A pedagogia intercultural como estratégia de aprendizagem, no ensino de Economia A do 10º ano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57403 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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A pedagogia intercultural como estratégia de aprendizagem, no ensino de Economia A do 10º anoEducação interculturalDiferenciação pedagógicaAprendizagem cooperativaInclusãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO fenómeno da Globalização, sendo um dos modificadores socioeconómicos mais impactantes do século XX, gerou uma oportunidade enriquecedora para a abertura a novas culturas e a novos conhecimentos. Este fenómeno tem vindo a acelerar a vinda de novos alunos e alunas, provenientes de outras nacionalidades, no sistema de ensino português, o que estimulará o docente para a procura de novas estratégias de ensino com vista à inclusão dos mesmos na sala de aula. Com a finalidade de integrar as novas e diversas comunidades no processo de ensinoaprendizagem, torna-se fundamental desvendar e incrementar estratégias pedagogicamente comprovadas que permitam uma inclusão bem-sucedida e eficaz. Neste sentido, o presente relatório tem como objetivo geral identificar as potencialidades da Pedagogia Intercultural nas aprendizagens de Economia A, nos alunos de uma turma de 10.º ano. Para tal, foi delineada a seguinte questão subjacente à investigação: “Poderá a Pedagogia Intercultural ser uma estratégia eficiente e enriquecedora para uma aprendizagem cooperativa num contexto de uma turma com alunos de nacionalidades distintas?”. À luz do que foi mencionado anteriormente, pretendeu-se identificar recursos e metodologias alternativos para manter os alunos motivados e recetivos às temáticas lecionadas na sala de aula, experimentar atividades pedagógicas que proporcionem uma aprendizagem significativa para os alunos de nacionalidades distintas e, por fim, fomentar um ambiente de aprendizagem cooperativa que proporcione efetuar uma diferenciação pedagógica aos alunos de diferentes nacionalidades. Utilizou-se a metodologia qualitativa com diferentes tipos de instrumentos de recolha de dados, para identificarem, de facto, se todos os recursos pedagógicos (atividades interculturais, jogos didáticos interculturais e afins) fomentaram aprendizagens significativas de Economia A, no âmbito da prática de ensino supervisionada. A análise efetuada permitiu constatar que, apesar de alguns constrangimentos, as estratégias foram bem-sucedidas e permitiram averiguar a importância das mesmas na integração de alunos provenientes de nacionalidades e culturas distintas.The phenomenon of Globalization, being one of the most impactful socioeconomic modifiers of the twentieth century, generated an enriching opportunity for openness to new cultures and new knowledge. This phenomenon has been accelerating the arrival of new students from other nationalities in the Portuguese education system, which will stimulate teachers to seek new teaching strategies to include them in the classroom. In order to integrate the new and diverse communities in the teachinglearning process, it is essential to unveil and increase pedagogically proven strategies that allow a successful and effective inclusion. In this sense, this report has as a general objective to identify the potential of Intercultural Pedagogy in the learning of Economics A, in the students of a 10th grade class. To this end, the following question underlying the research was outlined: "Can Intercultural Pedagogy be an efficient and enriching strategy for cooperative learning in the context of a class with students of different nationalities?". Considering what was mentioned above, it was intended to identify alternative resources and methodologies to keep students motivated and receptive to the themes taught in the classroom, to experience pedagogical activities that provide meaningful learning for students of different nationalities and, finally, foster a cooperative learning environment that provides pedagogical differentiation for students of different nationalities. The qualitative methodology with different types of data collection instruments was used to identify, in fact, whether all pedagogical resources (intercultural activities, intercultural and related didactic games) fostered significant learning of Economy A, within the scope of supervised teaching practice. The analysis showed that, despite some constraints, the strategies were successful and allowed to verify their importance in the integration of students from different nationalities and cultures.Cabrito, Belmiro Gil, 1949-Mucharreira, Pedro RibeiroRepositório da Universidade de LisboaVasconcelos, Emanuel Alberto Contins Teixeira de2023-05-10T13:31:51Z2022-07-062022-06-132022-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:49.878707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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