Experiências de estudantes de medicina e enfermagem com o método da problematização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghezzi, Joyce Fernanda Soares Albino
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lopes, Alessandra Minervina dos Santos, Higa, Elza de Fátima Ribeiro, Lemes, Monike Alves, Lazarini, Carlos Alberto, Marin, Maria José Sanches
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.29352/mill0210e.26086
Resumo: Introdução: Buscando atender aos pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais são propostas metodologias ativas de aprendizagem, uma vez que colocam os estudantes como figura central do processo de aprendizagem enquantoo professor assume o papel de mediador e incentivador. Objetivo: Descrever as experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem inseridos na prática profissional sob a lógica da problematização. Métodos: Pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes de Medicina e Enfermagem de uma IES, no ano de 2018. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática e discutidos à luz da problematização. Resultados: Os dados foram categorizados em três temas: a problematização no cenário de prática profissional; a influência do facilitador na aplicabilidade da problematização; fragilidades da problematização no cenário de práticas profissionais. Conclusão: De acordo com os estudantes, a articulação entre teoria e prática é favorecida pelo cenário prático. No entanto, o facilitador e o vínculo com a unidade de saúde influenciam, de maneira considerável, o desempenho do estudante.
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spelling Experiências de estudantes de medicina e enfermagem com o método da problematizaçãoExperiencias de estudiantes de medicina y enfermería con el método de problematizaciónExperiências de estudantes de medicina e enfermagem com o método da problematizaçãoEducation and Social Development SciencesIntrodução: Buscando atender aos pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais são propostas metodologias ativas de aprendizagem, uma vez que colocam os estudantes como figura central do processo de aprendizagem enquantoo professor assume o papel de mediador e incentivador. Objetivo: Descrever as experiências de estudantes de Medicina e Enfermagem inseridos na prática profissional sob a lógica da problematização. Métodos: Pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com estudantes de Medicina e Enfermagem de uma IES, no ano de 2018. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática e discutidos à luz da problematização. Resultados: Os dados foram categorizados em três temas: a problematização no cenário de prática profissional; a influência do facilitador na aplicabilidade da problematização; fragilidades da problematização no cenário de práticas profissionais. Conclusão: De acordo com os estudantes, a articulação entre teoria e prática é favorecida pelo cenário prático. No entanto, o facilitador e o vínculo com a unidade de saúde influenciam, de maneira considerável, o desempenho do estudante.Introduction: Seeking to meet the assumptions of the National Curriculum Guidelines, active learning methodologies are proposed, since they place students as a central figure in the learning process while the teacher assumes the role of mediator and encourager. Objective: To describe the experiences of Medicine and Nursing students inserted in professional practice under the logic of problematization. Methods: Qualitative research carried out through semi-structured interviews with students of Medicine and Nursing of an HEI, in the year 2018. Data were analyzed using the technique of content analysis in the thematic modality and discussed in the light of the problematization. Results: Data were categorized into three themes: problematization in the professional practice scenario; the influence of the facilitator on the applicability of the problematization; fragilities of problematization in the scenario of professional practices. Conclusion: According to the students, the articulation between theory and practice is favored by the practical scenario. However, the facilitator and the link with the health unit significantly influence student performance.seeking to meet the assumptions of the National Curriculum Guidelines, active learning methodologies are proposed for such, as they place students as a central figure in the learning process and the teacher assumes the role of mediator and encourager.Introducción: Buscando cumplir con los presupuestos de los Lineamientos Curriculares Nacionales, se proponen metodologías activas de aprendizaje, ya que colocan al estudiante como figura central en el proceso de aprendizaje mientras el docente asume el rol de mediador y dinamizador. Objetivo: Describir las experiencias de estudiantes de Medicina y Enfermería insertos en la práctica profesional bajo la lógica de la problematización. Métodos: Investigación cualitativa realizada a través de entrevistas semiestructuradas con estudiantes de Medicina y Enfermería de una IES, en el año 2018. Los datos fueron analizados mediante la técnica de análisis de contenido en la modalidad temática y discutidos a la luz de la problematización. Resultados: Los datos fueron categorizados en tres temas: problematización en el escenario de la práctica profesional; la influencia del facilitador en la aplicabilidad de la problematización; fragilidades de la problematización en el escenario de las prácticas profesionales. Conclusión: Según los estudiantes, la articulación entre teoría y práctica se ve favorecida por el escenario práctico. Sin embargo, el facilitador y el vínculo con la unidad de salud influyen significativamente en el desempeño de los estudiantes.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2022-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0210e.26086por1647-662X0873-3015Ghezzi, Joyce Fernanda Soares AlbinoLopes, Alessandra Minervina dos SantosHiga, Elza de Fátima RibeiroLemes, Monike AlvesLazarini, Carlos AlbertoMarin, Maria José Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:02:11Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:37.143661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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