Criação de identidade de marca : o caso da marca Bentley

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Ana Rita da Silva Morgado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14740
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_cdf987d392cc54ced4c8c3acc4918bd9
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14740
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação de identidade de marca : o caso da marca BentleyIdentidade da MarcaLuxoValor de MarcaBrand IdentityLuxuryBrand ValueMestrado em MarketingA identidade da marca (brand identity) é um conceito bastante utilizado na área de gestão das marcas, tendo em conta o ponto de vista organizacional, uma vez que a empresa é a responsável pela criação de um produto diferenciado, com caractrísticas únicas no mercado. Apesar de existirem várias publicações sobre como se deve criar e gerir uma marca, ainda se procura um modelo de aplicação consensual para várias empresas. Para além disso, o conceito do ?luxo? sofre da mesma complexidade de definição, sendo que vários autores tentaram definir este conceito de forma clara e consisa. Como tal, o presente trabalho aborda a evolução do conceito do ?luxo? e da identidade da marca, tendo em conta um conjunto de modelos sugeridos por vários autores (Kapferer & Bastien, 2009; Fionda & Moore, 2009; Ghodeswar, 2008) sobre os quais as empresas de luxo podem atuar, servindo de comparação com o estudo de caso da marca Bentley. A Bentley, revela a existência de uma crescente importância na criação e gestão de uma identidade de marca de luxo forte e coesa, tanto do ponto de vista organizacional, como do ponto de vista dos consumidores. A explicação para o seu sucesso, não se baseia apenas na afluência constante de clientes com elevado poder de compra, mas principalmente no trabalho contínuo desenvolvido pela marca quer a nível de oferta de uma gama de automóveis inovadores e de alta performance, quer ao atendimento personalizado a cada cliente, o tratamento pós-venda e as experiências inesquecíveis.Brand identity is a widely used concept in the field of brand management, taking into account the organizational point of view, since the company is responsible for creating a differentiated product with unique characteristics in the market. Although there are several publications on how to create and manage a brand, a consensual model of application for several companies is still being sought. In addition, the concept of "luxury" suffers from the same complexity of definition, and several authors such as Chevalier & Mazzalovo (2012), Kapferer & Bastien (2009) and Nueno & Quelch (1998) tried to define this concept in a clearly and concise. As such, the present work addresses the evolution of the concept of "luxury" and brand identity, taking into account a set of models suggested by several authors (Kapferer & Bastien, 2009; Fionda & Moore, 2009; Ghodeswar, 2008) on which luxury companies can act, and comparing them with the Bentley Motors brand case study. Bentley reveals a growing importance in building and managing a strong and cohesive luxury brand identity, both organizationally and from the consumer point of view, and the explanation for its success is not just based in the constant influx of customers with high purchasing power, but mainly in the continuous work developed by the brand, both at the level of offering a range of innovative and high performance cars, as well as the personalized service to each customer, after-sales treatment and unforgettable experiences.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaFilipe, Ana Rita da Silva Morgado2018-01-19T09:40:35Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14740porFilipe, Ana Rita da Silva Morgado (2017). "Criação de identidade de marca : o caso da marca Bentley". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:46Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:32.833866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação de identidade de marca : o caso da marca Bentley
title Criação de identidade de marca : o caso da marca Bentley
spellingShingle Criação de identidade de marca : o caso da marca Bentley
Filipe, Ana Rita da Silva Morgado
Identidade da Marca
Luxo
Valor de Marca
Brand Identity
Luxury
Brand Value
title_short Criação de identidade de marca : o caso da marca Bentley
title_full Criação de identidade de marca : o caso da marca Bentley
title_fullStr Criação de identidade de marca : o caso da marca Bentley
title_full_unstemmed Criação de identidade de marca : o caso da marca Bentley
title_sort Criação de identidade de marca : o caso da marca Bentley
author Filipe, Ana Rita da Silva Morgado
author_facet Filipe, Ana Rita da Silva Morgado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Ana Rita da Silva Morgado
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade da Marca
Luxo
Valor de Marca
Brand Identity
Luxury
Brand Value
topic Identidade da Marca
Luxo
Valor de Marca
Brand Identity
Luxury
Brand Value
description Mestrado em Marketing
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
2018-01-19T09:40:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14740
url http://hdl.handle.net/10400.5/14740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Filipe, Ana Rita da Silva Morgado (2017). "Criação de identidade de marca : o caso da marca Bentley". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131092914012160