Luís Ferreira de Amorim Sarmento
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5110
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado em Engenharia Informática, apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
id RCAP_92654e807b21c39ccb34165d27d8fbb2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reestruturação de infra-estruturas de SI/TIGestãoService DeskInfra-estruturasMaquinas virtuaisITILTrabalhos de projecto de mestrado - 2008Trabalho de projecto de mestrado em Engenharia Informática, apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008Este documento descreve o trabalho realizado no âmbito da disciplina de Projecto em Engenharia Informática do Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O projecto teve como objectivo o melhoramento dos servi»cos SI/TI do Instituto Espanhol de Línguas (IEL), mantendo como base de trabalho os conceitos e plataformas já existentes. Pretendeu-se, para além de optimizar o desempenho dos respectivos serviços já existentes, expandi-los, e assim preencher lacunas detectadas no decorrer do normal funcionamento do IEL. Uma das considerações que se teve de ter sempre em conta foi o facto de a grande maioria dos colaboradores dominarem apenas o Espanhol (idioma). O projecto incidiu sobre as seguintes áreas: -Gestão: Gestão de vários projectos; Metodologias para aquisição e gestão de produtos e serviços; Coordenação com o trabalho de vários colaboradores; Gestão de Tempo, alcance de objectivos e autonomia; Criação e prossecução de pequenos projectos. Exploração: Manutenção de toda a infra-estrutura de SI/TI do IEL; Coor- denação dos serviços de assistência técnica; Optimização dos recursos exis- tentes; Pedidos de Entrada em Exploração. ServiceDesk: Apoio ao utilizador (prevenção presencial ou telefónica das 8h- 22h de 2a-6a); Criação de um repositório de informação (knowledge base), in- cutindo o conceito de self-service. Formação: Análise de necessidades formativas; Ministração de diversas formações. Website: Gestão do site e da presença na internet. Infra-estruturas: Preparação do datacenter; reestruturação dos serviços de rede; criação da infra-estrutura de servidores e de virtualização, e disponibilização dos respectivos serviços e aplicações. Desenvolvimento: Análise de requisitos para vários módulos da aplicação de gestão académica; Testes do software desenvolvido; Módulo de reporting da aplicação de gestão académica; Apoio na correcção de bugs; Integração dos vários módulos desenvolvidos; Upgrade da aplicação de gestão académica para PHP5/MySQL5.This document describes the work developed on the subject of Project in Com- puter Science Engineering of the Master in Computer Science Engineering of the "Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa". The project had the goal of improving de IS/IT service of the Instituto Espanhol de Línguas (IEL), maintaining the existing concepts and plataforms as a work base. It was intented, that besides optimizing the existing services' performance, to expand them, and in that way fulfilling the detected gaps throughout IEL's normal working routine. One of the considerations necessary to keep present is the fact that most of the collaborators only master Spanish (as a language). This project focused on the following areas: Management: Management of several projects; Products and services aquisi tion methodologies; Coordination of the work with several collaborators; Time management, Goal Achievement and autonomy; Creation and completion of several small projects. Operation: Maintenance of the whole IEL's IS/IT infrastructure; Technical assistance services coordination; Optimization of the available resources; Entry into Operation Requests. Service Desk: User support (on-site or phone prevention from 8h-22h, Monday to Friday); Creation of an information repository (knowledge base), spreading the concept of self-service. Training: Assessment of training needs; Ministration of several courses. Website: Management of the website and internet presence. Infrastructures: Datacenter preparation; restructuration of networking ser- vices; development of the server and virtualization infrastructure providing the respective services and applications. Development: Requirements analysis for several modules of the academical management application; Software testing; Reporting module for the academical management application; Support in bug correction; Integration of the several developed modules; Upgrade of the academical management application to PHP5/MySQL5.Lourenço, Carlos Eduardo Ramos dos SantosMartins, JoãoRepositório da Universidade de LisboaCoelho, João Luís Ferreira de Amorim Sarmento2012-02-01T14:41:39Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:36.414732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reestruturação de infra-estruturas de SI/TI
title Reestruturação de infra-estruturas de SI/TI
spellingShingle Reestruturação de infra-estruturas de SI/TI
Coelho, João Luís Ferreira de Amorim Sarmento
Gestão
Service Desk
Infra-estruturas
Maquinas virtuais
ITIL
Trabalhos de projecto de mestrado - 2008
title_short Reestruturação de infra-estruturas de SI/TI
title_full Reestruturação de infra-estruturas de SI/TI
title_fullStr Reestruturação de infra-estruturas de SI/TI
title_full_unstemmed Reestruturação de infra-estruturas de SI/TI
title_sort Reestruturação de infra-estruturas de SI/TI
author Coelho, João Luís Ferreira de Amorim Sarmento
author_facet Coelho, João Luís Ferreira de Amorim Sarmento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lourenço, Carlos Eduardo Ramos dos Santos
Martins, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, João Luís Ferreira de Amorim Sarmento
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Service Desk
Infra-estruturas
Maquinas virtuais
ITIL
Trabalhos de projecto de mestrado - 2008
topic Gestão
Service Desk
Infra-estruturas
Maquinas virtuais
ITIL
Trabalhos de projecto de mestrado - 2008
description Trabalho de projecto de mestrado em Engenharia Informática, apresentado à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2012-02-01T14:41:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5110
url http://hdl.handle.net/10451/5110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134193793368064