PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e818 |
Resumo: | A pesquisa em design educacional vem ganhando força nos últimos anos, particularmente no campo dos estudos educacionais. Este estudo teve por objetivo conhecer a potencialidade da pesquisa em design educacional para o desenvolvimento de grupo gestor de uma faculdade de medicina,no trato sobre o tema avaliação do desempenho docente pelo discente. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, conduzido a partir do modelo de abordagem para a pesquisa em design educacional. Descreve-se aqui a análise de conteúdo, na modalidade temática, realizada no primeiro mesociclo dessa pesquisa, constituído por três fases. São elas: análise e exploração do tema; desenho e construção do produto; avaliação e reflexão. O estudo foi realizado com 18 participantes do grupo gestor, onde, por meio de observação, anotações e diagnósticos, possibilitou identificar categorias associadas às características de um processo pedagógico que busca mudança na avaliação do desempenho docente pelo discente. Os resultados revelaram as categorias: trabalho colaborativo; comunicação entre os participantes; preparo para a temática; construção de soluções e produção teórica. Foi possível concluir que a abordagem foi indicada corretamente e o uso da pesquisa em design educacional ajudou a evidenciar ações, reações e desafios, contribuindo para o desenho de propostas de curto, médio e longo prazo a fim de transformar e melhorar a avaliação docente pelo discente nessa instituição. O presente estudo é oferecido como uma contribuição para mostrar que a pesquisa em design educacional tem um grande potencial para aprofundar e buscar soluções para questões complexas e desconfortáveis do ensino superior. |
id |
RCAP_4b206c4d811e7a23e3d1e807335d7b87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/818 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTESTEP BY STEP: USING EDUCATIONAL DESIGN RESEARCH TO IMPLEMENT STUDENT TEACHER ASSEMENTEducational design researchAction-researchHigher educationTeacher evaluationStudentsPesquisa em design educacionalInvestigação-açãoEducação superiorAvaliação docenteDiscentesA pesquisa em design educacional vem ganhando força nos últimos anos, particularmente no campo dos estudos educacionais. Este estudo teve por objetivo conhecer a potencialidade da pesquisa em design educacional para o desenvolvimento de grupo gestor de uma faculdade de medicina,no trato sobre o tema avaliação do desempenho docente pelo discente. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, conduzido a partir do modelo de abordagem para a pesquisa em design educacional. Descreve-se aqui a análise de conteúdo, na modalidade temática, realizada no primeiro mesociclo dessa pesquisa, constituído por três fases. São elas: análise e exploração do tema; desenho e construção do produto; avaliação e reflexão. O estudo foi realizado com 18 participantes do grupo gestor, onde, por meio de observação, anotações e diagnósticos, possibilitou identificar categorias associadas às características de um processo pedagógico que busca mudança na avaliação do desempenho docente pelo discente. Os resultados revelaram as categorias: trabalho colaborativo; comunicação entre os participantes; preparo para a temática; construção de soluções e produção teórica. Foi possível concluir que a abordagem foi indicada corretamente e o uso da pesquisa em design educacional ajudou a evidenciar ações, reações e desafios, contribuindo para o desenho de propostas de curto, médio e longo prazo a fim de transformar e melhorar a avaliação docente pelo discente nessa instituição. O presente estudo é oferecido como uma contribuição para mostrar que a pesquisa em design educacional tem um grande potencial para aprofundar e buscar soluções para questões complexas e desconfortáveis do ensino superior.Educational design research has been gaining momentum in recent years, particularly in the field of educational studies. The objective of this study was to discover the potential of research in educational design for the development of a management group at a medical school, on the subject of evaluation of teaching performance by students. This is a descriptive study, with a qualitative approach, conducted from the approach model for research in educational design. The content analysis is described here, in the thematic modality, carried out in the first mesocycle of this research, consisting of three phases: Are they: analysis and exploration of the theme; design and construction of the product; evaluation and reflection. The study was carried out with 18 participants, which, through observation, notes and diagnoses, made it possible to identify categories associated with the characteristics of a pedagogical process that seeks change in the evaluation of teaching performance by students. The results revealed the categories: collaborative work; communication between participants; preparation for the theme; construction of solutions and theoretical production. It was possible to conclude that the approach was correctly indicated and the use of research