Uma reflexão sobre o uso de um recurso educativo digital numa turma de Economia A do 10º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57382 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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Uma reflexão sobre o uso de um recurso educativo digital numa turma de Economia A do 10º ano de escolaridadeAprendizagem cooperativaTecnologias digitaisEstratégias de aprendizagemRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Foi desenvolvido ao longo do ano letivo de 2021/2022, com uma turma de 10.º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES). A disciplina onde decorreu a PES foi a de Economia A, que tem como objeto de estudo a sociedade, mais concretamente, a sua componente económica. A prática letiva foi desenvolvida durante 12 tempos letivos de 45 minutos e incidiu sobre o tema 4 – Preços e Mercados, em particular, na Oferta e Lei da Oferta, no Equilíbrio de Mercado e nas Estruturas de Mercado. Na prática letiva e numa perspetiva de investigação sobre a própria prática, considerámos pertinente analisar o contributo da aprendizagem cooperativa em articulação com os recursos educativos digitais (RED) na construção de um recurso de apoio ao estudo na disciplina de Economia A, pois atentámos serem áreas bastante interessantes, que devem integrar o quotidiano da sala de aula, uma vez que contribuem para o desenvolvimento de competências essenciais nos alunos e facilitam a aquisição de conhecimentos e aprendizagens. Sob o paradigma construtivista, a componente investigativa desenvolveu-se através de investigação sobre a própria prática, sendo de natureza interpretativa, com abordagem qualitativa. A recolha de dados foi feita com recurso a: observação participante, registo em diário de campo, entrevistas, questionários e análise documental. Da observação realizada, recolhemos indícios sobre vantagens de utilizar a aprendizagem cooperativa, reconhecida pelos alunos como benéfica para a compreensão e consolidação dos conhecimentos. O mesmo se verificou na utilização dos RED, que os estudantes identificaram como uma forma de aprendizagem dinâmica e interativa. Por fim, os resultados evidenciaram que a construção de um RED de apoio ao estudo de forma cooperativa ajudou os alunos na construção e organização do seu próprio conhecimento.This report was carried out within the scope of the Master in Economics and Accounting Teaching at the Institute of Education of the University of Lisbon. It was developed throughout the 2021/2022 school year, with a 10th grade class of the Scientific-Humanistic Course of Socioeconomic Sciences during the Supervised Teaching Practice (PES). The subject where the PES took place was Economics A, which has society as its object of study, more specifically its economic component. The teaching practice was developed during 12 teaching periods of 45 minutes and focused on topic 4 – Prices and Markets, in particular, on the Offer and Law of Offer, on Market Equilibrium and Market Structures. As for teaching practice and from a research perspective on the practice itself, we considered pertinent to analyze the contribution of cooperative learning together with digital educational resources (DER) in the construction of a resource to support study in the Economics A class, as we realized that these are very interesting areas, which should be integrated into the daily life of the classroom, as they contribute to the development of essential skills in students and facilitate the acquisition of knowledge and learning. The investigative component was developed under the constructivist paradigm, through the investigation of the practice itself, based on an interpretive nature, with a qualitative approach. Data collection was carried out using participant observation, field diary recording, interviews, questionnaires and document analysis. The observation carried out allowed us to collect evidence about the advantages of using cooperative learning, recognized by students as being beneficial for the understanding of the subjects and knowledge consolidation. The same was verified in the use of DER which students identified as a form of dynamic and interactive learning. Finally, the results showed that the construction of DER to support the study in a cooperative way helped students in the construction and organization of their own knowledge.Patrocínio, José Tomás, 1956-Repositório da Universidade de LisboaMachado, Chantal Madeira Ribeiro2023-05-08T14:29:58Z20222022-06-142022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57382Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:48.562317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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