PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jadenilse Silva de Lemos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Angela Maria Moreira Canuto Mendonça, Rosana Brandão Vilela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e818
Resumo: A pesquisa em design educacional vem ganhando força nos últimos anos, particularmente no campo dos estudos educacionais. Este estudo teve por objetivo conhecer a potencialidade da pesquisa em design educacional para o desenvolvimento de grupo gestor de uma faculdade de medicina,no trato sobre o tema avaliação do desempenho docente pelo discente. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, conduzido a partir do modelo de abordagem para a pesquisa em design educacional. Descreve-se aqui a análise de conteúdo, na modalidade temática, realizada no primeiro mesociclo dessa pesquisa, constituído por três fases. São elas: análise e exploração do tema; desenho e construção do produto; avaliação e reflexão. O estudo foi realizado com 18 participantes do grupo gestor, onde, por meio de observação, anotações e diagnósticos, possibilitou identificar categorias associadas às características de um processo pedagógico que busca mudança na avaliação do desempenho docente pelo discente. Os resultados revelaram as categorias: trabalho colaborativo; comunicação entre os participantes; preparo para a temática; construção de soluções e produção teórica. Foi possível concluir que a abordagem foi indicada corretamente e o uso da pesquisa em design educacional ajudou a evidenciar ações, reações e desafios, contribuindo para o desenho de propostas de curto, médio e longo prazo a fim de transformar e melhorar a avaliação docente pelo discente nessa instituição. O presente estudo é oferecido como uma contribuição para mostrar que a pesquisa em design educacional tem um grande potencial para aprofundar e buscar soluções para questões complexas e desconfortáveis do ensino superior.
id RCAP_4b206c4d811e7a23e3d1e807335d7b87
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTESTEP BY STEP: USING EDUCATIONAL DESIGN RESEARCH TO IMPLEMENT STUDENT TEACHER ASSEMENTEducational design researchAction-researchHigher educationTeacher evaluationStudentsPesquisa em design educacionalInvestigação-açãoEducação superiorAvaliação docenteDiscentesA pesquisa em design educacional vem ganhando força nos últimos anos, particularmente no campo dos estudos educacionais. Este estudo teve por objetivo conhecer a potencialidade da pesquisa em design educacional para o desenvolvimento de grupo gestor de uma faculdade de medicina,no trato sobre o tema avaliação do desempenho docente pelo discente. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, conduzido a partir do modelo de abordagem para a pesquisa em design educacional. Descreve-se aqui a análise de conteúdo, na modalidade temática, realizada no primeiro mesociclo dessa pesquisa, constituído por três fases. São elas: análise e exploração do tema; desenho e construção do produto; avaliação e reflexão. O estudo foi realizado com 18 participantes do grupo gestor, onde, por meio de observação, anotações e diagnósticos, possibilitou identificar categorias associadas às características de um processo pedagógico que busca mudança na avaliação do desempenho docente pelo discente. Os resultados revelaram as categorias: trabalho colaborativo; comunicação entre os participantes; preparo para a temática; construção de soluções e produção teórica. Foi possível concluir que a abordagem foi indicada corretamente e o uso da pesquisa em design educacional ajudou a evidenciar ações, reações e desafios, contribuindo para o desenho de propostas de curto, médio e longo prazo a fim de transformar e melhorar a avaliação docente pelo discente nessa instituição. O presente estudo é oferecido como uma contribuição para mostrar que a pesquisa em design educacional tem um grande potencial para aprofundar e buscar soluções para questões complexas e desconfortáveis do ensino superior.Educational design research has been gaining momentum in recent years, particularly in the field of educational studies. The objective of this study was to discover the potential of research in educational design for the development of a management group at a medical school, on the subject of evaluation of teaching performance by students. This is a descriptive study, with a qualitative approach, conducted from the approach model for research in educational design. The content analysis is described here, in the thematic modality, carried out in the first mesocycle of this research, consisting of three phases: Are they: analysis and exploration of the theme; design and construction of the product; evaluation and reflection. The study was carried out with 18 participants, which, through observation, notes and diagnoses, made it possible to identify categories associated with the characteristics of a pedagogical process that seeks change in the evaluation of teaching performance by students. The results revealed the categories: collaborative work; communication between participants; preparation