in educational design helped to highlight actions, reactions and challenges, contributing to the design of short, medium and long term proposals in order to transform and improve the teacher evaluation by the student at that institution. The present study is offered as a contribution to show that educational design research has great potential to deepen and seek solutions to complex and uncomfortable issues in higher education.Ludomedia2023-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e818https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e818New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e818New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e818New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e8182184-777010.36367/ntqr.17.2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/818https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/818/846Jadenilse Silva de LemosAngela Maria Moreira Canuto MendonçaRosana Brandão Vilelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T07:02:03Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:59.163618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE STEP BY STEP: USING EDUCATIONAL DESIGN RESEARCH TO IMPLEMENT STUDENT TEACHER ASSEMENT |
title |
PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE |
spellingShingle |
PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE Jadenilse Silva de Lemos Educational design research Action-research Higher education Teacher evaluation Students Pesquisa em design educacional Investigação-ação Educação superior Avaliação docente Discentes |
title_short |
PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE |
title_full |
PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE |
title_fullStr |
PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE |
title_full_unstemmed |
PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE |
title_sort |
PASSO A PASSO: A PESQUISA EM DESIGN EDUCACIONAL PARA IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE |
author |
Jadenilse Silva de Lemos |
author_facet |
Jadenilse Silva de Lemos Angela Maria Moreira Canuto Mendonça Rosana Brandão Vilela |
author_role |
author |
author2 |
Angela Maria Moreira Canuto Mendonça Rosana Brandão Vilela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jadenilse Silva de Lemos Angela Maria Moreira Canuto Mendonça Rosana Brandão Vilela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educational design research Action-research Higher education Teacher evaluation Students Pesquisa em design educacional Investigação-ação Educação superior Avaliação docente Discentes |
topic |
Educational design research Action-research Higher education Teacher evaluation Students Pesquisa em design educacional Investigação-ação Educação superior Avaliação docente Discentes |
description |
A pesquisa em design educacional vem ganhando força nos últimos anos, particularmente no campo dos estudos educacionais. Este estudo teve por objetivo conhecer a potencialidade da pesquisa em design educacional para o desenvolvimento de grupo gestor de uma faculdade de medicina,no trato sobre o tema avaliação do desempenho docente pelo discente. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, conduzido a partir do modelo de abordagem para a pesquisa em design educacional. Descreve-se aqui a análise de conteúdo, na modalidade temática, realizada no primeiro mesociclo dessa pesquisa, constituído por três fases. São elas: análise e exploração do tema; desenho e construção do produto; avaliação e reflexão. O estudo foi realizado com 18 participantes do grupo gestor, onde, por meio de observação, anotações e diagnósticos, possibilitou identificar categorias associadas às características de um processo pedagógico que busca mudança na avaliação do desempenho docente pelo discente. Os resultados revelaram as categorias: trabalho colaborativo; comunicação entre os participantes; preparo para a temática; construção de soluções e produção teórica. Foi possível concluir que a abordagem foi indicada corretamente e o uso da pesquisa em design educacional ajudou a evidenciar ações, reações e desafios, contribuindo para o desenho de propostas de curto, médio e longo prazo a fim de transformar e melhorar a avaliação docente pelo discente nessa instituição. O presente estudo é oferecido como uma contribuição para mostrar que a pesquisa em design educacional tem um grande potencial para aprofundar e buscar soluções para questões complexas e desconfortáveis do ensino superior. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e818 https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e818 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/818 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/818/846 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Qualitative Research in Education; e818 New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigación Cualitativa en Educación; e818 New Trends in Qualitative Research; Vol. 17 (2023): Investigação Qualitativa em Educação; e818 2184-7770 10.36367/ntqr.17.2023 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133605254922240 |