for the theme; construction of solutions and theoretical production. It was possible to conclude that the approach was correctly indicated and the use of research in educational design helped to highlight actions, reactions and challenges, contributing to the design of short, medium and long term proposals in order to transform and improve the teacher evaluation by the student at that institution. The present study is offered as a contribution to show that educational design research has great potential to deepen and seek solutions to complex and uncomfortable issues in higher education.Ludomedia2023-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e818https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e818New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e818New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e818New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e8182184-777010.36367/ntqr.17.2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/818https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/818/846Jadenilse Silva de LemosAngela Maria Moreira Canuto MendonçaRosana Brandão Vilelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T07:02:03Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:59.163618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE
STEP BY STEP: USING EDUCATIONAL DESIGN RESEARCH TO IMPLEMENT STUDENT TEACHER ASSEMENT
title PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE
spellingShingle PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE
Jadenilse Silva de Lemos
Educational design research
Action-research
Higher education
Teacher evaluation
Students
Pesquisa em design educacional
Investigação-ação
Educação superior
Avaliação docente
Discentes
title_short PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE
title_full PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE
title_fullStr PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE
title_full_unstemmed PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE
title_sort PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE
author Jadenilse Silva de Lemos
author_facet Jadenilse Silva de Lemos
Angela Maria Moreira Canuto Mendonça
Rosana Brandão Vilela
author_role author
author2 Angela Maria Moreira Canuto Mendonça
Rosana Brandão Vilela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jadenilse Silva de Lemos
Angela Maria Moreira Canuto Mendonça
Rosana Brandão Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Educational design research
Action-research
Higher education
Teacher evaluation
Students
Pesquisa em design educacional
Investigação-ação
Educação superior
Avaliação docente
Discentes
topic Educational design research
Action-research
Higher education
Teacher evaluation
Students
Pesquisa em design educacional
Investigação-ação
Educação superior
Avaliação docente
Discentes
description A pesquisa em design educacional vem ganhando força nos últimos anos, particularmente no campo dos estudos educacionais. Este estudo teve por objetivo conhecer a potencialidade da pesquisa em design educacional para o desenvolvimento de grupo gestor de uma faculdade de medicina,no trato sobre o tema avaliação do desempenho docente pelo discente. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, conduzido a partir do modelo de abordagem para a pesquisa em design educacional. Descreve-se aqui a análise de conteúdo, na modalidade temática, realizada no primeiro mesociclo dessa pesquisa, constituído por três fases. São elas: análise e exploração do tema; desenho e construção do produto; avaliação e reflexão. O estudo foi realizado com 18 participantes do grupo gestor, onde, por meio de observação, anotações e diagnósticos, possibilitou identificar categorias associadas às características de um processo pedagógico que busca mudança na avaliação do desempenho docente pelo discente. Os resultados revelaram as categorias: trabalho colaborativo; comunicação entre os participantes; preparo para a temática; construção de soluções e produção teórica. Foi possível concluir que a abordagem foi indicada corretamente e o uso da pesquisa em design educacional ajudou a evidenciar ações, reações e desafios, contribuindo para o desenho de propostas de curto, médio e longo prazo a fim de transformar e melhorar a avaliação docente pelo discente nessa instituição. O presente estudo é oferecido como uma contribuição para mostrar que a pesquisa em design educacional tem um grande potencial para aprofundar e buscar soluções para questões complexas e desconfortáveis do ensino superior.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e818
https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e818
url https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/818
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/818/846
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e818
New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e818
New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e818
2184-7770
10.36367/ntqr.17.2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133605254922240